Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode tomar chá de hortelã: verdade ou mito?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quatro cachorro tomando chá na mesa

Tomar chá de hortelã é um hábito bastante comum entre os humanos, seja antes de dormir, pois tem propriedades calmantes, como também para benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios, ajudando contra gripe e doenças intestinais. Mas, será que esses benefícios têm o mesmo efeito em cães? Vamos descobrir se cachorro pode tomar chá de hortelã.

Assim como qualquer outra adição de alimento na rotina do animal de estimação, é preciso ter precaução, cuidados, orientação de um médico-veterinário e muita informação. Por isso, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o tema!

Cachorro pode tomar chá de hortelã?

Não, o chá de hortelã não faz mal para os cachorros, essa é uma bebida que não apresenta risco para a saúde dos animais. Porém, existem dois pontos de atenção: oferecer exageradamente e sem orientação de um profissional.

Então, antes de sair oferecendo para o seu amigo de 4 patas, confira antes com um médico-veterinário de confiança para avaliar se os nutrientes dessa planta podem ser benéficos para o seu pet e qual a quantidade e frequência recomendada.

Para que serve o chá de hortelã para o cachorro?

Cachorro pode tomar chá de hortelã

A Mentha spicata, popularmente conhecida como hortelã, é utilizada para preparar vitaminas, sucos, sopas, sobremesas e chás. Além do sabor, essa é uma espécie de erva que é naturalmente composta por alguns benefícios, pois é uma planta medicinal e aromática com propriedades que ajudam a:

  • tratar problemas digestivos, como acidez, náuseas, vômitos e má digestão;  
  • melhorar a respiração;
  • combater o mau hálito;
  • controlar níveis de ansiedade, pois possui efeito calmante e sedativo.
  • entre outros. 

Além desses benefícios, a ingestão do chá de hortelã é bastante utilizada como um calmante natural para cachorro. Porém, todo o processo precisa ser monitorado por um veterinário.

Cachorro pode tomar chá de hortelã, mas realmente agrega benefícios?

Como mencionamos, pode dar chá de hortelã pro cachorro. Porém, será mesmo que agrega benefícios à saúde dos bichinhos? Cientificamente, é inegável o poder de ação da planta, mas, alguns pontos precisam ser levados em consideração, como, por exemplo, a dose que será oferecida ao animal. 

Portanto, ainda que exista uma combo de benefícios, fica a questão sobre a frequência e a quantidade. Ou seja, o quanto de chá de hortelã precisa ser oferecido para que o cachorro se beneficie das suas propriedades?  

Porém, nesse mesmo contexto, sabemos que bebida e alimentos em excesso não são bons para os animais. Sendo assim, é preciso contar com as orientações de um médico-veterinário. Só o profissional pode analisar assertivamente o impacto da bebida na rotina do seu melhor amigo. Como também, definir a regularidade, a quantidade que deve ser oferecida e analisar as reações do pet. 

Como saber se o chá de hortelã é prejudicial para os cães?

Mesmo não sendo um planta que tenha histórico de intoxicação, existem situações em que a sua ingestão pode ser prejudicial. E isso acontece quando os tutores realizam escolhas por conta própria.

Cachorro pode tomar chá de hortelã

Em outras palavras, tanto para medicamentos, alimentos ou bebidas, qualquer mudança na rotina do seu bichinho precisa ser feita de forma gradual e orientada. Por exemplo, se o seu cachorro parece estar doente, buscar soluções sem a colaboração de um veterinário é um risco que você assume de agravar ainda mais a situação. 

Isso, sem levar em consideração que estamos falando de ‘’achismo’’, onde não existe a certeza do diagnóstico. Então, não apenas sobre o chá para cachorro, mas para todas as formas de tratamento sem o acompanhamento veterinário. Consulte um profissional e tire todas as suas dúvidas. 

Curtiu saber mais sobre se cachorro pode tomar chá de hortelã? É sempre bom entender o que nossos amigos podem ou não ingerir, não é mesmo? Aqui no blog da Cobasi, você encontra  conteúdos sobre tudo o que é essencial para vida, saúde e bem-estar dos animais. Continue conosco e saiba mais!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário