Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato abandonado: o que fazer quando encontrar um

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Infelizmente, um gato abandonado junto com seus irmãos ainda é uma cena triste e comum se ver por aí. Muitos ainda vivem pelas ruas e, em alguns casos, nunca tiveram o carinho de uma família para saber como é a sensação.

Se você encontrou um gato abandonado, preparamos algumas dicas que podem ser importantes para lidar com esse tipo de situação. Alguns cuidados simples podem ser o suficiente para salvar a vida do bichano

Certas precauções precisam ser necessárias para ajudar da melhor maneira possível um pet indefeso, tanto para a segurança dele quanto a sua. Acompanhe o conteúdo para saber mais!

Ao ver um gato abandonado, observe e espere

Se você encontrar um gato abandonado, o primeiro passo é observar bem o que tem ao redor dele e esperar por alguns minutos. É importante lembrar que, por mais que não seja recomendado por veterinários, alguns donos de gato deixam eles passearem pelas ruas.

Portanto, em alguns casos, pode ser que o pet não seja um animal abandonado, apenas está dando algumas voltas.

No caso de um gato abandonado recém-nascido, é sempre bom observar se ele está realmente sozinho. Isso porque as gatas saem para buscar alimentos e deixam os filhotes sozinhos por alguns instantes.

Gato abandonado: o que fazer quando encontrar um

Mesmo que a rua não seja uma situação ideal, nunca é recomendado que separe o filhote de sua mãe. Portanto, observe bastante a situação até concluir que o felino realmente não tem uma família e tome as devidas providências.

Providencie um meio de transporte adequado

Quando você contatar que o felino está abandonado, é necessário buscar a ajuda de um profissional. Dessa forma, é preciso encontrar um meio adequado de transporte para que o gato abandonado seja levado a um veterinário.

Isso porque o gato de rua pode estar contaminado por alguma doença ou parasita, mesmo sendo filhotes. Além disso, o gato não está acostumado com carinhos e pode machucar você quando o pega no colo.

Para evitar maiores confusões, o melhor é utilizar uma caixa de transporte. Colocar um pouco de ração dentro da caixa vai fazer com que o bichano entre para comer e, com isso, você fecha adequadamente.

Fique atento nos primeiros dias

Se você for uma pessoa sortuda e puder ficar com o gato, saiba que adotar um pet é um gesto de amor e carinho imenso. Dessa maneira, o ex gato abandonado retribui esse amor e carinho da melhor forma possível. Porém, é bom ficar atento nos primeiros dias do bichano em sua casa.

Esteja ciente que os gatinhos de rua não estão acostumados com a vida doméstica e podem demonstrar insegurança e hostilidade nos primeiros dias. A melhor maneira de evitar os problemas é ficar atento.

Gato abandonado: o que fazer quando encontrar um

Portanto, providencie tudo que o animal precisa para se adaptar e fique atento às portas e janelas para que ele não fuja. Um veterinário de confiança é bom nesses casos, pois ele pode ajudar com algumas dicas de adaptação.

Com essas dicas, é possível ajudar os animais de rua e, em alguns casos, até adotá-los para cuidar, dando amor e carinho a eles.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

11 Comentários

  1. Saulo Silva disse:

    Falto dizer qual o orgão das cidades que cuida de animais abandonados

  2. Jefferson disse:

    Tem um gato siamês que foi deixado sozinho na casa após a sua dona ter ido embora o que fazer nessa situação ele fica sempre miando procurando a dona que mudou de estado.ultima vez que vi ele parecia bem triste.difcil chegar perto ele pouco assustado. Cor chocolate olhos azuis parece ser gato novo.

    • Cobasi disse:

      Oi Jefferson, como vai? Pode ocorrer porque esta acostumando com o novo ambiente e por isso fica desconfiado. Mas para garantir a saúde do gatinho leve-o em uma visita ao medico-veterinário

  3. Jailson disse:

    Estão abandonando filhotes de gato em meu portão, pessoas acham que por termos gatos, 2 no caso. Acham que temos que ficar com todos outros que vier…?
    Quando menos esperamos, abandonam filhotes de gatos em nosso portão. E NÃO QUERO ficar com mais nenhum. O que eu devo fazer quando encontrar um gato abandonado em meu portão?… Sem eu ter trabalho com irresponsabilidade dos outros. ?

  4. Maria do Carmo disse:

    Meu filho achou uns gatinhos abandonados e trouxe para casa
    Estou tentando doa e não consigo
    Meu filho E alérgico e tem bronquite e eu tenho asma
    Porém ,não quero colocar na rua
    Novamente
    Preciso de um abrigo para levar
    O,mas rápido possível
    Posso me comprometer com 2 sacos de 50 kilos de comida por mês
    Mas infelizmente não posso ficar
    Mas eles são fofos .

  5. Felipe disse:

    Ola, resgatei um gato que foi atirado de dentro de um carro no acostamendo de uma rodovia, estou cuidando dele porém não posso ficar com ele, pois ja tem outro gato em casa e eles não se entendem, o pobrezinho fica apanhando muito pois ele não sabe se defender direito e é bem mansinho, eu gostaria de saber aonde posso levalo para adoção?

  6. Ana karoline disse:

    Olá, abandonaram 2 gatas na minha porta e elas não saíram mais de casa , faz 1 mês já levei no veterinário elas já estavam castradas, eu não posso ficar com elas porque moro de aluguel e o proprietário já avisou que não pode ter animais .

Deixe o seu comentário