Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ave Fragata: O que é, de onde vem, o que come, onde vive

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Ave fragata

A ave fragata é um pássaro marinho que se alimenta de peixes e animais marinhos. As fragatas aves fêmeas geralmente têm um ventre branco, enquanto os fragatas macho, geralmente, têm um saco da garganta vermelho muito brilhante.

A fragata real foi listada pela UICN como uma espécie de ‘menor preocupação”. Essa classificação significa que a espécie não corre o risco de desaparecer no futuro, já que houve um aumento no número de exemplares adultos das populações de fragatas reais.

A fragata tem plumagem negra, uma cauda bifurcada e pesa cerca de 1,5 kg. Elas são tão graciosas que conseguem permanecer no ar por mais de uma semana enquanto aterrissam apenas para fins de poleiro ou criação. Sua excelente capacidade de voar serve para pegar comida.

Quando voam conseguem capturar lulas, águas-vivas e peixes-voadores. Além disso, elas pegam o peixe da boca de gaivotas ou pelicanos.

As aves fragatas também comem aves marinhas jovens, como andorinhas-do-mar. Ela conhecida como tesourão e tem o hábito de se alimentar no mar costeiro, nos portos e ao redor de pequenos navios.

Saiba mais sobre a ave fragata

O bico das aves fragatas é comprido, com a ponta dobrada em gancho e as asas estreitas, pontiagudas e de grandes dimensões. Se comprimento oscila entre os 103 e 112 centímetros e seu peso está entre 1,4 e 2 quilos.  A ave Fragata mergulhando em direção à presa, atinge 400 km/h.

Na época do acasalamento o macho pousa no ninho, que pode ser uma simples construção de paus sobre árvores, matagais ou no próprio chão para atrair a fêmea.

Cada fêmea põe só um ovo, cuja incubação demora de 40 a 50 dias. Os juvenis não nascem completamente cobertos de penas, o que só ocorre ao fim de 4 ou 5 meses.

Ave fragata

Onde as aves fragatas vivem?

A fragata vive principalmente em praias rochosas, estuários, manguezais e falésias, além do mar aberto. Os fatores que afetam o habitat dessa ave são a destruição do seu habitat por ação humana, perseguição por pescadores, perturbações no período reprodutivo, perda de locais de descanso costeiro e marcação para rastreamento.

Devido à caça dessa espécie realizada por pescadores, foi observada uma diminuição lenta e significativa de sua população. Essa ameaça é mais preocupante quando ocorre durante a época de reprodução. No entanto, as fragatas assaltam, quando podem, as capturas dos pescadores.

Origem da fragata

O seu nome “Fragata” é originário dos antigos navios à vela, usados por piratas a fim de saquear outros navios.

No Brasil existe a tradição de se prever as chuvas em virtude do voo mais baixo das fragatas.

De fato essas aves tendem a descer das grandes altitudes quando temporais se aproximam, sendo esse um indicativo válido.

As aves marinhas, de uma forma geral, desempenham grande importância na cadeia alimentar dos oceanos, colaborando para um equilíbrio de milhões de anos, assim é preciso que essas magníficas aves sejam preservadas e respeitadas.

Leia também:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário