Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como fazer um arranhador para gatos em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como fazer arranhador para gatos de sisal
Arranhadores para gatos ajudam na saúde física e mental do pet

Como fazer arranhador para gatos é uma dúvida frequente entre os tutores de felinos, afinal de contas, os animais amam esse tipo de acessório.

Por conta disso, nós vamos ensinar como fazer arranhadores simples para gatos. Dessa maneira, você garante o bem-estar do pet e preserva os móveis da sua casa. Confira!

Por que ter um arranhador para gatos em casa?

Os arranhadores para gatos são itens essenciais na casa de qualquer tutor e fazem parte do que chamamos de enriquecimento ambiental.

Esse item garante que o seu animal de estimação possa, além de afiar as unhas, demarcar território com a liberação de feromônios. Reproduzindo o que ele encontraria na natureza, normalmente em cascas e troncos de árvores.

Tipos de arranhadores para gatos

Há diversos tipos de arranhadores para gatos que você pode fazer em casa. Os dois mais comuns são os verticais, feitos com canos de PVC e os horizontais, confeccionados com papelão. Conheça como fazer.

Como fazer arranhador para gatos com cano PVC?

Para fazer um arranhador para gatos com cano de PVC, você precisará dos seguintes itens:

  • 1 cano de PVC de 30cm a 40cm de comprimento e diâmetro de 8 a 10cm;
  • 1 placa de madeira quadrada 20 x 20cm;
  • corda de sisal com 6,5 metros;
  • pistola de cola quente;
  • furadeira.

Arranhador de gato: como fazer

Para começar a fazer o arranhador de gato em PVC, o primeiro passo é passar a cola quente em toda a extensão do cano. Em seguida, enrole a corda de sisal por todo o tubo de maneira firme, sem deixar sobras.

O próximo passo é fixar o arranhador no centro da base da madeira. Para isso, use a furadeira na diagonal para que o parafuso fique preso na base do cano de placa de madeira.

Por fim, para tornar o arranhador de gato atrativo para o seu pet, espalhe Catnip no sisal. Com certeza, ele ficará curioso e passará a interagir com o novo brinquedo.

Como fazer arranhador para gatos de papelão?

gato sentado em um arranhador de papelão
Arranhador para gato de papelão são muito simples de fazer

Uma alternativa mais simples de arranhador para gatos são os modelos feitos com papelão. Para fazer em casa, você precisará de:

  • placas de papelão;
  • tesoura;
  • cola quente;
  • base de madeira (opcional).

Como fazer arranhador de papelão

O passo a passo para criar o arranhador começa com o tutor recortando algumas tiras de papelão e enrolando em formato de caracol. É importante colar uma tira na outra com cola quente, até que seja formado um caracol grande.

A cada camada, use a cola quente para evitar que as tiras fiquem saindo do lugar. Uma dica é fixar o caracol em uma placa de madeira para dar mais sustentação. Use erva de gato para chamar atenção do pet.

Como fazer arranhador retangular de papelão

Um modelo de arranhador simples para gatos em papelão é aquele retangular. Para construí-lo, você vai precisar de:

  • caixa de sapato;
  • caixas de papelão;
  • cola de bastão;
  • estilete.

Como fazer arranhador retangular de gato

Para fazer um arranhador retangular para gatos, primeiro recorte as laterais da caixa para deixá-la com, no máximo, 4cm de altura.

Em seguida, recorte pequenas tiras de papelão de modo que elas preencham todo o interior da caixa de sapato. Cole as tiras com a cola bastão no interior da caixa e deixe secar.

Para finalizar, use catnip para atrair o seu pet para o novo brinquedo. Com certeza, ele vai adorar.

Arranhador para gatos: cuidados

Por ser um item essencial para a gatificação do ambiente, há uma série de cuidados na hora de escolher, fazer ou até mesmo onde colocar o seu arranhador para gatos.

Em virtude disso, nós temos um vídeo especial com tudo o que você precisa saber sobre arranhador de gato para proporcionar horas de diversão para o seu pet. Acompanhe:

Gostou de saber como fazer arranhador caseiro para gatos? Então, conte para gente: qual é o modelo preferido do seu animal de estimação? 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. isabel morey disse:

    As ideias aqui publicadas foram muito boas para mim. Os arranhadores, as camas e as espreguiçadeiras são ideias sensacionais, práticas e muito úteis. Obrigada!!!!

Deixe o seu comentário