Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro de rua: saiba como ajudar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro deitado na calçada

Em qualquer que seja a cidade, é muito comum se deparar com cachorro de rua. Esses animais enfrentam diversos desafios diariamente para sobreviver e, infelizmente, carecem de cuidados adequados, isso sem contar todo o amor e carinho que merecem.

Neste artigo, vamos explorar em detalhes a situação dos cachorros de rua, os problemas que enfrentam e as possíveis soluções para essa questão complexa. Além disso, saiba como você pode contribuir para ajudar animais em situação de vulnerabilidade. 

Cenário dos cachorros de rua

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) há, no Brasil, aproximadamente 20 milhões de cães que vivem em situação de rua. Nas grandes metrópoles, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados (que vivem por um determinado tempo sem tutor definido).

O Instituto Pet Brasil (IBP) fez um levantamento que apresenta uma piora na situação: de 2018 e 2020, o número de animais de estimação em condição de vulnerabilidade dobrou. O números foram de 3,9 milhões para 8,8 milhões.

Nesse cenário, é observado que esses animais vivem em condições precárias, passando dificuldades diárias, muitas vezes sujeitos a fome, sede, doenças e violência. Além disso, tem a questão de risco para a saúde pública, pois eles podem transmitir doenças como a raiva e a leptospirose.

Por conta dessa situação, muitas pessoas ainda sentem medo de cães de rua. Muito pelas dúvidas que pairam sobre eles. Por exemplo, se são ou não agressivos e, principalmente, com relação à vacinação do pet.

Cachorro de rua: principais causas do abandono de animais

cachorro abandonado na rua
Em 2022, segundo a Organização mundial da saúde (OMS), existiam cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas do Brasil

Em primeiro lugar, é importante reforçar que o cachorro de rua não necessariamente nasceu nesse ambiente, sendo muito comum ter chegado a esse ponto por razões como:

  • ter sido abandonado (mudanças na vida ou simplesmente falta de responsabilidade);
  • se perder durante algum passeio;
  • foi dar uma escapadinha de casa e não soube voltar;
  • procriação descontrolada (falta de castração);
  • viver boa parte do dia fora de casa.

Essas são algumas das diversas causas que resultam em consequências graves para os animais, para a sociedade e para o meio ambiente. Inclusive, vale ressaltar que o abandono de animais é crime, desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98.

Universo e situação dos cachorros de rua

Obviamente, a vida dos cachorros na rua não é nada fácil. Por essa razão, os cães são obrigados a se adaptar à condição de rua, o que inclui aprender formas de estratégias para que sobrevivam. Para isso, buscam maneiras alternativas para se alimentar.

Além disso, procuram maneiras de  se defender contra o ser humano, seja os atacando ou mesmo se afastando para evitar qualquer que seja o contato. Por isso é preciso cuidado ao se aproximar de um cachorro de rua.

Conhecer melhor essas situações é muito importante para conscientizar as pessoas sobre as problemáticas do abandono. Por exemplo, muitas pessoas podem não se lembrar, mas os animais são seres sencientes, capazes de sentir emoções, como: medo, tristeza e felicidade.

Então, quando são abandonados nas ruas, seja qual for o motivo, o cão pode enfrentar diversas questões físicas e , pela dificuldade de encontrar comida, água, abrigo, amor e carinho. Mas, você sabia que existem ações que podem  ajudar a mudar essa realidade?

Cachorro de rua: confira dicas para cuidar do pet e adotar

cachorro de rua o que fazer
Adote um cachorro de rua, mude o destino de um animal com muito amor e carinho.

Segundo a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), existem cinco liberdades definidas para o bem-estar dos animais:

  1. livre de fome e sede;
  2. livre de desconforto;
  3. livre de dor, lesões e doenças;
  4. livre para expressar seu comportamento natural;
  5. livre de medo e estresse.

Essa é a base do conceito de bem-estar animal e que todos os bichinhos devem receber. Embora trata-se de uma situação desafiadora, existem soluções viáveis que podem melhorar a vida dos cachorros de ruas, ajudando a reduzir o número de animais abandonados.

Cachorros de rua: como ajudar um animal abandonado?

Sabemos que não é tão simples dar um lar para um cãozinho abandonado, mas existem outras formas de ajudá-los, como:

Procurar por programas de abrigos e resgates de animais

Um dos métodos mais eficazes para controlar a população de cachorros de rua é procurando ONG´s que atuam no abrigo de animais abandonados. Essas organizações desempenham um papel crucial na proteção e reabilitação. São programas de assistência que oferecem abrigo temporário, cuidados médicos, alimentação e, muitas vezes, tentam encontrar lares adotivos para os cães resgatados.

Você pode também voluntariar-se em um abrigo de animais, que sempre precisam de ajuda para cuidar dos bichinhos, realizar eventos de conscientização e arrecadar fundos.

Inclusive, também é possível ajudar com doações para uma ONG – que geralmente não conta com ajuda governamental. Essa é uma maneira direta de apoiar a causa. As doações podem ajudar a financiar alimentos, brinquedos, medicamentos, vacinas e muito mais. 

Campanhas de conscientização

A educação pública é a chave para um maior entendimento e responsabilidade com os  animais. Afinal, a missão das campanhas de conscientização é ser uma ferramenta poderosa para mudar atitudes e comportamentos das pessoas em relação à importância da adoção e sobre os danos causados pelo abandono de animais.

Por exemplo, campanhas de castração e esterilização são altamente eficazes no controle da população de cachorros de rua. A implementação desses programas em larga escala vai ajudar a evitar a procriação descontrolada e a reduzir o número de filhotes abandonados.

Adotar um cachorro de rua

pet abandonado
Cobasi Cuida: conectando animais e pessoas, sendo o pilar de atuação em todo o ciclo da proteção animal.

Se você está pensando em adicionar um pet à sua família, que tal considerar a adoção de um cachorro de rua? Ao fazer isso, você está promovendo os cuidados essenciais e o lar amoroso que todo cachorro merece.

Pretende adotar? Essa é uma parte fundamental da solução. O primeiro passo que você precisa saber para realizar uma adoção responsável, é levá-lo até um veterinário. O profissional irá verificar se há indícios de alguma doença que seja transmissível, além de vaciná-lo, detalhe fundamental.

É comum que pessoas busquem por algum bichinho para adotar, sendo que muitas vezes eles mesmos vão até elas. Assim, um cachorro de rua quando bem cuidado é tão saudável e amigo quanto qualquer outro cachorrinho que se adquire num pet shop.

Além disso, existem diversos programas que podem ajudar na adoção de cachorros. Por exemplo, a Cobasi Cuida – iniciativa social da Cobasi –  é dedicada à causa animal, com a missão de conectar animais e famílias. Dê o play e saiba mais:

A atuação da Cobasi na frente social contribuiu para reescrever muitas histórias de animais e tutores. Ações pontuais que vão desde o controle populacional à adoção, a promoção de serviços e produtos essenciais para cachorro.

Seja no pet shop online ou nas lojas físicas, você encontra tudo o que seu amigo precisa, como:

  • rações;
  • medicamentos;
  • brinquedos;
  • antipulgas;
  • banho & tosa;
  • consultas veterinárias;
  • e muito mais. 

Então, se você adotou um animal de estimação, conheça os serviços exclusivos e produtos para cachorro que a Cobasi tem para o novo membro da sua família. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima! 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário