Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como saber se o meu cachorro gosta de música? Descubra agora!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Não dá para negar que a música influencia a vida de muitas pessoas, trazendo inúmeros benefícios. Mas, e quanto aos nossos amigos caninos? Será que cachorro gosta de música também?

Conhecidos por terem uma audição bastante sensível, é normal que nos perguntemos se os cães conseguem apreciar diferentes ritmos musicais, curtindo os sons assim como nós, ou se isso seria uma atividade desconfortável para eles.

Continue com a leitura do artigo abaixo para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema e ter certeza se, de fato, o seu cachorro gosta de música!

Como funciona a audição dos cachorros?

Enquanto que o ouvido humano capta sons na faixa de 20 Hz a 20.000 Hz, o do cachorro vai de 15 Hz a 100.000 Hz. Portanto, a diferença na percepção auditiva entre homens e cães é grande. A audição dos cachorros é bem mais sensível e consegue captar muito mais ruídos ao mesmo tempo do que a nossa.

Além disso, as suas orelhas também possuem mobilidade (uma vantagem que humanos não têm).

Já que elas têm cerca de 18 músculos que podem ser usados para abaixar, levantar, inclinar e girar o conduto auditivo externo do cão. Assim, proporcionam um maior alcance na sua captação sonora.

Todos esses fatores tornam os cachorros muito responsivos aos estímulos auditivos.

Assim, é exatamente por isso é que eles tendem a se assustar mais com ruídos muito altos. Como os de fogos de artifício, causando nervosismo e ansiedade no pet.

Mas, então, cachorro gosta de música?

A maioria dos estudos científicos já realizados sobre o tema conclui que músicas tranquilas e suaves, como os estilos clássico, reggae e mantras de meditação com sons da natureza são agradáveis aos cães, trazendo sensações de relaxamento e bem-estar.

Porém, vale lembrar que, assim como os seres humanos, cada cachorro é único, e alguns podem gostar mais de determinados tipos de músicas do que outros.

Por isso, é vital fazer pequenos testes com o pet antes de expô-lo por longo período a sons novos. Dessa forma, você vai descobrir realmente se o seu cachorro gosta de música.

Como saber qual é o estilo musical favorito do meu cachorro?

Para entender as preferências musicais do seu pet, coloque uma música escolhida em um volume baixo incialmente e observe as reações do seu cãozinho. Se ele latir muito e ficar agitado, é porque se sente incomodado com o som.

Nesses casos, busque testar outros tipos de música com o cachorro. Mas, se mesmo assim ele não gostar, respeite a sua preferência pelo silêncio.

Isso também é algo natural, apenas significa que seu pet não é muito chegado em ruídos de longa duração.

Quais são os benefícios da música para o cachorro?

Estudos realizados na Universidade de Viena demonstraram que cerca de 85% dos cachorros têm seus níveis de estresse e ansiedade reduzidos quando ouvem músicas clássicas.

Isso acontece porque sons suaves de longa duração trazem sensação de segurança ao pet, ao contrário de ruídos altos e bruscos, que disparam um estado de alerta por todo o corpo do cãozinho.

Já que, essa vibração sonora causa reações no cérebro dos cachorros e, consequentemente, ocorre uma alteração na frequência cardíaca de acordo com o ritmo da música.

É por isso que o estilo clássico, com músicas suaves, é o preferido para tranquilizar e trazer bem-estar ao pet.

Assim, quando o cachorro estiver assustado devido a fogos de artifício ou quando ele tiver que passar um tempo sozinho e ficar estressado pela ausência do tutor, uma música calma no ambiente pode ajudá-lo a se tranquilizar e a enfrentar tais situações de forma menos turbulenta.

Agora que você sabe que cães podem gostar de músicas e as vantagens que elas trazem para seu amigo pet, que tal se informar a respeito de outros assuntos sobre bem-estar canino? Confira os posts abaixo!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário