Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como dar remédio de verme para cachorro

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Os vermes são parasitas capazes de trazer uma série de prejuízos para os cães. Quando não combatidos, eles podem causar sintomas indesejados como diarreia, sangue nas fezes, vômitos e dores. Por conta disso, todo tutor que se preze deve saber as orientações básicas de como dar remédio de verme para cachorro.

Conhecidos como vermífugos, esses medicamentos podem ser administrados tanto para combate aos vermes quanto para a prevenção deste quadro.

Ao tutor, saber qual é a periodicidade básica da administração de rotina dos vermífugos é um dos pontos mais cruciais para saber como dar remédio de verme para cachorro.

Junto disso, no entanto, ele deve caminhar lado a lado com um veterinário de confiança para estabelecer protocolos específicos de tratamento a depender da situação do cachorro.

Como dar remédio de verme para cachorro filhote?

Conforme dito no tópico anterior, conhecer a periodicidade adotada como padrão para combate dos vermes nos pets é uma responsabilidade indispensável do tutor.

Embora essa responsabilidade esteja presente durante todas as fases da vida dos cães, o cuidado com os filhotes deve ser redobrado. Isso porque as criancinhas de quatro patas são mais suscetíveis a contrair doenças causadas por parasitas.

De acordo com a comunidade veterinária, a administração de vermífugos nos filhotinhos deve ser iniciada a partir de sua segunda semana de vida. Partindo desse período, o pet deve tomar remédio para verme uma vez a cada quinzena.

A periodicidade quinzenal deve se seguir até a 12ª semana de vida do cachorro, período a partir do qual o vermífugo será administrado uma vez por mês.

Vale dizer, no entanto, que este é um protocolo básico e não atende às especificidades de cada animal. Por isso, para saber como dar remédio de verme para cachorro de maneira assertiva e personalizada, o tutor deve realizar um acompanhamento próximo com um veterinário de sua confiança.

A administração do vermífugo na fase adulta do cão

Depois de receber uma espécie de tratamento intensivo contra a contaminação por microrganismos durante a infância, o organismo do cachorro começa a criar anticorpos para se defender desses parasitas.

É claro que mesmo os cães adultos saudáveis seguem necessitando de cuidado e proteção. O que muda é a periodicidade da aplicação dos medicamentos.

Especialistas apontam que, nesse estágio da vida, a vermifugação semestral é suficiente para evitar que o animal fique demasiadamente exposto aos vermes. Essa frequência pode ser alterada, porém, caso o cachorro apresente sintomas de contaminação.

Conhecendo os principais sintomas da presença de verme no pet

Além de conhecer a periodicidade padrão, conseguir identificar os sintomas básicos da presença de verme no organismo dos peludos é etapa indispensável para saber como dar remédio de verme para cachorro.

Para fazê-lo, o tutor deve permanecer atento aos aspectos comportamentais do pet. Isso porque sinais de cansaço e abatimento são alguns dos sintomas mais corriqueiros de contaminação por vermes.

Uma outra dica importante é observar o aspecto das fezes do cachorro, porque, quando contaminado, o cocô do animal costuma ganhar uma aparência diferente da usual.

Além disso, a ocorrência de vômitos e a falta de apetite são sinais de alerta de que o cão pode estar sendo alvo dos parasitas.

Ao observar alguns desses sinais, o tutor não deve, no entanto, automedicar seu amiguinho. O ideal é que se procure um veterinário a fim de saber como dar remédio de verme para cachorro naquela situação específica.

Quer saber mais sobre cuidados com os pets? Acompanhe o blog da Cobasi:

. Verme em cachorro: sintomas e como prevenir

. Verme do coração: o que é dirofilariose canina e como prevenir

. Giardia canina: prevenção e cuidados para a saúde do pet

. Gengivite em cachorro: o que fazer?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário