Alimentação natural para cães: mitos, verdades e benefícios comprovados

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Poodle esperando a alimentação natural para cães

A alimentação natural para cães é um conceito que tem o objetivo de oferecer alimentos de origem natural e frescos para os animais de estimação.

O cardápio inclui cereais, verduras, legumes e carnes desossadas, preparados sem adição de temperos ou outros condimentos.

Confira a diferença entre alimentação e ração natural, os benefícios deste tipo de dieta, como oferecer o alimento corretamente ao pet, além de mitos e verdades.

Diferenças entre alimentação e ração natural

O mais importante é saber que há diferenças essenciais entre uma alimentação natural e as rações naturais encontradas no pet shop.

A alimentação natural é preparada pelo próprio tutor com carnes, frutas ou grãos, sempre com a orientação de um médico-veterinário.

Um de seus principais benefícios é poder personalizar as refeições de acordo com idade, peso, raça e necessidade nutricional do pet. Por outro lado, ela exige um cuidado maior com o preparo e possui um custo mais elevado.

Já as rações para cães, apesar de contarem com ingredientes naturais, passam por um processo industrial e podem conter aditivos para aumentar a conservação.

Os pontos positivos das rações naturais é que elas já vêm prontas para consumo do pet e possuem um melhor custo-benefício. No entanto, durante o processo de industrialização, podem perder valor nutricional.

Comida natural não é sobra de alimento humano

Quando falamos sobre alimentação natural para cães, não estamos nos referindo a sobras das refeições humanas.

Os alimentos humanos são preparados com temperos e condimentos que podem ser tóxicos para os animais de estimação.

A comida para os animais deve ser preparada exclusivamente para eles, sempre com acompanhamento e orientação veterinária.

Comparativo entre alimentação e ração natural

 Alimentação NaturalRação Natural
PreparaçãoCaseiraIndustrializada
PersonalizaçãoAltaModerada
Controle de IngredientesTotalParcial
PraticidadeBaixaAlta
CustoElevadoAcessível
Supervisão VeterináriaEssencialRecomendável

Os benefícios da alimentação natural para cachorro

As comidas naturais oferecem os seguintes benefícios para o bem-estar e a saúde do animal de estimação:

  • estimulam a hidratação;
  • possuem maior palatabilidade;
  • promovem a higiene bucal;
  • previnem doenças periodontais;
  • evitam possíveis doenças renais;
  • mantêm pele e a pelagem hidratados;
  • ajudam a prevenir obesidade canina;
  • reforçam o sistema imunológico;
  • evitam alergias alimentares;
  • promovem a saúde do sistema gastrointestinal;
  • contribuem para aumentar a expectativa de vida do pet.

Os riscos da alimentação natural para cães

Apesar de ser extremamente saudável, há riscos e o tutor precisa de bastante cuidado com a alimentação natural para os pets.

Ao preparar a refeição, o tutor precisa levar em conta que há alimentos proibidos para cães. A ingestão dos itens a seguir pode causar alergias e intoxicação alimentar.

  • café;
  • chocolate;
  • nozes e castanhas;
  • cebola;
  • leite e derivados;
  • pão;
  • uva;
  • abacate.

Por isso, antes de oferecer qualquer comida natural para o seu cão, é essencial consultar um veterinário especializado em nutrição.

O profissional poderá criar um cardápio adequado às necessidades nutricionais do pet, levando em consideração idade, raça, porte e possíveis problemas de saúde ou restrições alimentares.

Como oferecer comida natural para cachorro?

Existem duas maneiras de oferecer comida natural para cachorro. A primeira delas é a dieta Barf, que consiste em servir alimentos crus para o cão. A segunda é o cozimento do alimento. Conheça em detalhes cada uma delas.

Dieta Barf para cães

A dieta Barf (Biologically Appropriate Raw Food ou Bones and Raw Food)¹ foi criada pelo veterinário australiano Ian Billinghurst.

Esse conceito se baseia na oferta de carne crua misturada com vegetais para os cães. A base da alimentação é feita com carne bovina crua, peixe, ossos moles e vísceras.

No entanto, essa dieta baseada em alimento crus, se feita por tutores inexperientes, pode oferecer dois riscos ao animal de estimação.

O primeiro é a desnutrição, caso não seja oferecida a quantidade adequada de alimento para o cão.

A segunda é o risco de intoxicação alimentar. Se a carne não foi higienizada corretamente, o pet pode sofrer com infecções parasitárias ou bacterianas.

Comida cozida

Oferecer comida cozida é a maneira mais segura para quem deseja promover uma dieta natural para cães.

O cozimento de carnes, cereais e vegetais garante a eliminação de possíveis bactérias e parasitas, sem renunciar ao valor nutricional dos alimentos.

Mitos e verdades sobre alimentação natural para cães

A alimentação natural² para cachorro ainda carrega uma série de mitos sobre a sua prática. Por isso, listamos e respondemos as principais questões sobre o tema:

É difícil criar uma dieta natural balanceada?

Na verdade, não. Hoje existem muitos médicos-veterinários especializados em nutrição que podem criar uma dieta natural de acordo com a necessidade do animal.

Cães não precisam de alimentação natural?

Hoje as rações Super Premium e Naturais oferecem os nutrientes essenciais para o pleno desenvolvimento do cachorro.

A alimentação natural surge como uma alternativa para tutores que desejam ter um controle maior sobre a dieta do animal.

Alimentação natural é segura?

Sim. A alimentação natural é considerada segura. Porém, é preciso que o tutor tenha cuidados com a origem, higiene e com o preparo do produto. Lembre-se: condimentos e temperos são tóxicos para os pets.

Alimentação natural é cara?

Se comparada com as rações naturais, a alimentação natural é um pouco mais cara.

Entretanto, podemos o longo prazo, ela apresenta um ótimo custo-benefício, pois animais com dieta natural tendem a ter menos problemas de saúde.Gostou de saber tudo sobre alimentação natural para cães? Para aprender mais sobre a dieta canina, continue navegando no Blog da Cobasi.

Banner superior | webdoor | Canal do WhatsApp

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista desde 2012, sou apaixonado por pets e plantas — o que me trouxe até o blog da Cobasi. Vivo cercado de verde na minha casa, que também já foi lar da Joana, uma gatinha frajola. Aqui, compartilho principalmente dicas de jardinagem, mas também de cuidados com os seus bichinhos.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

10 Comentários

  1. Enny fernandes disse:

    Eu gostaria de saber qual a ração ideal pro meu filhote de Husk siberiano??

    • Cobasi disse:

      Oi, Enny! Como vai? A ração precisa ser para filhotes de raças médias ou grandes. Sugerimos que converse com seu médico veterinário para indicar o alimento ideal para o pet.

  2. ROSEMEIRE novaes disse:

    Eu tenho um pastor alemão com a idade 1 .7 meses ele nao que mais a racao eu do a goldem especial eu quero experimentar a
    glan plus ?

    • Cobasi disse:

      Rosimeire, como vai? São duas excelentes rações. Converse com seu médico veterinário para realizar a transição da ração de forma adequada e definir quais os melhores horários para alimentação.

  3. Clara de sousa disse:

    Gostaria de saber se a ração que eu dou para a minha gata Lua que tem 3 anos e está esterelizada é a adequada é a a Royal Canin esterelizada e dou ao fim de semana comida úmida da schesir.

    • Cobasi disse:

      Oi! Como vai? O ideal é que seu médico veterinário de confiança indique o alimento mais adequado para a sua gatinha. Essas suas rações que você citou são ótimas! Ela deve adorar!

  4. Ana Maria CampoPrado disse:

    Desculpe.Eu tenho 76 anos saudáveis.Sou louca para adotar uma poodle fêmea. Velhinha tbm. É possível?

  5. Wellington disse:

    Tenho uma Golden Retriver, de 2 anos de idade, qual ração é melhor para ela e a quantidade certa do dia a dia????

Deixe o seu comentário