Adoção de gatos: o que é preciso saber

Por Cobasi

Compartilhar:
Adoção de gatos

Não dá para negar que gatos são pets muito divertidos e fofos para se ter. Afinal, com sua aparência peluda e garras que adoram brincar, eles se tornam ótimos companheiros. Então, que tal transformar a sua casa em um novo lar para esse pet através da adoção de gatos?

Para te ajudar nessa tarefa, confira nosso artigo. Aqui nós vamos te explicar mais sobre esse assunto. Além disso, confira o que é necessário para cuidar bem do seu gato.

Adoção de gatos é um ato de responsabilidade

Primeiramente, é importante destacar que a adoção de qualquer animal, até mesmo de gatos, deve ser bem pensada. Lembre-se que os animais exigem cuidados e compromisso da parte do tutor para garantir o bem-estar deles.

Por isso, não utilize animais de estimação como presentes ou adote sem planejar antes. Dessa forma, é possível evitar casos de abandono e maus-tratos de animais.

Então, se o seu sonho é ter um gato e sabe que vai cuidar bem dele, saiba que tomou uma ótima decisão.

Gatos costumam ser animais independentes. Mas nem por isso deixam de demonstrar o carinho que sentem pelos tutores. 

Seja ronronando ou ficando próximo do seu cuidador, esse pet também pode trazer bons momentos de alegria.

Outro benefício sobre a adoção de gatos é que esse animal de estimação ajuda a diminuir o estresse do tutor. Afinal, não tem como não ficar feliz com um pet desse te oferecendo muito amor.

No entanto, não é somente o gato que deve oferecer carinho a você. Além do afeto, é função do tutor ter os cuidados necessários com o novo amigo.

Cuidando do seu novo gato

Assim que você adotar o seu pet felino, é preciso providenciar alguns cuidados para ele.

Filhote de gato

adoção de gatos

No caso de gatos filhotes, a atenção que se deve ter com eles é maior. Como são muito novos, os gatinhos não possuem um sistema imunológico forte. Por isso, o tutor precisa seguir algumas exigências.

Ofereça ao seu gato filhote uma caminha confortável e longe de locais úmidos e com correntes de ar.

Também ofereça brinquedos e outros objetos para que seu pet possa se divertir. Quando pequenos, os gatos costumam ser bem agitados. Então, aproveite os momentos de interação com seu novo amigo para criar fortes laços.

Além disso, não permita que seu pet saia de casa com facilidade. Para isso, utilize telas de proteção, bloqueando o acesso dele à rua. Assim, é possível evitar que seu pet contraia doenças.

A alimentação também é outro ponto importante. Depois da época de desmame, já é possível oferecer alimentos mais sólidos para gatos filhotes. Uma boa opção são as rações próprias para essa faixa de idade.

Por fim, não se esqueça de deixar a carteira de vacinação do seu gatinho em dia. Dessa forma, é possível evitar doenças e infecções no seu novo amigo.

Gatos adultos

Diferentemente dos filhotes, os gatos adultos precisam de outros cuidados após a adoção.

Como já estava acostumado a viver em outro local, talvez a mudança de ambiente deixe ele desconfiado.

Por isso, faça com que seu gato se sinta à vontade em sua casa. Ofereça a ele um espaço para descansar que seja confortável

Ofereça uma boa ração, acompanhada de um bebedouro com água.

Faça carinho no seu pet com calma, fazendo com que ele crie confiança em você. No entanto, nunca force a interação. Deixe que o animal vá no tempo dele.

Cuide também da vacinação do seu gato adulto. Caso seu pet goste de ficar em jardins e quintais, adquira para ele uma coleira antipulgas. Assim, seu pet estará protegido de pulgas e carrapatos.

Todos esses cuidados são necessários para garantir o bem-estar e bom desenvolvimento do gato. No entanto, pode ter certeza que todo o esforço do tutor é recompensado por muito amor e carinho pelo pet.

Como adotar um gato?

Um excelente lugar para conhecer seu novo amigo peludo são as feiras de adoção de animais. Nesses locais, é possível encontrar pets de diferentes faixas etárias. 

Além disso, as feiras de adoção costumam providenciar que os animais sejam vermifugados antes de serem adotados. 

Outro ponto positivo das feiras são as instruções transmitidas aos possíveis tutores, orientando para os devidos cuidados com o animal.

Então, não tenha dúvidas. Seu amigo felino está apenas esperando por você para ser amado.

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário