Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho anão: Uma fofura em tamanho reduzido

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coelho anão

Com um pelo bem macio e olhos grandes, o coelho anão vem sendo cada vez mais escolhido por tutores que querem um pet para amar e cuidar. Você está pensando em adotar, mas ainda não sabe nada sobre ele?

Vem com a gente, nesse artigo vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre essa espécie tão fofinha.

Características do coelho anão

O mini coelho anão é resultado do nanismo que, assim como os seres humanos, também afeta os animais. Esse tipo de coelho é 4 vezes menor que um coelho comum e tem um peso que não ultrapassa 1,5kg.

O tamanho do coelho anão pode variar de 30 a 50cm e suas patas são curtas, em comparação com o resto de seu corpo. Se somente com essas informações você já está pensando em adotar um coelho anão, saiba que não há somente um tipo específico dele.

Conheça alguns tipos de coelhos que são muito pequenos:

Coelho Anão Holandês – Netherland Dwarf

coelho anão holandês
Netherland Dwarf (Oryctolagus cuniculus domesticus)

Conhecido como coelho anão holandês, essa é a menor raça de todas. O seu corpo é arredondado, com orelhas bastante pequenas. A sua altura, desde a fase filhote até a adulta, é de 15 a 25cm, pesando de 800 gramas a 1,4kg. São animais muito ativos e ágeis, que adoram brincadeiras.

Mini Lion Head

coelho leão
Mini Lion Head (Oryctolagus cuniculus)

De origem norte-americana, o coelho leão é marcante pela sua juba em torno da face, como um leão. Sua juba pode chegar até 7cm de comprimento e seu peso pode chegar até 1,5kg. Com olhos redondos e brilhantes, o coelho Mini Lion Head pode apresentar coloração dos pelos nas cores branca, preta, cinza, caramelo e azul viena. Seu tronco é curto, compacto e bem torneado.

Fuzzy Lop

fuzzy lop
Fuzzy Lop (Oryctolagus cuniculus)

Também de origem norte-americana, o coelho Fuzzy Lop possui uma pelagem densa que pode variar nas cores, mas sempre acompanhado da cor branca em certos locais do corpo. Esse tipo de coelho chega a pesar 1,8 kg e possui as orelhas caídas. Com um tronco compacto e largura igual a altura do ombro e quadris.

Cuidados necessários com seu coelho anão

Pela sua condição de nanismo, é um pet fofo e bem animado, mas que não dispensa cuidados especiais. Caso esteja pensando em adotar um, reserve um bom espaço para que ele se mexa e cuide bem da sua alimentação e saúde. Assim, você conseguirá aproveitar melhor a companhia desse pet. Confira algumas dicas de como cuidar do coelho anão.

Ambiente

Por ser um animal pequeno, um dos cuidados que você deve ter é com o tamanho da gaiola. Ela deve ser espaçosa para que o animal possa brincar e pular, mas que suas grades sejam pequenas para que ele não fuja.

Porém, evite deixar a gaiola do seu coelho em locais com exposição de correntes de ar e locais úmidos. Esse tipo de coelho se resfria com facilidade.

Então, se você tem dúvidas se pode criar um coelho anão dentro de um apartamento, saiba que o mais importante é criar um ambiente propício para o pet passear livremente com segurança. 

Alimentação

A alimentação é outro cuidado que você deve ter. Mesmo que seja fofo reproduzir cenas de animações e filmes, não ofereça ao seu coelho apenas cenouras. Com uma dieta pobre em nutrientes, seu pet pode apresentar problemas de saúde.

coelho anão

O coelho anão possui um intestino lento para digerir o alimento. Por isso, ofereça a ele a quantidade certa de alimentos por dia para não afetá-lo. Em sua alimentação, insira ração especial para que ele consuma os nutrientes necessários, além de legumes frescos, feno para ajudar na digestão e pequenas quantidades de frutas.

A hidratação do seu pet também é importante. Por isso, sempre deixe água fresca para o animal.

Higiene

Para higienizar o animal, não é recomendado dar muitos banhos nele. Coelhos anões conseguem se auto limpar, mas quando necessário, prefira utilizar um pano úmido para limpar partes mais sujas. Lembre-se de escovar o pelo do seu coelho com um pente especial que alcance a pele do animal.

Manuseio e adaptação

Assim como nós, humanos, os coelhos também passam por uma fase de adaptação quando chegam em um novo ambiente, com novas pessoas. Então, para que essa fase cheia de novidades seja mais fácil para pet, evite forçar uma aproximação.

Nesse ponto, o manuseio é uma etapa importante de conexão entre tutor e pet. Evite o toque físico a todo momento, principalmente nessa fase inicial de relacionamento. Além disso, nunca pegue o coelho pelas orelhas ou pela barriga.

Prefira oferecer suas mãos como apoio para as patas, com o tempo vocês vão estreitando laços e os momentos mais afetuosos virão. Quando o assunto é aproximação, permita que o pet dê o primeiro passo.

Posse responsável

Tutores, lembrem-se: posse responsável. Os coelhos são subdivididos pelo seu tamanho: porte gigante, médio, pequeno e anão. Então, antes de escolher qual orelhudo vai morar com você, é ideal saber qual pet se adequa melhor às suas necessidades e ao seu espaço disponível.

É muito importante ter consciência que ao adotar um animal, você se torna responsável pela vida do bichinho.

4 curiosidades sobre coelho anão

  1. Acredita-se que o coelho Mini Lion Head seja um cruzamento de um coelho anão com o coelho Angorá por criadores europeus.
  2. Os coelhos anões são o tipo de coelho mais inteligente e carinhoso que existe.
  3. Além de pequenos e fofos, são ótimas companhias como pet por serem muito carinhosos.
  4. A cada ciclo reprodutivo, acontecem três ciclos por ano, a fêmea pode ter até 3 filhotes. 

E aí, gostou de saber mais sobre esse tipo de coelho? Aproveite a visita e assista o vídeo que a Cobasi produziu com mais dicas e informações para quem quer ter esse pet maravilhoso em casa. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário