Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro de orelha em pé: o que significa?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro de orelha em pé

Os cachorros são um dos animais mais dóceis e companheiros que existem e podem expressar diversas reações. Isso, é claro, vai depender da situação na qual são colocados. A verdade é que, por genética ou não, existem alguns motivos para que os cachorros de orelha em pé despertem tanta curiosidade. A propósito, você sabia que esse pet possui mais de 10 músculos nas orelhas? Aliás, é por isso que eles costumam deixar as orelhas bem erguidas.

A realidade é que, ao levantar as orelhas, o cachorro pode estar querendo transmitir alguma informação. Isso mesmo! Orelhas em pé são sinais claros para os tutores. Até mesmo quando a raça do pet já proporciona a orelha em pé, é possível sinalizar movimentações diferentes das tradicionais. Dessa forma, cada um desses movimentos pode significar um sinal de comportamento.

Você já deve ter ouvido falar que orelhas em pé significam que o cão está atento ao que está acontecendo ao seu redor. Isso porque a audição é um dos pontos fortes do cachorro, inclusive, é até uma forma de se protegerem. Isso porque, ao levantar as orelhas, o cachorro ganha ainda mais amplitude de audição.

Ficou curioso para saber mais sobre o cachorro de orelha em pé? Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o tema! E então, vamos nessa?!

Saiba mais sobre as famosas orelhas em pé

Vamos combinar que se você convive diariamente com um cachorro, provavelmente já o viu com as orelhas para cima, mexendo a cabeça para um lado e para o outro. Nesses casos, provavelmente o pet está curioso e querendo entender o que está acontecendo ali na frente dele.

cachorro de orelha em pé

Agora, veja só: pense no cachorro com as orelhas eretas. O que você acha que ele está sentindo naquele momento? Se a resposta foi “transmitir dominância”, você está correto. Contudo, vale ressaltar que isso é apenas uma das interpretações sobre seus gestos com as orelhas.

O que significa uma orelha em pé e outra caída?

Agora que você já sabe o porquê de o cachorro de orelha em pé se destacar, que tal outra curiosidade? Um pet com uma orelha em pé e outra caída! Existem casos em que esse tipo de movimento das orelhas não é motivo de preocupação. Pois é, as causas para essa ação são variadas.

De modo geral, quando falamos de um filhote de determinada raça de cães que tem orelhas em pé, é válido afirmar que eles demoram para desenvolver completamente a cartilagem das orelhas. Ou seja, demoram a poder colocá-las em pé. Nesse cenário, é possível encontrar cachorros que desenvolveram a cartilagem em uma orelha antes da outra.

Vale ressaltar que existem casos genéticos que fazem com que o cãozinho fique com essa condição para o resto da vida. Isso não é comum, mas quando acontece vira um grande destaque do animal.

Conheça os cuidados com as orelhas do cachorro

Depois de explicar o motivo pelo qual o cachorro de orelha em pé existe, é importante saber como cuidar dessa parte do corpo do animal. Vale ressaltar que o cuidado com as orelhas independe de suas condições. Independente da raça do animal, é importante reforçar a limpeza e o cuidado da região.

Para isso, o recomendado é que se faça uma limpeza a cada sete dias, ou na frequência indicada pelo veterinário. Com o auxílio de um algodão molhado em uma solução especial para limpeza do ouvido de cães, você pode realizar essa tarefa tranquilamente. 

Além disso, não se esqueça: o veterinário precisa ser consultado e avaliar seu pet para o prosseguimento dos cuidados.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário