Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pequeno: 15 raças para você se apaixonar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 9 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pequeno com a cabeça virada para o lado
Cachorros pequenos são fofos e ótimos animais de estimação

Conheça 15 raças de cachorro pequenos que são perfeitos para ter em casa e alegrar toda a família.

São tantos animais fofos em miniatura que fica até difícil escolher apenas um para adotar e dar amor e carinho. Confira!

Raças de cachorro pequenos

As raças de cachorro pequeno são aquelas onde o animal de estimação pesa, aproximadamente, de 10 a 11kg. Além do peso, o porte é definido pela altura do animal.

Raças de cachorro pequeno: qual é a menor?

Você sabia que o menor cachorro do mundo é da raça chihuahua? É isso mesmo! Miracle Milly é uma cachorrinha que nasceu em 2011 e tem média 9,65cm de altura.

Ela era tão pequena que seus tutores diziam ser possível segurar o cão com uma colher de chá!

Além do título de menor raça de cachorro do mundo, ela ganhou o prêmio de cachorro mais clonado na história. Foram 49 até sua morte, em 2020.

Quem detém o título de melhor cão vivo do mundo é Pearl, uma chihuahua com apenas 9,14cm de altura. Para se ter uma ideia, ela é menor do que um palito de picolé.

15 raças de cachorro pequeno para você se apaixonar!

1. Pug

cachorro pug triste
As dobrinhas e o focinho achatado são as características do Pug

O Pug é uma das raças de cachorros pequenos que fazem o maior sucesso no Brasil. Seu focinho achatado e os seus olhos saltados encantam tutores de todas as idades.

O Pug é um cão conhecido por seu comportamento tranquilo e dócil, o que torna o animal uma boa alternativa para quem mora em locais pequenos, como apartamentos.

As mesmas características que o tornam tão diferente também desencadeiam problemas respiratórios, de pele e tendência à obesidade.

Além disso, o tutor deve controlar muito bem a ração e os petiscos e dar atenção especial a essa raça de cachorro pequeno nos dias mais quentes.

Por causa disso, é recomendado que os tutores dessa raça de cachorro pequeno façam visitas semestrais a um médico-veterinário. Saúde do pet em primeiro lugar!

2. Chihuahua

chihuahua olhando para frente
Um chihuahua mede no máximo 20cm

É claro que uma das principais raças de cachorro pequeno no mundo não poderia faltar na lista. Os Chihuahuas medem menos de 20cm de altura.

Este cachorro de raça pequena não precisa de muito espaço, mas exige muita atenção do tutor.Apegado e carente, esse é um cachorro pequeno que não vai sair do colo.

Essa raça faz parte da lista de cachorros pequenos que não crescem e que parecem filhotes por toda a vida.

Uma das principais características do Chihuahuas é ser um animal de estimação extremamente territorialista. O que reflete latidos altos e frequentes de pessoas e animais estranhos.

Uma das dicas para garantir o bem-estar desses cães em locais pequenos é investir em brinquedos interativos com dispenser de petiscos. Eles adoram!

3. West Highland White Terrier

West Highland White Terrier olhando para o tutor
O West Highland White Terrier é carinhoso e dócil

O West Highland White Terrier é uma raça de cachorro pequeno peludo, carinhoso e dócil, perfeito para morar em apartamentos.

No entanto, não pense que só porque ele não é grande, que não precisa passear. Esses animais estão entre as raças de cães que adoram praticar atividades físicas.

O Westie, como é conhecido, é branco e costuma ser um cachorro com algumas necessidades especiais. Alergias e problemas de pele não são incomuns e a razão muitas vezes é a sensibilidade alimentar.

O ideal é oferecer ração de qualidade e realizar visitas frequentes ao médico-veterinário para manutenção da saúde do pet.

4. Cachorro pequeno Yorkshire Terrier

Yorkshire-Terrier
O Yorkshire-Terrier é um dos preferidos de tutores de todas as idades

O Yorkshire Terrier certamente está na lista de raças de cachorro pequeno mais adoradas e conhecidas no Brasil.

Isso porque a maioria das pessoas que têm cães de pequeno porte por aqui escolhem este cachorrinho. Os Yorkies são animais extremamente extrovertidos e brincalhões

Além disso, esses cães perdem pouco pelo, são companheiros e, ao mesmo tempo, independentes. É o pet ideal para quem tem famílias com crianças.

Este está entre os melhores cachorros pequenos para apartamento por causa do seu temperamento, ível de energia e pelagem.

No entanto, seus pelos longos e macios exigem alguns cuidados especiais, como a escovação diária. 

Escovas rasqueadeiras e shampoos estão entre os itens importantes para seus cuidados.

5. Lulu da Pomerânia

Lulu da Pomerânea
Lulu da Pomerânia parece um cachorro de pelúcia

Lulu da Pomerânia, também chamado de Spitz Alemão, é uma raça de cachorro pequeno que ficou famoso nas redes sociais por sua semelhança com um bichinho de pelúcia.

No Brasil, a raça ficou famosa por seu glamour e seus pelos impecáveis. Inclusive, há mais de um tipo de Spitz Alemão, mas o mais conhecido é a raça miniatura.

Inteligente e amoroso, o Lulu vive colado em seu tutor, e por isso acaba estranhando pessoas desconhecidas em um primeiro momento. 

É uma raça que gosta de latir bastante e pode ter um temperamento forte, dependendo do seu adestramento.

Mas, assim como outros animais de estimação, tudo depende de como ele foi criado. 

Além disso, também é possível fazer um adestramento e a socialização do pet para melhorar o seu comportamento.

6. Papillon

Papillon no parque
O Papillon é famoso por sempre proteger seus tutores

Esses cães de pequeno porte costumam ser muito ativos e protetores. Por serem leais, os Papillon estão sempre de olho no seu tutor e o latido pode incomodar.

Entretanto, com o adestramento é muito correto, é possível perceber uma melhora significativa em seu comportamento.

O que torna o Papillon uma raça de cachorro especial é a beleza de sua pelagem e suas orelhas. Apesar de lindos e muito graciosos, eles não são tão comuns no Brasil.

7. Bulldog Francês

Tutor alimentando Bulldog Francês
O Bulldog Francês é um animal amoroso e brincalhão

Para quem procura uma raça de cachorro pequeno de pelo curto, o Bulldog Francês é a melhor escolha. Brincalhão e amoroso, ele se destaca por sua personalidade.

As cores dessa raça variam bastante e o animal pode nascer com marquinhas únicas. Por ser uma raça modificada geneticamente, o Bulldog Francês pode ter problemas respiratórios.

Por isso, os passeios com o animal de estimação devem ser feitos sempre em horários com temperatura amena. Prefira o começo da manhã ou final da tarde.

8. Shih Tzu

Shih-Tzu deitado
O Shih-Tzu é ideal para quem mora em apartamento

Entre as raças de cachorro pequeno ideais para apartamento, o Shih Tzu é umas mais desejadas por tutores brasileiros.

Uma raça de olhos saltados, focinho achatado e personalidade marcante. Os Shih Tzus são ótimos cães de companhia.

O Shih Tzu é uma raça de cachorro pequeno que precisa de tosas constantes, já que os pelos podem entrar nos seus olhos, nariz e até atrapalhar na hora de andar.

Por isso, ele exige alguns gastos a mais que outros cães de pelos curtos. Mas vale a pena, afinal são animais muito amorosos, dóceis e extremamente carinhosos.

9. Boston Terrier

Boston Terrier brincando com tutor
O Boston Terrier é um das raças de cães mais sociáveis que existem

O Boston Terrier é famoso por sua pelagem, que se assemelha a um smoking. Por ser um pet bastante sociável, faz parte da lista de cachorros pequenos e fofos!

A sua personalidade é preguiçosa, então se atentar ao peso do animal é importante. Carinho, atenção e mimos precisam estar na rotina desta raça de cachorro.

10. Griffon de Bruxelas

Griffon de Bruxelas no parque
O Griffon de Bruxelas é um cão fofo, porém difícil de encontrar para a adoção

O prêmio de raça de cachorro pequeno exótica vai para o Griffon de Bruxelas! Este pet é singular por ser difícil de encontrar.  

Com focinho curto, orelhas empinadas e uma pelagem que imita a barba, o Griffon tem uma beleza engraçadinha e muito diferente do que estamos acostumados.

Por ter um comportamento peculiar, quem deseja ser tutor dessa raça de cachorro pequeno, precisa estudá-lo antes de adotá-lo.

Por exemplo, ela não é uma raça indicada para família com crianças, pois não gosta de apertões e de ser incomodado fisicamente. Apesar de adorar a companhia dos tutores.

É possível dizer que este é um pet um tanto quanto metódico. Os exercícios e atividades precisam estar na rotina desse cão.

11. Maltês

cão Maltês correndo no parque
O Maltês é famosos por ser dócil e cheio de energia

O Maltês é uma raça de cachorro pequena famosa devido à pelagem branca, macia e fofa. Seu temperamento é amistoso, companheiros, dóceis, ativos e cheios de energia.

12. Corgi

cachorro corgi no parque
O Corgi é considerado o cão da realeza

O Corgi é uma raça de cachorro pequeno que tem feito muito sucesso na televisão, já que é animal de estimação da Rainha Elizabeth II, na série The Crown.

Esses cachorros ganharam o apelido de cão da realeza em meados do século XX. Isso porque são pets espertos, leais e companheiros.

13. Dachshund

Dachshund no jardim
O Dachshund é um cão muito esperto e adora crianças

O Dachshund é um cachorro muito esperto, ativo e curioso, sempre atento ao que está acontecendo no ambiente. Eles são apegados e podem ser muito ciumentos.

Mas como os outros cães de pequeno porte, não há nada que um adestramento não faça por esses cachorrinhos.

14. Bichon Frisé

Bichon-Frise
O Bichon-Frise é uma raça nativa da França

Esta raça de cachorro pequeno ganhou o coração da elite francesa antes que a Revolução Francesa acontecesse. Eles são dóceis, alegres, divertidos e sociáveis.

Com um comportamento energético e brincalhão, esse pet também é muito esperto e aprende com facilidade.

15. Pequinês

pequinês passeando com o tutor
O Pequinês é o pet ideal para crianças

Embora não seja uma das raças de cachorros pequenos mais famosas, o Pequinês é uma ótima companhia para tutores de todas as idades.

Esse cãozinho foto tem um comportamento amigável, dócil e ativo. Isso sem falar em sua coragem, apesar do tamanho. 

Por serem animais de pelos longos, necessitam de cuidados com a escovação. Portanto, não se esqueça de investir em escovas rasqueadeiras de qualidade.

Agora que você conheceu as 15 raças de cachorro pequeno para ter em casa, conte para gente: qual delas fará parte da sua família?

Fique por dentro…

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

19 Comentários

  1. Carlos Alves dos Santos disse:

    Quero adotar um cachorro pequeno.

  2. Laura Alves disse:

    Puxa! Que fofinhos!

    Gostaria de adotar um maltê

  3. Kauan disse:

    Eu tenho um Spitz

  4. Elisangela disse:

    Quero adotar um cão fêmea se possível porte pequeno

  5. Juciara disse:

    Quero adotar um cachorro pequeno amo cachorro mas não tenho espaço pra cachorro grande muito obrigada e boa noite

  6. Maristela disse:

    Cadê os Lhasa…são maravilhosos… gostaria de ver matéria sobre a raça.

  7. Natali disse:

    Queria saber se o da capa tem raça ou é um srd? Ele é lindo ❤️

  8. Ana Lúcia Ferreira disse:

    Atualmente tenho uma viralatinha que adoro. Mas antes dela era um salsichinha! Amo Dashunds! São muito espertos, inteligentes, cheios de energia, ciumentos de seus tutores… mas apaixonantes!

  9. Lidia camazinha de Sá disse:

    Preciso de uma cachorrinha!

  10. SAO SANTOS disse:

    Olá, são lindos! gostaria de arranjar um pequeno sff

  11. Maria Cleonice Vieira Gomes disse:

    Eu amo todos os animais não tenho nem um gostaria muito de criar um chiuaua .como posso conseguir !

  12. Sandra disse:

    Quero adotar um cachorro de porte pequeno

  13. Lucas disse:

    Corgi é porte médio!

Deixe o seu comentário

Bobi, morre o cachorro mais velho do mundo Compra Programada Cobasi 7 animais de estimação para crianças Sinais de que seu pet sofre com o calor Ajude seu pet a enfrentar os dias de calor Cachorro em avião: dicas e regras para o voo
Bobi, morre o cachorro mais velho do mundo Compra Programada Cobasi 7 animais de estimação para crianças Sinais de que seu pet sofre com o calor Ajude seu pet a enfrentar os dias de calor Cachorro em avião: dicas e regras para o voo
Bobi, morre o cachorro mais velho do mundo Compra Programada Cobasi 7 animais de estimação para crianças Sinais de que seu pet sofre com o calor Ajude seu pet a enfrentar os dias de calor Cachorro em avião: dicas e regras para o voo