Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cama elástica: diversão sem sair de casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cama elástica: diversão sem sair de casa

Nos últimos tempos, cada vez mais as pessoas estão valorizando as possibilidades de se divertir e de se exercitar em suas próprias casas, e a cama elástica é uma excelente opção para isso. Seja sozinho ou com a família, diversão e atividades físicas são tudo de bom e precisam fazer parte do dia a dia de todos nós para contribuir com a nossa saúde física e mental, e com uma boa qualidade de vida de maneira geral.

Nesse artigo, vamos te contar mais a respeito da cama elástica, uma das brincadeiras favoritas das crianças que vem ganhando cada vez mais adeptos de todas as idades. Vem com a gente!

Cama elástica, trampolim ou pula-pula?

Na essência, os três significam a mesma coisa. Pode ser mais comum encontrarmos o termo pula-pula quando se trata daqueles brinquedos maiores, que costumam comportar uma ou mais crianças (e adultos, também) em parques de diversão, por exemplo.

A cama elástica e o trampolim têm o mesmo princípio, mas muitas vezes essas palavras são usadas para fazer referência aos modelos pequenos e individuais, frequentemente encontrados em academias, ginásios e centros esportivos.

Se você está buscando um desses produtos para colocar na sua casa, existem algumas questões bem importantes a serem consideradas antes de fazer a compra e a instalação. Vamos ver a seguir.

O que fazer em uma cama elástica

O que fazer em uma cama elástica

De maneira geral, podemos dizer que tudo o que você faz numa cama elástica pequena pode ser feito em uma de tamanho maior, com a vantagem de que outras pessoas podem usar ao mesmo tempo que você. Já o contrário não é verdade, pois as camas elásticas pequenas são feitas para comportar apenas uma pessoa de cada vez.

As brincadeiras mais comuns são pular e correr ao redor da circunferência da cama elástica, mas você pode caprichar nos saltos, fazendo poses elaboradas enquanto estiver no ar, e até pular ao som de uma música bem animada! Já imaginou brincar de estátua sobre uma cama elástica? Que tal convidar sua família para esse desafio? Experimente!

Já com relação aos exercícios físicos, eles têm intensidades diferentes, que variam de acordo com a experiência do praticante: assim, podem ser para iniciantes, pessoas em nível intermediário ou avançado. Existem muitas combinações entre movimentos de braços e pernas possíveis de se fazer numa cama elástica, com saltos diversos que ajudam a fortalecer a musculatura do corpo como um todo, aumentando a sua flexibilidade e contribuindo para a manutenção do peso. 

Nesse caso, em que a cama elástica é utilizada como parte de um treinamento, é muito importante receber orientação de um profissional de educação física e manter acompanhamento médico regular. Essa é a maneira mais segura de garantir que os efeitos dos exercícios sobre a sua saúde sejam os desejados por você, e que esteja tudo em ordem com o seu organismo.

Como escolher uma cama elástica

O primeiro aspecto a ser observado quando se decide comprar uma cama elástica é o espaço disponível para fazer a instalação. Além do diâmetro da cama elástica, não esqueça de verificar também a altura do produto depois da montagem, e considerar os pulos que serão dados durante seu uso.

Não é que você, obrigatoriamente, precise fazer a instalação da cama elástica em locais ao ar livre, mas os tetos baixos podem ser muito perigosos, então é preciso redobrar a atenção. No caso do uso ser feito por crianças, é imprescindível que um adulto responsável esteja sempre por perto e atento às brincadeiras, para evitar acidentes.

O segundo ponto a ser considerado é o limite de peso da cama elástica. O local mais seguro para obter essa informação são os dados disponibilizados pelo fabricante, então leia o manual com atenção e respeite as orientações que constarem nele. Sobrecarregar a cama elástica pode oferecer grandes riscos de acidentes, e não é essa a intenção.

Cuidados para prevenir acidentes na cama elástica

Cuidados para prevenir acidentes na cama elástica

Além de respeitar as informações disponibilizadas pelo fabricante no manual, você pode tomar alguns cuidados extras para evitar que aconteçam acidentes com a cama elástica.

O primeiro deles é não permitir que crianças de idades muito diferentes brinquem juntas. Pois é, sabemos que essa parece uma orientação muito chata, mas uma criança de 12 anos pode machucar seriamente, mesmo que sem querer, uma criança menor, de 3 ou quatro anos, por exemplo. Então, procure fazer turnos para que todos possam aproveitar a cama elástica e previna sustos.

Se você tem filhos de idades diferentes e quer muito que possam brincar juntos, procure entrar com eles na cama elástica, auxiliando nas brincadeiras e garantindo uma distância segura entre cada um. Assim, em caso de queda (o que é natural e esperado), um não cairá por cima do outro.

Outra medida de segurança é garantir que haja uma rede de proteção ao redor da cama elástica, que permaneça fechada enquanto houver alguém pulando, e que não haja nenhum furo ou rasgo. Assim você evita que alguém “voe” para fora da cama elástica e se machuque.

O piso onde a cama elástica for instalada também deve ser protegido, com placas de tapetes do tipo EVA ou colchões fofinhos, capazes de amortecer uma queda.

Por fim, garanta que o entorno da cama elástica seja coberto por espuma (na parte de dentro mesmo, próximo de onde as pessoas correm e pulam) e que as molas estejam sempre em bom estado e encapadas. Assim você previne acidentes como batidas de cabeça em estruturas de ferro, cortes e arranhões, além de evitar que partes do corpo ou da roupa das pessoas fiquem presas na estrutura da cama elástica.

A importância da manutenção da cama elástica

Vale a pena programar uma manutenção da cama elástica de tempos em tempos também, especialmente para aquelas que ficam expostas ao tempo, pois o sol e a chuva podem reduzir a vida útil do produto. Para isso, procure profissionais qualificados e que ofereçam garantia do serviço.

A cama elástica é um brinquedo muito bacana, que pode render excelentes momentos e memórias de diversão em família, sem precisar sair de casa. Tome os cuidados necessários e divirta-se sem moderação!

Continue sua leitura com a gente! Confira:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário