Como educar um gato? Dicas úteis para melhorar o comportamento do seu felino

Compartilhar:


como educar um gato

Adotar um gato é um processo que exige tempo, responsabilidade e cuidados especiais, mas torna a vida do tutor mais feliz. Se você está se perguntando como educar um gato, saiba que existem truques que ajudam a melhorar o comportamento dos felinos.

Os gatinhos, assim como outros animais de estimação, podem ter atitudes indesejadas. Contudo, isso não deve ser motivo para você se irritar e brigar com o bichinho.

Muitas pessoas têm a ideia errada de que os felinos não se importam com os tutores. Os gatos são seres inteligentes, amorosos e companheiros! Então, não pense que o pet não vai se entristecer se você subir o tom com ele.

Como educar um gato? Adestramento positivo é o melhor caminho

Como educar um gato? A resposta pode ser mais simples do que você imagina. O melhor caminho é apostar no reforço positivo. Como o próprio nome indica, o método consiste em recompensar o animalzinho sempre que houver um comportamento desejado.

Muitos tutores apelam para broncas e punições quando não conseguem o que querem, mas esse é um processo extremamente prejudicial ao seu amigo de quatro patas. Tal atitude serve apenas para assustar o felino e deixá-lo com medo.

Se você quer saber como educar um gato, tenha em mente que gritos e irritação não farão com que o pet aprenda! Pelo contrário, isso servirá somente para traumatizar o gatinho!

Dicas úteis para adestrar seu felino

Agora que você já sabe que o adestramento positivo é a maneira ideal de como educar um gato, vamos às dicas úteis para ajudar a moldar o comportamento do bichinho.

Em primeiro lugar, o tutor precisa ter paciência. Ninguém nasce sabendo, e com os animais de estimação não é diferente.

Os gatos têm, por exemplo, o costume de arranhar os móveis da casa. Uma dica valiosa é adquirir um arranhador para gatos que seja atrativo para o pet.

Também brinque bastante com o felino, pois assim você distrai seu amiguinho e evita que ele fique entediado. Muitos gatinhos arranham os móveis para se exercitar ou sair do tédio.

Como ensinar o gato a fazer as necessidades na caixa de areia?

Ensinar o gato a fazer as necessidades na caixa de areia nem sempre é uma tarefa fácil no que se refere em como educar um gato. A recusa do bichinho em usar a caixa de areia pode ter motivos diversos, então o tutor tem que entender a origem do problema.

O animal gosta de fazer as necessidades em ambientes privados e higiênicos. Portanto, mantenha a caixa de areia em um cantinho especial e a mantenha sempre limpa! Também não deixe o recipiente perto da comida ou da água do gatinho, pois ele considera anti-higiênico.

Se, mesmo assim, o pet não quiser utilizar a caixa de areia, incentive-o a entrar no local. Toda vez que o animalzinho acertar, dê recompensas como petiscos e até agrados. O mais importante é fazê-lo perceber que sua atitude foi certeira.

Essa dica serve para qualquer comportamento desejado que o felino tiver. Assim, seu amiguinho irá associar aquela atitude como algo positivo e o tutor ainda garantirá o bem-estar do pet.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Bira disse:

    Adorei o Site

Deixe o seu comentário