
Como acostumar com a convivência de cachorro e gato juntos? Essa é a dúvida de muitos tutores que são apaixonados por esses bichos de estimação e não conseguem escolher um só! Esses animais, há muito tempo, são vistos como inimigos, porém, nós sabemos que não é bem assim que funciona. Ou seja, é possível ter cachorro e gato juntos em um mesmo ambiente! Para isso, são necessários alguns cuidados e que o tutor tenha atenção em algumas dicas valiosas para deixar esse processo de convivência um pouco mais tranquilo. Confira!
A rivalidade dos cães e gatos já é passado, e agora nós sabemos que pode existir uma boa convivência entre esses animais. No entanto, os cuidados ainda são extremamente necessários para evitar conflitos, problemas e outros fatores que atrapalhem esse processo. Acompanhe cinco dicas super importantes para estabelecer uma excelente convivência entre os seus novos amigos!
Caso você já tenha um cão ou um gato em casa, é fundamental que você apresente o novo morador. Essa apresentação deve acontecer de modo natural, sem forçá-los a permanecer no ambiente, cheirar o animal ou se acostumar logo de cara. Deixe com que os animais se conheçam e se sintam confortáveis para se aproximar do novo companheiro.
Além disso, uma boa opção também é levá-los até a feira de adoção ou outro ambiente onde o pet esteja, para poder acompanhar o processo de perto. Lembre-se de associar a nova chegada a algo incrível!
Assim que os dois animais estiverem no seu lar, o ideal é que brinquem entre si. Entretanto, é importante que você estabeleça limites para que eles não se machuquem durante as brincadeiras. Os cachorros, por exemplo, caso sejam bem maiores do que os gatos, podem utilizá-los como brinquedos, devido ao seu jeito brincalhão, o que não é saudável e pode machucar o seu felino. Apresente os brinquedos adequados e fique sempre de olho nas brincadeiras!
Os cães e os gatos são animais que precisam ter os seus próprios cantos para descansarem e se sentirem seguros. Por isso, o ideal é montar uma caminha ou um local para satisfazer as necessidades do seu pet e permitir que eles possam se aconchegar sempre que quiserem. É importante respeitar a individualidade desses animais, por isso esse refúgio é importante para sentirem que possuem um ambiente exclusivamente deles!
Os cachorros são animais que estão constantemente buscando a atenção de seu tutor e de seus companheiros de estimação, por isso capriche no carinho e evite passar muito tempo acariciando somente o seu gato, e vice-versa. São animais que, como quaisquer outros, demandam atenção. Dedique o seu tempo igualmente para ambos os pets se sentirem amados e queridos! Brincadeiras também podem ser ótimas opções.
Caso a convivência esteja um pouco mais difícil, o adestramento pode ser a solução ideal! É uma boa opção para trazer mais segurança aos animais, impor limites em casa e muito mais. Durante o processo de adestramento, é importante ter o acompanhamento de um veterinário ou profissional do setor, que determinará quais são os melhores métodos para facilitar essa relação.
Assim, se você está pensando em ter gato e cachorros juntos, saiba que é possível manter uma convivência harmoniosa entre esses animais de estimação!