Cachorro pequeno: 15 raças para você se apaixonar

Compartilhar:


cachorro pequeno com a cabeça virada para o lado

Se você ama cachorro pequeno, precisa conhecer as 15 raças que selecionamos! Esses peludos em miniatura podem até ter a fama de irritadinhos, mas a realidade é que isso não passa de um estereótipo. O cachorro de pequeno porte pode ser tão gentil e amável quanto os maiores.

Além disso, eles são ótimas companhias. Seu tamanho reduzido ainda facilita o transporte, mantendo o cãozinho próximo do tutor em todos os momentos.

Conheça algumas raças de cachorro pequeno e se apaixone!

Raças de cachorro pequenos

O cachorro de porte pequeno é aquele que pesa cerca de 10 ou 11 kg. Além do peso, o porte é definido pela altura do animal. Essa equação é capaz de caracterizar as raças pequenas, médias, grandes e gigantes.

Esses cachorrinhos são ótimas raças de cão para apartamento. Como são menores, não precisam de espaços muito grandes para viverem bem. Por isso, se você está pensando em adotar um melhor amigo para morar em ambientes reduzidos, esses pets são as melhores opções.

1. Pug

cachorro pequeno pug lambendo o focinho

O Pug é uma raça de cachorro pequeno que faz o maior sucesso no Brasil. Seu focinho achatado e os seus olhos saltados encantam muitas famílias, que o elegem como mascote!

Um cão tranquilo e dócil, o Pug é um bom pet para quem mora em apartamento ou em casa pequena. Apesar de não dar muito trabalho por não ser bagunceiro, sua saúde exige atenção especial.

As mesmas características físicas que o tornam tão diferente também desencadeiam problemas respiratórios, de pele e tendência à obesidade. O acompanhamento veterinário deve ser semestral, mesmo em animais jovens.

Além disso, o tutor deve racionar muito bem a ração e os petiscos e dar atenção especial a essa raça de cachorro pequeno nos dias mais quentes, pois eles têm dificuldade em equilibrar a temperatura corporal.

Os tapetes gelados são ótimos parceiros para os Pugs durante o verão. Eles ajudam o pet a manter sua temperatura, uma vez que os cachorros braquicefálicos sofrem com essa mudança.

Saiba tudo sobre a raça Pug.

2. Chihuahua

cachorro pequeno Chihuahua

Conhecidos como a menor raça de cachorro do mundo, os Chihuahuas são criaturinhas fofas que podem medir menos de 20 centímetros!

Este cachorro de raça pequena não precisa de muito espaço, mas exige muita atenção do tutor! Apegado e carente, esse é um cachorro pequeno que não vai sair do colo!

Apesar do tamanho, o Chihuahua demanda muito de seus tutores. Muitas vezes, dão mais trabalho do que cães de grande porte. Uma das dicas para ajudar o pet a lidar melhor com a carência é investir em brinquedos interativos com dispenser de petiscos.

Essa raça faz parte da lista de cachorros pequenos que não crescem e que parecem filhotes por toda a vida. Apesar de serem muito fofos, o temperamento dos Chihuahuas acaba sendo um empecilho para alguns tutores, pois eles são extremamente territorialistas, não gostam de estranhos e seu latido é bem alto e frequente.

Muitas vezes esse pode ser um problema para quem vive em apartamentos. Mas isso é fácil de solucionar! Adestre seu Chihuahua e tenha um pequenino mais educado!

Qual a menor raça de cachorro do mundo?

O menor cachorro do mundo foi a Chihuahua Miracle Milly, nascida em Porto Rico. Para se ter uma noção de seu tamanho, a cadela nasceu em 2011, com apenas 28 gramas. Quando ganhou o prêmio pelo Guinness Book, em 2013, ela tinha apenas 9,65 cm de altura.

Milly era tão, mas tão pequena, que seus tutores diziam ser possível segurar o cão com uma colher de chá! Além do título de menor raça de cachorro do mundo, ela ganhou o prêmio de cachorro mais clonado na história. Foram 49 clonagens até sua morte, em 2020.

3. West Highland White Terrier

cachorro pequeno West Highland White Terrier feliz

O West Highland White Terrier é um cachorro pequeno peludo, carinhoso e dócil, perfeito para morar em apartamentos ou casas pequenas. No entanto, não pense que só porque ele não é grande, que não precisa passear ou fazer atividades. Esses animais estão entre as raças de cães que adoram brincar e passear.

O Westie, como é conhecido, é branco como a neve e costuma ser um cachorro com algumas necessidades especiais quando o assunto é alimentação. Alergias e problemas de pele não são incomuns, e a razão muitas vezes é a sensibilidade.

O ideal é que o pet seja sempre alimentado com uma ração de qualidade e faça visitas frequentes ao médico-veterinário.

Saiba mais sobre o West Highland!

4. Cachorro pequeno Yorkshire Terrier

cachorro pequeno Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier certamente está na lista de cachorros de raça pequena mais adorados e conhecidos no Brasil. Isso porque a maioria das pessoas que têm cães de pequeno porte por aqui escolhem este cachorrinho. 

E não é para menos! Os Yorkies são extremamente extrovertidos e brincalhões. Além disso, esses cães perdem pouco pelo, são companheiros e, ao mesmo tempo, independentes e ótimos para quem tem crianças.

Este está entre os melhores cachorros pequenos para apartamento por causa do seu temperamento, nível de energia e pelagem. No entanto, seus pelos longos e macios exigem alguns cuidados especiais, como a escovação diária. Escovas rasqueadeiras e shampoos estão entre os itens importantes para seus cuidados.

Conheça mais sobre esta raça fantástica!

5. Spitz Alemão, o Lulu da Pomerânia

cachorro pequeno Lulu da Pomerânia com a língua para fora

Com certeza você já ouviu falar desta raça de cachorro pequeno, afinal, é a raça do cãozinho Boo, que ficou famoso nas redes sociais há alguns anos por sua semelhança com um bichinho de pelúcia.

No Brasil, a raça ficou famosa por seu glamour e seus pelos impecáveis (quando bem cuidados). Existe mais de um tipo de Spitz Alemão, mas o mais conhecido é o miniatura.

Inteligente e amoroso, o Lulu vive colado em seu tutor, e por isso acaba estranhando pessoas desconhecidas em um primeiro momento. É uma raça que gosta de latir bastante e pode ter um temperamento forte, dependendo do seu adestramento.

Mas, assim como outros animais de estimação, tudo depende de como ele foi criado. Além disso, também é possível fazer um adestramento e a socialização do pet para melhorar o seu comportamento.

Saiba tudo sobre a raça Lulu da Pomerânia.

6. Papillon

cachorro pequeno papillon

Esses cães de pequeno porte costumam ser muito ativos e protetores. Por serem tão leais, os cães da raça Papillon estão sempre de olho no seu tutor, e o seu latido pode incomodar. Entretanto, o adestramento é muito efetivo para esses pets e resulta em melhoras no comportamento. 

Ele certamente está entre as raças pequenas de cachorro mais elegantes! Seja por sua pelagem macia ou pelas suas orelhas, que são seu diferencial. O pelo, que muitas vezes mescla mais de uma cor, também chama bastante a atenção.

Apesar de lindos e muito graciosos, esses cães não são tão comuns no Brasil.

7. Bulldog Francês

cachorro pequeno Bulldog Francês preto

Já falamos sobre vários pets pequenos e peludinhos, mas se você é daqueles que prefere um cachorro sem pelo, temos uma ótima opção! O Bulldog Francês é um cachorro pequeno de pelo curto que é perfeito para apartamento!

Brincalhão e muito amoroso, ele se destaca por sua personalidade e pelo fato de não latir muito.

Fisicamente, as cores dessa raça variam bastante, e o animal podem nascer com marquinhas únicas. Por outro lado, por ser uma raça modificada geneticamente, o Bulldog Francês pode ter problemas respiratórios por conta do seu focinho achatado, o que acaba limitando o condicionamento físico do cachorro.

Passeios são muito importantes para manter o peso e distrair seu pet, mas devem ser feitos em horários com temperaturas mais amenas, para não gerar problemas respiratórios.

8. Shih Tzu

cachorro pequeno Shih Tzu

Já falamos de vários tipos de cachorro, mas você já deve ter percebido que os problemas respiratórios são comuns. O Shih Tzu é mais um desses animais.

Uma raça de olhos saltados, focinho achatado e personalidade marcante! Os Shih Tzus são ótimos cães de companhia e uma das raças pequenas mais queridas pelos brasileiros. Já percebeu que dificilmente você anda pela rua sem se deparar com um?

O Shih Tzu é uma raça de cachorro pequeno que precisa de tosas constantes, já que os pelos podem entrar nos seus olhos, nariz e até atrapalhar na hora de andar. Por isso, ele exige alguns gastos a mais que outros cães de pelos curtos.

Mas pode ter certeza que esse gasto vale a pena, afinal, eles são animais muito amorosos, dóceis e extremamente carinhosos e apegados aos tutores!

9. Boston Terrier

cachorro pequeno Boston Terrier preto e branco

Mais um pet para a lista de cachorros pequenos e fofos! O Boston Terrier é famoso por sua pelagem, que parece um “smoking”, e por ser uma raça bastante sociável, tanto com animais quanto com pessoas.

A sua personalidade é preguiçosa, então se atentar ao peso do animal é importante. Carinho, atenção e mimos precisam estar na rotina desta raça de cachorro carente, porém leal e brincalhona.

10. Griffon de Bruxelas

cachorro pequeno Griffon de Bruxelas preto

O prêmio de raça de cachorro pequeno exótica vai para o Griffon de Bruxelas! Este pet é singular por ser difícil de ser encontrado, além disso, sua personalidade também é bem diferente!

Com focinho curto, orelhas empinadas e uma pelagem que imita a barba, o Griffon tem uma beleza engraçadinha e muito diferente do que estamos acostumados.

Por ter um comportamento específico, a dica é conhecer bem a raça antes de ter um Griffon. Ele não é um cachorro para crianças, pois não gosta de apertões e de ser incomodado fisicamente. É possível dizer que este é um pet um tanto quanto metódico. Os exercícios e atividades precisam estar na rotina desse cão, e quanto mais tempo ao lado do tutor, melhor. Esta raça não gosta de ficar muito tempo longe dos donos!

11. Maltês

cachorro pequeno Maltês mostrando a lingua

Branquinhos, de pelagem macia e fofa, esses pequenos cães são animais muito amistosos, companheiros, dóceis, ativos e cheios de energia. Além de se adaptarem facilmente em qualquer espaço e a qualquer pessoa! 

Saiba tudo sobre o Maltês!

12. Corgi é cachorro pequeno ou médio?

cachorro pequeno corgi

Você assiste The Crown? Não é segredo para ninguém que a Rainha Elizabeth II é apaixonada por cães da raça Corgi. Esses cachorros ganharam fama em meados do século XX. Eles são muito espertos, leais, companheiros e extremamente fofos!

Famosos por sua semelhança com um pão de forma, eles são muito simpáticos, brincalhões e adoram estar ao lado de seus tutores. No entanto, não se dão muito bem com outros cães ou gatos.

13. Dachshund, o salsicha

cachorro pequeno Dachshund cachorro salsicha preto

O Dachshund é um cachorro muito esperto, muito ativo, curioso e atento ao que está acontecendo. Eles são tão apegados aos donos que podem ser muito protetores e até ciumentos!

Além disso, não hesitam na hora de cuidar de seus tutores, o que faz com que eles latam bastante. Mas como os outros cães de pequeno porte, não há nada que um adestramento não faça por esses cachorrinhos!

14. Bichon Frisé

cachorro pequeno Bichon Frisé branco

Este cachorrinho ganhou o coração da elite francesa antes que a Revolução Francesa acontecesse. E não é para menos! Eles são extremamente dóceis, alegres, divertidos e muito sociáveis.

Com um comportamento energético e brincalhão, esse pet também vive horas de tranquilidade, é muito esperto e aprende com facilidade.

15. Pequinês

cachorro pequeno Pequinês

Embora a raça também esteja na lista das menos faladas, este cão de raça pequena é uma ótima companhia. Ele é bem amigável, dócil e ativo, mas também pode ser bem corajoso, apesar do tamanho. 

Por serem animais de pelos longos, necessitam de cuidados com a escovação, portanto, saiba que as  escovas e rasqueadeiras serão suas maiores companheiras para isso. 

Agora que você conhece este monte de raças de cachorro pequeno, qual é a sua preferida? Conte para nós nos comentários!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

12 Comentários

  1. Carlos Alves dos Santos disse:

    Quero adotar um cachorro pequeno.

  2. Laura Alves disse:

    Puxa! Que fofinhos!

    Gostaria de adotar um maltê

  3. Kauan disse:

    Eu tenho um Spitz

  4. Elisangela disse:

    Quero adotar um cão fêmea se possível porte pequeno

  5. Juciara disse:

    Quero adotar um cachorro pequeno amo cachorro mas não tenho espaço pra cachorro grande muito obrigada e boa noite

  6. Maristela disse:

    Cadê os Lhasa…são maravilhosos… gostaria de ver matéria sobre a raça.

  7. Natali disse:

    Queria saber se o da capa tem raça ou é um srd? Ele é lindo ❤️

  8. Ana Lúcia Ferreira disse:

    Atualmente tenho uma viralatinha que adoro. Mas antes dela era um salsichinha! Amo Dashunds! São muito espertos, inteligentes, cheios de energia, ciumentos de seus tutores… mas apaixonantes!

  9. Lidia camazinha de Sá disse:

    Preciso de uma cachorrinha!

Deixe o seu comentário