Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode comer lichia? Confira!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pode comer lichia

Oferecer uma dieta saudável ao seu pet é algo imprescindível. Por isso, é muito comum querer incluir algumas frutas na hora de decidir qual será o cardápio do seu pet. Afinal, se elas são tão saudáveis para a gente, por que não seriam para os cachorros?

A grande questão é que nem tudo que faz bem para os humanos, faz para os cachorros também. Um bom exemplo disso é a lichia. Você sabe se cachorro pode comer lichia? 

A lichia é uma fruta tropical muito conhecida pelo seu gosto doce e pelo seu perfume inconfundível. Ela tem altos níveis de fibra, baixa caloria e é uma excelente fonte de vitaminas. Portanto, é super saudável para os humanos, normalmente utilizada em dietas ou para melhorar situações de retenção de líquido. Entretanto, a lichia apresenta um ponto de atenção: se ingerida antes de amadurecer, ela pode ser tóxica!

Mas e quanto ao pet? Cachorro pode comer lichia?

O cachorro pode comer lichia, embora essa seja uma área pouco estudada. Não existem muitas informações acerca dos benefícios dessa fruta na dieta do cão. Portanto, sabendo das propriedades desse alimento, o recomendado é tomar alguns cuidados ao oferecer lichia para o seu pet.

Assim como no caso de diversas frutas com caroços e cascas, é importante dar apenas a “carne” da lichia. Isso porque o caroço e a casca podem fazer mal ao seu cachorro, além de correr o risco de que ele se engasgue comendo a fruta inteira. 

Também é importante que, antes de dar a fruta inteira para o seu pet, você ofereça apenas um pedaço pequeno. Então observe como o corpo dele reage. Caso ele vomite ou passe mal, não é recomendado continuar a dar a fruta para o cachorro. 

Outro ponto importante é se certificar de que a lichia está realmente madura. Como já dissemos aqui, a lichia verde é tóxica e afeta severamente os níveis de glicose do organismo. Além disso, é sempre importante lembrar que frutas que possuem um nível muito alto de açúcar. Por isso, devem ser incluídas em menor quantidade na dieta dos pets. Além de causar diabetes, o açúcar pode fazer com que seu cão ganhe muito peso, levando-o à obesidade. 

Resumindo, o cachorro pode comer lichia, mas existem diversas ressalvas e cuidados que você precisa tomar na hora de oferecer esse alimento a ele. Caso o seu cão possua problemas de saúde como diabetes ou sofra com a obesidade, é importante consultar o seu veterinário para saber se é indicado dar a lichia ao animal ou não.

Quais são os alimentos ideais para a dieta do cachorro?

cachorro pode comer lichia

No lugar da lichia, você pode optar por outros alimentos próprios para cachorro. Esses alimentos já possuem todos os nutrientes e vitaminas necessários para que seu cachorro tenha uma dieta saudável e agradável. 

A ração é uma parte imprescindível da alimentação do seu cachorro e já faz com que o organismo dele absorva tudo que precisa para se desenvolver e crescer feliz e saudável. Caso você queira oferecer um alimento diferente, é possível recorrer à ração úmida ou até mesmo aos petiscos dos quais os pets tanto gostam. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário