Coelho anão: Uma fofura em tamanho reduzido

Por Cobasi

Compartilhar:
coelho anão

Com um pelo bem macio e olhos grandes, o coelho é um pet muito querido pelas pessoas. Por ser fofo e silencioso, é uma das opções para quem procura um animal pra fazer companhia em residências que não permitem muitos barulhos. 

Entre esse herbívoro, há três tipos diferentes de tamanho que você pode escolher que se adeque a suas necessidades e ao seu espaço disponível. Os coelhos podem ser subdivididos pelo porte gigante, médio, pequeno e  por último o tamanho anão.

Então, que tal conhecer o coelho anão, os cuidados necessários com ele e suas principais características?

Características do coelho anão

O coelho anão é resultado do nanismo que, assim como os seres humanos, também podem afetar animais. Esse tipo de coelho é 4 vezes menor que um coelho comum e tem um peso que não ultrapassa 1,5 kg.

O comprimento do coelho anão pode variar de 30 a 50 cm e suas patas são curtas, em comparação com o resto de seu corpo. Se somente com essas informações você já está pensando em adotar um coelho anão, saiba que não há somente um tipo específico deles. 

Por isso, conheça alguns tipos de coelhos que são muito pequenos:

Mini Lion Head: De origem norte-americana, esse tipo de coelho é marcante pela sua juba em torno da face, como um leão. Sua juba pode chegar até 7 cm de comprimento e seu peso pode chegar até 1,5 kg. Com olhos redondos e brilhantes, o coelho Mini Lion Head pode apresentar coloração dos pelos nas cores branca, preta, cinza, caramelo e azul viena. Seu tronco é curto, compacto e bem torneado.

Olhos da Fantasia: De origem alemã e com uma pelagem branca densa e brilhosa, esse tipo de coelho pode chegar até os 1,25 kg. O que mais se destaca neste tipo de coelho são seus olhos. Sendo bem redondos, brilhantes e sempre na tonalidade marrom escura, a região dos olhos é destacada por uma linha negra. Suas orelhas são curtas, peludas e seu tronco apresenta uma largura uniforme dos ombros até os quadris.

Fuzzy Lop: Também de origem norte-americana, o coelho Fuzzy Lop possui uma pelagem densa que pode variar nas cores, mas sempre acompanhado da cor branca em certos locais do corpo. Esse tipo de coelho chega a pesar 1,8 kg e possui as orelhas caídas. Com um tronco compacto e largura igual a altura do ombro e quadris.

Cuidados necessários com seu coelho anão

coelho anão

Por ser um animal pequeno, um dos cuidados que você deve ter é com o tamanho da gaiola. Ela deve ser espaçosa para que o animal possa brincar e pular, mas que suas grades sejam pequenas para que ele não fuja.

Evite deixar a gaiola do seu coelho em locais com exposição de correntes de ar e locais úmidos. Esse tipo de coelho se resfria com facilidade.

A alimentação é outro cuidado que você deve ter. Mesmo que seja fofo reproduzir cenas de animações e filmes, não ofereça ao seu coelho apenas cenouras. Com uma dieta pobre em nutrientes, seu pet pode apresentar problemas de saúde. 

O coelho anão possui um intestino lento para digerir o alimento. Por isso, ofereça a ele a quantidade certa de alimentos por dia para não afetá-los. Em sua alimentação, insira ração especial para que ele consuma os nutrientes necessários, além de legumes frescos, feno para ajudar na digestão e pequenas quantidades de frutas.

A hidratação do seu pet também é importante. Por isso, sempre deixe água fresca para o animal.

Para higienizar o animal, não é recomendado dar muitos banhos nele. Coelhos anões conseguem se auto limpar, mas quando necessário, prefira utilizar um pano úmido para limpar partes mais sujas. Lembre-se de escovar o pelo do seu coelho com um pente especial que alcance a pele do animal.

Caso o seu coelho anão apresente algum problema de saúde, procure um médico veterinário para que ele possa examinar o animal e indicar o melhor tratamento.

Curiosidades

  • Se acredita que o coelho Mini Lion Head seja um cruzamento de um coelho anão com o coelho Angorá por criadores europeus;
  • Os coelhos anões são o tipo de coelho mais inteligentes e carinhos que existem;
  • Além de pequenos e fofos, são ótimas companhias como pet por serem muito carinhosos.
  • A cada ciclo reprodutivo, que acontece 3 a cada ano, a fêmea pode ter até 3 filhotes. 

E aí, gostou de saber mais sobre esse tipo de coelho?  Pela sua condição de nanismo, são pets fofos e bem animados, mas que não dispensam cuidados especiais. Caso esteja pensando em adotar um, reserve um bom espaço para que ele se mexa e cuide bem da sua alimentação e saúde. Assim, você conseguirá aproveitar melhor a companhia desse pet.

Se você quiser saber mais sobre cuidados com coelhos, talvez esses artigos possam te interessar:

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário