Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Broncodilatadores para gatos: o que são e como usar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
broncodilatadores para gatos, gato deitado olhando para frente

Você sabia que os broncodilatadores para gatos são uma ajuda essencial no tratamento de doenças respiratórias em felinos de todas as idades? Conheça os diferentes tipos de medicação e qual deles é indicado para o seu pet. Confira!

O que são broncodilatadores para gatos?

Os broncodilatadores para gatos são medicamentos que atuam nos brônquios dos felinos, a região dos pulmões responsável por fazer a troca de gases. Assim que entra em contato com o organismo no animal, o remédio proporciona o relaxamento do pulmão, devolvendo a capacidade do felino respirar normalmente.

Para que serve o broncodilatador?

A principal funcionalidade dos remédios broncodilatadores para gatos é ajudar o animal de estimação a recuperar a capacidade respiratória. Ele é recomendado para o tratamento de asma e bronquite em gatos, além de tratamento pós-cirúrgico de pneumotórax.

Entre as raças de gatos, os siameses com sobrepeso são os mais propensos a desenvolverem doenças respiratórias com o passar dos anos. Por isso, fique atento e consulte um médico-veterinário especializado com frequência. 

Atenção: Esses tipos de broncodilatadores são exclusivos para o tratamento de gatos. Caso o seu cachorro sofra com problemas respiratórios, o indicado é procurar um médico-veterinário de confiança para a prescrição do medicamento adequado.

Nebulizadores também são broncodilatadores?

Os nebulizadores não têm função broncodilatadora. No entanto, eles auxiliam na desobstrução e umidificação das vias aéreas dos animais. Como ajudam a excretar secreções com facilidade, são comumente usados em conjunto com medicamentos broncodilatadores..

Tipos de broncodilatadores para gatos

dois gatos siameses sentados
Gatos siameses estão mais propensos a ter doença respiratória

Há no mercado três tipos de broncodilatadores para gatos, que são divididos em: anticolinérgicos, as metilxantinas e os agonistas beta-adrenérgicos. Cada um deles atua de maneira diferente no organismo do animal. Conheça melhor essas opções:

Agonistas beta-adrenérgicos

A classe dos agonistas beta-adrenérgicos é caracterizada por atuar não apenas no pulmão do pet, mas também no sistema nervoso central. Seu uso não é recomendado em animais diabéticos, hipertensos, cardiopatas, com hipertireoidismo ou se já tiver sofrido convulsão.

Anticolinérgicos

Os anticolinérgicos são indicados para o tratamento de felinos que sofrem de um quadro grave de doença respiratória e não tiveram sucesso com outros broncodilatadores. Esse medicamento pode gerar taquicardia e aumentar a produção de mucosa no pulmão dos gatos. Portanto, merece cuidado.

Metilxantinas

Os remédios para asma de gato dessa categoria causam menos efeitos colaterais severos no organismo do seu animal de estimação. Ele é conhecido por, além de curar a bronquite do gato, estimular o sistema nervoso e aumentar a produção de ácido gástrico.

Quando usar os broncodilatadores em gatos?

gato deitado olhando para frente

Os broncodilatadores em gatos devem ser usados quando o seu pet estiver sofrendo de alguma doença respiratória, sendo a bronquite e a asma as mais comuns. Só não se esqueça de levar o felino ao médico-veterinário antes de começar qualquer tratamento.

Essas doenças são derivadas de diferentes fatores, como alérgenos (poeira, pólen e pó, por exemplo), causas alimentares ou infecciosas. Por isso, é indispensável que os tutores estejam atentos às condições ambientais e aos hábitos do pet. Os principais sinais de que há algo errado são:

  • espirros;
  • respiração de boca aberta;
  • respiração rápida;
  • emagrecimento;
  • intolerância a exercícios.

Como administrar o medicamento

A administração dos broncodilatadores para gatos deve ser feita sob orientação e prescrição de um médico-veterinário. Nunca medique seu animal por conta própria, afinal, ao fazer isso, ao invés de ajudá-lo, você poderá piorar o quadro da doença.

Quando gatos estão com bronquite ou asma, é comum que o tratamento seja feito à base de corticóides, antibióticos e supressores de tosse, além dos broncodilatadores. Em algumas situações, o uso de nebulizadores também é recomendado.

Há maneiras diferentes de administrar a medicação para o seu animal de estimação. É possível fazer o tratamento por via aérea, por meio de inalação ou via oral com comprimidos.

O indicado é buscar a ajuda de um médico-veterinário para saber qual dos métodos combina mais com o seu pet. Pois, é bastante comum que os gatos não se adaptem ao uso da máscara de inalação.

Prevenção de problemas respiratórios em gatos

O melhor tratamento de problemas respiratórios em pets não é com o uso de broncodilatadores para gatos, mas atuar na prevenção da doença. Confira alguns hábitos simples que ajudam a manter o seu animal de estimação a ficar saudável.

  • evitar fumar perto do animal;
  • não usar desodorizantes de ambiente ou perfumes fortes;
  • utilizar produtos de limpeza sem cheiro e sabão neutro ao higienizar os itens utilizados pelo gato, como caminha e mantas;
  • manter toda a casa sempre limpa, sem mofo ou bolor, e bem ventilada;
  • manter o peso ideal do felino.

Gostou de aprender mais sobre os broncodilatadores para gatos? Então, compartilhe com a gente o que você faz para preservar a saúde do seu pet.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário