Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como educar um gato corretamente

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como educar um gato

Saber como educar um gato requer experiência e treinamento por parte dos tutores. Porém, com alguns pequenos truques é possível adaptar o comportamento do animal. Confira algumas dicas para ajudar na tarefa de educar o seu gato.

Os benefícios de educar um gato

Educar um gato filhote ou adulto que você acabou de adotar é essencial para a saúde e bem-estar do seu animal de estimação.

Afinal de contas, remover comportamentos inadequados do pet transformará o convívio dele com os tutores e outros animais da casa muito mais saudável. Além disso, educar um gato oferece os seguintes benefícios:

  • melhora a relação entre tutores e felinos;
  • promove o bem-estar físico do pet;
  • estimula a inteligência e favorece a saúde mental;
  • cria novos estímulos e diversões para o gato;
  • contribui para melhorar a rotina da casa.

7 dicas para educar um gato corretamente

1.  Conheça a personalidade do seu gato

Conhecer a personalidade do seu gato é essencial para educá-lo. Por exemplo, há animais mais agressivos ou introspectivos que evitam o contato humano. Nesse caso, tentar abraçar ou tocar no animal pode ser uma prática não indicada.

2. Procure um local adequado

Os felinos são famosos por se distraírem com facilidade. Por isso, no momento em que você for adestrar o animal, procure um local adequado. Ambientes silenciosos são os mais recomendados.

3. Faça treinamentos curtos

As sessões de treinamentos para gatos devem ser curtas e estimuladoras. O indicado por veterinários é que elas durem de 10 a 15 minutos. Mais do que isso, você acabará deixando o pet cansado e desestimulado.

4. Respeite o tempo do animal

O adestramento de gato é uma forma de estreitar a relação entre tutor e pet.

O processo de educar um gato exige muita paciência por parte do tutor. Cada animal tem um ritmo de aprendizagem diferente. Por exemplo, animais adultos cansam mais rápido e, em contrapartida, gatos filhotes possuem maior dificuldade em manter o foco.

5. Ofereça petiscos ao animal de estimação

Um adestramento correto para gatos tem como base o reforço positivo. Por isso, uma boa prática é oferecer petisco favorito do pet sempre que ele executar um comando. Essa técnica permite que ele entenda que aquela ação é positiva.

6. Capture a atenção do gato

Para que as técnicas de adestramento felino tenham o efeito desejado, o ideal é capturar a atenção do animal. Use petiscos para chamar a atenção do pet e, só então, comece os treinamentos. Se ele estiver disperso, tente em outro momento do dia.

7. Crie comandos fáceis de entender

O tutor só terá sucesso ao educar um gato se ele conseguir compreender os comandos. Uma dica é: use sempre palavras fortes e curtas, pois são mais fáceis do seu animal de estimação memorizar.

O melhor método para educar um gato corretamente é o reforço positivo. Como o próprio nome diz, ele é uma técnica que consiste em recompensar o animal sempre que ele tiver um comportamento desejado pelo tutor.

Lembre-se: broncas e punições não são recomendadas. Pois, além de não favorecerem a aprendizagem, são atitudes prejudiciais à saúde mental do gato. Nessas situações, é comum encontrar um animal arredio, agressivo, assustado e com medo. Confira algumas dicas.

Truques fáceis para ensinar um gato

Depois de dicas valiosas para ensinar um gato corretamente, que tal aprender alguns truques que facilitam o adestramento? Acompanhe!

Como ensinar um gato a sentar?

Um dos truques mais simples de fazer com um animal de estimação é ensiná-lo a sentar. Para isso, você precisará apenas do petisco preferido dele. Em seguida, faça esse processo:

  • segure o petisco com a mão para o alto;
  • chame a atenção do pet mostrando o petisco;
  • abaixe o petisco próximo ao felino e diga “senta”;
  • dê o petisco ao animal e faça carinho;
  • repita esse processo até que ele se sente sem precisar do reforço.

Ensine o gato a interagir com brinquedos

como educar gatos
Ensine comandos fáceis para começar, você pode usar brinquendos para incentivar, estimular e acostumar o gato com a atividade.

A tática de esconder o petisco também serve para estimular o instinto de caça do gato e ensiná-lo a interagir com brinquedos. Confira!

  • em uma das mãos, esconda o petisco;
  • na outra, segure o brinquedo favorito dele;
  • segure o brinquedo e chame a atenção do pet;
  • balance o brinquedo para capturar a atenção do gato;
  • atire o brinquedo longe e diga “pega!”
  • assim que ele estiver com o brinquedo na boca, chame-o de volta;
  • recompense com um delicioso petisco.

Como ensinar um gato a usar caixa de areia

Ensinar um gato a usar a caixa de areia não é uma tarefa das mais simples, principalmente aqueles resgatados em situação de rua.

A recusa do bichinho em usar a caixa de areia pode ter motivos diversos, então o tutor tem que entender a origem do problema.

O animal gosta de fazer as necessidades em ambientes privados e higiênicos. Portanto, o ideal é colocar a caixa de areia em um local tranquilo e mantê-la sempre higienizada.

Se, mesmo assim, o pet não quiser utilizar a caixa de areia, incentive-o a entrar no local.  Assim que ele começar a usar a caixa de areia, recompense com carinhos e petiscos.

Dessa maneira, aos poucos, ele associará a caixa de areia como um lugar positivo e passará a fazer as suas necessidades nela.

como educar o gato

Agora que você já sabe como educar um gato e alguns truques para uma rotina mais divertida, conte para gente: qual é o primeiro truque que você vai ensinar ao seu animal de estimação? 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Bira disse:

    Adorei o Site

Deixe o seu comentário