Ter um animal em casa é uma delícia. Eles trazem paz, harmonia e dão ainda mais cor para as nossas vidas, não é mesmo? Mas é importante se preparar para tudo. Isso porque, por ser muito agitado e brincalhão, o cão pode acabar se machucando, assim como uma criança que corre no quintal e acaba ralando o joelho. Por isso, é importante saber como fazer curativo em ferida aberta em cachorro.
É comum que cachorros acabem se machucando por fazer brincadeiras estabanadas, principalmente se ele for mais agitado. Mas lembre-se: não se desespere na hora de realizar os primeiros socorros no seu cão. Isso pode deixá-lo ainda mais inquieto.
Outro ponto importante que vale a pena salientar é que, mesmo realizando os primeiros socorros, é interessante levá-lo até um veterinário. Somente esse tipo de profissional é capaz de examiná-lo da melhor forma e dizer quais remédios e pomadas precisará passar. Não automedique seu pet. Deixe ele dizer o que passar em machucado de cachorro.
O que não pode faltar no seu kit de primeiros socorros
Para que você não se surpreenda no momento de realizar os primeiros atendimentos ao pet, é importante contar com alguns utensílios para fazer o curativo corretamente. Confira a lista abaixo:
- Solução fisiológica: utilizado para limpar a ferida;
- Antisséptico: serve para desinfetar os ferimentos;
- Seringa (utilizada só em casos de feridas mais profundas, que precisem injetar as soluções para realizar a limpeza).
Como fazer curativo em ferida aberta em cachorro
Para você ajudar seu pet com algum machucado, é preciso seguir um passo a passo de como realizar um curativo. Isso porque, se ao fazê-lo de forma errada, pode causar ainda mais dor e desconforto. O primeiro passo é raspar o local da ferida para que os remédios possam ser absorvidos com facilidade pela pele do cachorro e as bactérias não se proliferarem.
Feito isso, o próximo passo de como fazer um curativo em ferida aberta em cachorro é fazer uma limpeza na região da ferida com sabonete neutro ou solução fisiológica. Assim, as bactérias serão inibidas e não tomarão conta da ferida exposta.
Agora, seque-a com gaze de modo que a umidade não atrapalhe a cicatrização. Não é indicado deixar a ferida úmida, isso pode desenvolver fungos no local e potencializar a gravidade do ferimento.
Após secar, aplique uma pomada antibacteriana e cubra a região da ferida com uma gaze e esparadrapo. Agora, é só encaminhar para um veterinário para que ela tenha um atendimento mais específico para saber a gravidade.
E aí, conta para a gente: você gostou de saber como fazer curativo em ferida aberta em cachorro? O blog da Cobasi conta com diversos temas que podem te interessar. Abaixo, separamos alguns deles. Que tal dar uma lida? Você vai adorar!
Fantasia para cachorro: escolha a que mais combina com seu animal de estimação
Cachorro tem dente de leite? Saiba os cuidados que você deve ter com o filhote
Dicas de nomes para cachorros vira lata
GENTE, BOA NOITE. VOCÊS SÃO MUITO IMPORTANTE, PARA NÓS.
DÃO DICAS IMPORTANTÍSSIMA. MUITO OBRIGADA. AGORA, ESTOU MAIS CALMA. AQUI TEM MUITOS CÃES E GATOS, NAS RUAS. JÁ TÔ COM TRÊS.
Como imobilizar um ? de grande porte, para ser feito os curativos. Me parece que tem que colocar uma coleira para que ele não lamba, vou passe a unha nos curativos
Olá, tudo bem?
Se o seu cachorro é muito agitado, recomendamos que o leve-o ao veterinário para que profissional possa realizar o procedimento de maneira segura.
Minha cachorro está com um ferimento pequeno mas tá aberto. qual medicação devo comprar.pra cicatriza
Olá, Luzinete! Como vai?
Somente um médico-veterinário pode indicar medicações para o tratamento da feriada do seu animal de estimação.
Tenho uma doguinha de 15 anos com ca de mama que estourou há 6 dias gostaria de saber qts vezes no dia faço curativo já saiu toda secreção e esta fase caindo pele , grata
Olá, Renata! Para a ferida da sua doguinha, é importante consultar um veterinário para instruções específicas sobre a frequência dos curativos. Feridas em cães idosos exigem cuidados especiais para evitar infecções e promover a cura. Por favor, procure orientação veterinária para garantir os melhores cuidados para ela.