Coelho pode comer acelga? Saiba sobre esse alimento

Compartilhar:


Poucos devem saber, mas a acelga pertence ao mesmo grupo de hortaliças da beterraba, por isso ela é tão semelhante em suas folhagens. Vale destacar que esse tipo de verdura é muito saudável, uma vez que conta com fibras, vitamina A e vitamina C. Além disso, a acelga demora para estragar, podendo ser alimento por diversos dias. Mas e quanto aos animais: será que o coelho pode comer acelga?

Antes de alimentar seu pet com qualquer tipo de alimento, mesmo que pareça o mais saudável possível, é importante consultar um veterinário e conhecer exatamente quais são os permitidos para coelhos.

Somente esse profissional poderá te orientar da melhor forma. A alimentação do coelho precisa ser feita com acompanhamento para que ele não acabe passando mal. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre a alimentação deste pet e a relação entre ele e a acelga. Vamos conferir?

Afinal, coelho pode comer acelga?

A realidade é que o coelho pode sim comer acelga. Mas lembre-se que esse tipo de hortaliça só pode ser dada ao pet como uma alimentação complementar. Nada de substituir o alimento principal, viu?

Ou seja, como qualquer vegetal que você der para o animal, ela não pode ser a base da alimentação. Isso porque o coelho pode desenvolver problemas nutricionais e precisar de consulta veterinária. Então, se você estava se questionando se coelho pode comer acelga: a resposta é sim!

Para saber quanto deve ser dado ao pet, é importante variar de acordo com o peso e idade do animal. Se preferir dar frutas, legumes ou verduras, não exagere: dê, no máximo, três vezes por semana.

Como inserir acelga na dieta dos coelhos?

É evidente que a acelga não é um alimento tóxico para o coelho. Mas se você optar por outra hortaliça, é fundamental que confira se o alimento não irá fazer mal ao pet. Isso porque, por mais que os alimentos sejam ingeridos pelos coelhos, existem algumas situações que podem desencadear problemas.

Se o tutor possui um coelho ainda filhote, o cuidado precisa ser redobrado, pois qualquer tipo de alimentação pode ocasionar a diarreia no animal. Dentro desse cenário, o mais recomendado é inserir esse alimento aos poucos. Isso acontece até com as rações.

O que mais o coelho pode comer?

Depois de aprender que coelho pode comer acelga, é importante ficar atento em quais outros alimentos esse tipo de animal pode consumir. Algumas verduras liberadas para coelho são: rúcula, couve, acelga, chicória, almeirão, manjericão, talos e folhas de cenoura.

Já entre as frutas que o coelho pode comer, estão: amora, banana, caqui, mamão, entre outras. É importante ficar sempre atento se nenhuma delas vai desencadear problemas na digestão do animal. Em caso de sintomas, procure um veterinário.

Gostou deste conteúdo Que tal conferir outras postagens que temos no blog e que podem te interessar?

Coelho Angorá: Conheça esse animal peludo

Vivendo na natureza: Conheça o coelho selvagem

Saiba como criar coelho em apartamento

Coelho bota ovo? Desvende esse mistério!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário