Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tudo que você deve saber sobre a caixa de areia para gatos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gato na caixa de areia

Todo mundo sabe que os felinos adoram fazer suas necessidades na caixa de areia, mas você entende porque isso acontece? Bem, sabemos que os bichanos possuem diversas características bem peculiares.

E é justamente isso os tornam seres únicos, além de misteriosos e fofos! Uma das maiores peculiaridades é o hábito de esconder suas necessidades na caixa de areia para gatos. 

Desde bem filhotinhos esses animais já buscam por superfícies arenosas para fazer xixi e cocô. Sendo assim, manter os cuidados com a higiene dos gatinhos se resume a uma caixa de areia e a rotina de substituição da areia ou do granulado sanitário

Mas, ao mesmo tempo que é simples, esses itens precisam de alguns esclarecimentos porque os gatos são extremamente exigentes e nem todo mundo compreende de imediato esses felinos. 

Continue lendo para saber mais sobre as caixas de areia e suas necessidades na vida dos gatos.

Para que serve a caixa de areia e porque os gatos amam ela?

Como já dissemos, a caixa de areia é um recipiente que serve para os gatos fazerem suas necessidades. Lá eles se sentem confortáveis tanto para fazer xixi, quanto para fazer o famoso número 2. 

Mas se você está se perguntando o porquê disso, nós estamos aqui para te ajudar a entender. Os gatos gostam de fazer suas necessidades na caixa de areia porque eles são animais extremamente limpos e higiênicos

Afinal, não é à toa que eles vivem se lambendo, não é mesmo? Além disso, eles detestam que suas necessidades fiquem próximas de seu local de comer ou dormir. 

Na realidade, os gatos compreendem que o processo de esconder as suas necessidades é um fator colaborativo para evitar odores no ambiente em que ele vive, o bom é que consequentemente, isso também afeta nós, humanos. 

Como escolher uma caixa de areia para gatos?

A parte dos gatos em relação a limpeza de seu habitat, está feita. Agora cabe ao tutor ajudá-lo com esta tarefa, para isso, é necessário escolher uma caixa para gato adequada para o gato. 

O tamanho da caixa de areia para gatos, ou caixa sanitária como também é chamada, influencia tanto na utilização, quanto no conforto do bichano. Ou seja, quanto mais espaçosa e acessível, mais confortável e atraente para o pet.

O ideal é que o gato consiga entrar na caixa com facilidade, dar uma volta em seu próprio eixo e se movimentar sem qualquer dificuldade. Para isso, basta escolher uma caixa de areia no tamanho adequado e com as laterais na altura certa. Filhotes e gatos idosos, podem ter dificuldade em entrar em sanitários higiênicos com as laterais altas.

Em outras palavras, o banheiro do gato precisa fornecer conforto no momento da sua privacidade.

Caixa de areia fechada: uma sugestão para os felinos

A caixa de areia fechada é uma outra opção que pode ser analisada. Elas promovem maior privacidade para o pet, deixando o ambiente mais agradável esteticamente, além de neutralizar melhor o odor.

No entanto, para que seu gato utilize esse tipo de caixa, é muito importante saber como ensinar o gato a usar a caixa de areia. Ensine ele a abrir  e fechar da porta algumas vezes e acompanhe o aprendizado do seu pet.

Pode ser que demore um pouco, mas seja persistente e tenha paciência com o felino. Isso para evitar que o felino fique receoso na utilização desse tipo de caixa. O que vale é incentivar e observar a adaptação!

caixa de areia para gatos filhotes

Deixe caixa em um local de fácil acesso

Depois de comprar a caixa de areia, é fundamental colocá-la em um local de fácil acesso para o felino. 

Uma boa dica de lugar, é saber que eles gostam de fazer suas necessidades em locais calmos e tranquilos

Portanto, evite locais barulhentos e muito agitados. Além disso, os gatos adoram quando a caixa fica no canto, próximo da parede, dessa forma eles se sentem protegidos e terão mais segurança de usar o acessório. 

Pois é, os gatos têm hábitos peculiares e devemos respeitar isso. Além disso, caso você tenha mais de um gato, garanta que terão várias caixas de gato espalhadas pela casa, afinal, eles não gostam de usar os mesmos banheiros. 

Na hora de achar um local para elas, lembre-se, nada de locais que venham a inibir a utilização, por isso pense sempre nessas dicas de lugares abertos, calmos que transmitam conforto e confiança ao peludo.

Quantas caixas eu devo ter em casa?

Os gatos são bem exigentes quando se trata de privacidade e higiene! Normalmente eles preferem ter mais de uma caixa sanitária disponível, principalmente quando há mais gatos convivendo no mesmo ambiente.

Por serem predadores e carregarem esse instinto, os gatinhos não curtem muito a ideia de compartilhar a caixinha de areia. 

Tenha sempre uma caixa de areia a mais que o número de gatos da casa, ou seja, se você tem dois gatos, tenha três caixas, se você tem quatro gatos, tenha cinco caixas, e por aí vai.  

Qual tipo de areia usar na caixa de gato?

É fundamental se atentar ao tipo de areia que será colocada na caixa para gato, cada animalzinho tem uma preferência quanto ao tipo do grão de areia. Mais uma vez a exigência típica dos gatos!

No entanto, escolher a areia de gato não é uma tarefa complicada. É só identificar qual granulado higiênico ele se adequa melhor. Seu gatinho tem à disposição a areia de gato, areia sílica, madeira, biodegradável e argila bentonita. 

Conheça melhor cada uma delas:

Areia de argila

Este é o tipo mais comum de areia sanitária para gatos. Ela é composta por granulados à base de argila, que se transformam em torrões firmes quando o felino faz xixi, neutralizando os odores. 

Areia de madeira

Elaborada por grãos de madeira de reflorestamento, essa areia costuma ter uma boa absorção, além de ajudar a controlar o odor de urina e de fezes. 

Areia biodegradável

Se além de cuidar do felino, você cuida do meio ambiente, esta é a areia ideal. Ela é elaborada  com fontes renováveis, como milho e mandioca, e pode ser facilmente descartada no vaso sanitário ou no lixo comum.

Areia de sílica

Com o aspecto de bolinhas, esta areia é feita a base de um gel com alto poder de absorção de líquidos. A vantagem é que ela pode ser utilizada por mais tempo,  além disso, os grãos mudam de cor quando estão sujos, o que facilita na hora de limpar a caixa. 

Areia de bentonita

Esta areia é composta a base de uma mistura de argilas de grãos muito finos, feita a partir de cinzas vulcânicas, ela tem alto poder absorvente e ajuda a controlar os cheiros ruins.

Independente do tipo escolhido, o importante é que o tutor e o gatinho estejam adaptados ao tipo de granulado. A areia Pipicat, por exemplo, forma torrões mais firmes e elimina maus odores.

A quantidade, ou seja, o volume de granulado também pode interferir na utilização da caixa de areia para gatos. Isso porque eles adoram cavar e caso não tenham grãos suficientes na caixinha, o gato pode ficar insatisfeito e fazer as necessidades em outro lugar.  Sendo assim, procure sempre deixar uma quantidade que ele possa cavar para enterrar suas necessidades.

Como limpar a caixa sanitária?

A higienização da caixa sanitária do gato é um fator muito importante e deve ser feito com atenção. Afinal de contas, quem gosta de utilizar um banheiro sujo? Sendo assim, é fundamental manter a caixa de areia de gato sempre limpa.

Limpe a areia do gato duas ou mais vezes por dia e faça a higienização da caixa de areia pelo menos duas vezes por semana. Disponibilize mais caixas sanitárias para que ele sempre possa ter um local limpinho para uso. 

A ida com frequência regular ao banheirinho, é um sinal de saúde do seu bichano. Isso pode evitar futuros problemas de saúde. Mas, para que ela aconteça sem estresse, é importante seguir as dicas.


Ainda ficou com duvidas de como ensinar o seu felino a utilizar a caixa de areia e qual seria a ideal para o seu gato. Da uma olhada no vídeo que preparamos!

Quer mais dicas sobre cuidados com gatos? Confira os posts abaixo:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

9 Comentários

  1. Bruno Rodrigo disse:

    Olá Cláudio,
    Moro em um apartamento pequeno de 55m², minha gata persa de 3 anos e meio que é muito tranquila, tem água fresca disponível o dia todo e bebe regularmente, come duas vezes ao dia, dou sachê de comida úmida duas vezes por semana, é uma gata bem sociável e não se esconde quando recebemos visitas, não tenho reclamações nestes pontos.
    Comprei na Cobasi o Banheiro para Gato Cat Box, ela não estranhou e começou a utilizar sem problema, mantenho bem limpo, utilizo o granulado daqueles brancos, troco sempre que começa a amarelar, só que de vez em quando ela insiste em urinar próximo da porta de entrada na sala, e sempre ou a noite ou quando saímos para trabalhar, limpo com produtos próprios para tirar o odor de urina de gato, já passei vinagre, café, jogo o educador, a casa toda sempre limpa, mas passa alguns dias e ela volta a fazer isso. Pior que ela sabe que faz coisa errada porque se esconde por algumas horas, não pede comida, e nos evita, só depois de um tempo volta a ficar no nosso meio.
    Ela foi castrada aos seis meses, e não entendo de jeito nenhum porque deste comportamento. Vale ressaltar que isto já ocorria antes de trocar pelo banheiro fechado.
    Por favor me ajude.

    • Cobasi disse:

      Olá Bruno. Este comportamento pode sim ter relação com a castração, mas não podemos te dar nenhum diagnóstico sem exames. Procure um veterinário de sua confiança. Ele pode receitar remédios ou até mesmo brinquedos que vão ajudar neste comportamento. Ressaltamos a importância do acompanhamento com um médico veterinário. Agradecemos por sua pergunta! Em caso de dúvidas, escreva novamente para nós. Abraços, Equipe Cobasi.

  2. EDUARDO MENEZES disse:

    Excelentes dicas !
    Grato.

  3. Larissa Prates disse:

    Tenho uma gatinha de um mês, qual é a idade ideal do gato para comprar uma caixinha de areia?

    • Cobasi disse:

      Oi, Larissa! Como vai? Você já pode comprar uma caixinha de areia. Os gatos aprendem a usar sozinhos! Mas lembre-se de escolher um modelo com as laterais baixas para que o filhote consiga entrar e utilizar com facilidade.

  4. Marcia Fernando disse:

    Bom dia, minha filha ganhou uma gatinha siamês ela tem dois meses, gosta muito de brincar, gostaria de saber com qtos meses posso castrar ela e qual a cx de areia ideal devo comprar

    • Cobasi disse:

      Marcia, tudo bem? Que legal! Recomendamos que você leve a sua gatinha ao veterinário para vacinação e já veja qual é a indicação do médico-veterinário. Quanto à melhor caixa de areia, os nossos especialistas indicam aquelas com as bordas mais baixas para que o filhote consiga entrar e sair sem dificuldade.

  5. Juliana disse:

    Tenho 3 gatos. A mae e um casal de filhos . A filha come a pipi cat ultra dry quando ponho na caixa! Conforme vão usando, ela para… Mas quando é recem posta ela come
    Queria alguma parecida com a ultra dry pra ver se ela para com isso. Biodegradavel de preferencia. Me de indicação por favor

    • Cobasi disse:

      Oi Juliana, como vai? Pode ocorrer por problemas comportamentais, estresse ou que esta insatisfeito com algo. Pode ser perigoso para a saúde do seu felino, sugerimos a visita em um medico-veterinário para avaliação!

Deixe o seu comentário