Dicas e cuidados de como aquecer piscina

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
como aquecer piscina

Mergulhar em águas geladas não é para qualquer um. Por isso, se você é daqueles que não curte frio, mas não abre mão de um bom mergulho, pode ir preparando a roupa de banho e o bloquinho de anotações, porque neste post vamos dar dicas de como aquecer piscina.

Existem muitas maneiras de aquecer uma piscina, das mais baratas às mais caras. Por isso, antes de mais nada, o primeiro critério para decidir como aquecer piscina é saber qual o tipo de energia utilizar para aquecer a água.

E não se preocupe, é possível deixar a água quentinha para um bom mergulho em qualquer piscina, mas não de qualquer maneira. Ou seja, é possível aquecer todas as piscinas, embora cada uma se adapte melhor a um determinado sistema. Isso vai depender do local onde está instalada e do volume de água de cada piscina.

Como aquecer piscina usando o sol

Vamos começar pelo mais simples. A piscina de plástico anda muito triste e abandonada durante o inverno? Não tem problema, você também pode esquentar a água dela. O ideal para aquecer esse tipo de piscina são as coberturas solares. Elas são coberturas plásticas que absorvem o calor do sol e esquentam a água.

As coberturas solares são indicadas para as piscinas menores, sendo uma ótima opção para quem está buscando soluções mais baratas e ecológicas. Mas não se esqueça que a piscina precisa receber uma quantidade mínima de sol, caso contrário esse sistema de aquecimento não será eficiente. 

Nesse caso, é possível utilizar um sistema de aquecimento solar instalado nos telhados. Porém, é preciso fazer a água chegar até os aquecedores e para isso será necessária uma bomba de circular a água da piscina.

Como aquecer piscina com outras fontes de energia

Agora, se o local receber pouco sol, você vai precisar de outras fontes de energia ou calor para aquecê-lo. Nesse caso, há boas opções como aquecedores elétricos, aquecedores a gás e trocadores de calor.

No caso dos aquecedores a gás e elétricos, a água é sugada para dentro de um tanque de aquecimento e depois devolvida à piscina. Essas são as opções que aquecem mais rapidamente a água. O ideal é optar pelas mais econômicas e com boas práticas ambientais.  

Por outro lado, os trocadores de calor ou bombas de calor funcionam de maneira diferente. Esse equipamento faz o trabalho inverso do ar condicionado: ele captura o calor do ar através de líquidos em serpentinas e o devolve à água da piscina.

Atenção às especificidades da sua piscina

Em resumo, existem três formas de aquecer a água de uma piscina: através do calor do sol; através de tanques movidos a energia fóssil ou elétrica; ou então através de trocadores de temperatura. E para escolher qual o modelo adequado é importante conhecer o volume de água, o local e o material da piscina.

Por exemplo, piscinas menores como as de plástico podem ficar bem quentinhas com os modelos solares. Por outro lado, as piscinas maiores precisarão de outro sistema de aquecimento ou mesmo a combinação de mais de um modo de aquecimento. 

Agora que você já sabe o básico sobre como aquecer piscina, confira mais dicas em nosso blog:

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário