Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como o mercúrio pode intoxicar os animais

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como o mercúrio pode intoxicar os animais

Qual tutor não quer ver o seu pet feliz e saudável? Para isso, alguns cuidados são tomados para que o animal se desenvolva bem. No entanto, é possível que alguns tutores não saibam como o mercúrio pode intoxicar os animais.

Para evitar que o seu pet seja afetado por esse metal pesado e saber os malefícios que ele causa no corpo do animal, acompanhe nosso artigo.

Como ocorre a intoxicação por mercúrio nos animais

Se você pensa que o seu cachorro ou gato está livre de ser contaminado pelo mercúrio, está enganado. Como esse metal pesado em temperatura ambiente passa para o estado líquido, ele pode estar presente em muitos locais.

Segundo Luiz Lisboa, biólogo da Educação Corporativa da Cobasi, “a intoxicação por metais pesados, como o mercúrio, pode ocorrer principalmente por meio da alimentação”. 

Os peixes são animais que possuem a incidência desse metal no corpo. Além disso, algumas rações para pets possuem carne de peixe em sua composição. Dessa forma, se torna possível que seu amigo seja intoxicado por esse metal.

Outra maneira de intoxicação com mercúrio é “através da ingestão de outros seres expostos direta ou indiretamente ao agente”, explica Luiz Lisboa.

Alimentos como peixe ou produtos enlatados oferecem riscos ao pet pela sua quantidade de mercúrio. Objetos como pilhas e lâmpadas também devem estar longe do alcance de animais.

No entanto, há outra forma do seu pet ser intoxicado por esse metal pesado. “Ao consumir água em locais contaminados e no contato direto com a substância”, assim como coloca Luiz Lisboa, da Educação Corporativa da Cobasi. 

Sintomas da intoxicação nos animais

como o mercúrio pode intoxicar os animais

Em sua forma orgânica, o mercúrio acaba sendo um risco para os pets. Com o passar do tempo, esse metal vai se acumulando no organismo do animal.

Por isso, é importante prestar atenção no seu pet. Observar o comportamento dele pode evidenciar se ele está sendo intoxicado por mercúrio. 

Em primeiro lugar, perceba se o seu pet está bebendo muita água. Também fique atento à salivação em excesso

Vômitos e diarreias constantes também podem ser outro indício. No organismo do animal, o mercúrio afeta o sistema digestivo.

Outro sintoma visível é a rápida perda de peso do animal. Por afetar todo o sistema digestivo, a boca e garganta também ficam afetadas. Dessa forma, seu pet evita se alimentar.

Se o seu cachorro ou gato está se cansando muito rápido e fica exausto com facilidade, esse pode ser outro sinal de intoxicação por mercúrio.

Caso seu pet esteja apresentando esses sintomas, procure imediatamente um médico-veterinário. Somente ele será capaz de fazer um diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento para seu amigo.

Evitando a intoxicação por mercúrio

Acima de tudo, saiba a procedência da comida que seu pet consome. Essa é uma das maneiras de evitar que o animal seja intoxicado.

Dessa forma, ofereça ao pet rações feitas de ingredientes naturais e sem a presença de mercúrio em sua composição.

Evitar oferecer enlatados ou peixes também é outra solução. Além disso, apenas coloque água no bebedouro do seu pet que seja limpa e pura.

E por fim, separe pilhas, baterias e lâmpadas em um local seguro e que seja de difícil acesso para o seu amigo. Além disso, faça o descarte correto desses objetos.

Quando entram em contato com a natureza, esses objetos podem contaminar o solo e a água do local.

Com esses cuidados, fica mais fácil evitar problemas de intoxicação por mercúrio em animais.

Viu como o mercúrio pode afetar o seu pet através de alimentos e líquidos o contenham em sua composição?

Por esse motivo, o tutor precisa estar atento com os cuidados com o pet. Lembre-se que o mercúrio pode se acumular no corpo do animal. Com isso, os sintomas podem resultar em um quadro grave se não tiverem a devida atenção.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário