Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Descubra como plantar arroz de um jeito simples em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
colher de pau com arroz
Saiba como é simples plantar arroz em casa

Que tal aprender como plantar arroz em casa de uma maneira bem simples? Para isso, você precisa apenas seguir algumas dicas que vão ajudar a recriar o habitat natural de uma planta de arroz. Confira como fazer para ter um dos principais alimentos em sua mesa em poucos passos.

A cultura do arroz

O arroz é considerado o principal alimento de grande parte da população mundial. Ele é o terceiro cereal mais consumido mundialmente, ficando atrás apenas do milho e do trigo. No Brasil, essa cultura foi introduzida por Pedro Álvares Cabral.

Você sabia que o arroz é responsável por 20% da ingestão de energia e por 15% de proteína? Ou seja, ele é essencial para uma boa nutrição e uma dieta balanceada. Plantar arroz em casa é muito simples, porém requer um pouco de paciência para atingir o resultado esperado. Confira como fazer para plantar arroz em casa.

Como plantar arroz em casa

Plantar arroz em casa é uma tarefa simples. O apaixonado por jardinagem que deseja cultivar o próprio alimento precisa apenas se atentar a alguns quesitos. Os principais são: escolha do grão, local para plantio, terra e água. Conheça melhor cada um deles.

Qual é o melhor lugar para plantar arroz?  

O arroz é uma planta versátil que pode ser cultivada tanto diretamente no solo como em vasos, baldes e até mesmo aquários. Tudo vai depender do espaço reservado para o cultivo. O importante é que o recipiente seja grande o suficiente para permitir que a planta se desenvolva.

Além disso, é importante escolher um local com boa iluminação dos raios do sol para plantar o seu arroz. Afinal de contas, arroz é uma planta nativa de regiões quentes e precisa de toda a luz possível para brotar.

Preparando o solo para o plantio de arroz

O solo adequado para o plantio de arroz é aquele rico em matéria orgânica. Por isso, o mais indicado é optar por substrato com alta concentração de húmus de minhoca e esterco animal. A mistura, além de oferecer os nutrientes necessários para que os grãos possam germinar, garantem o desenvolvimento completo de da sua planta de arroz.

Saiba como escolher a melhor grão

grão de arroz separado para plantar
plantar arroz começa pela escolha correta do grãos

Com quase tudo pronto para começar a plantar arroz em casa, chegou o momento da escolha do grão, que é a maneira mais simples de cultivo. Faça a seleção de arroz e procure aqueles mais branquinhos, pois esse é um sinal de que estão mais saudáveis.

Se você consome e planeja cultivar arroz integral em casa, temos uma boa notícia. Os grãos marrons, além de serem mais naturais e livres de tratamentos químicos, também costumam germinar com maior facilidade e em maior número, diminuindo o desperdício.

Qual a quantidade de água ideal? 

O arroz é uma planta que precisa de muita água para se desenvolver corretamente. Por isso, vamos explicar como não errar na medida. Após escolher o recipiente desejado para o plantio do arroz, preencha o vaso ou aquário com aproximadamente 15 cm de substrato.

Em seguida, o indicado é completar o recipiente com água até que o nível do líquido fique 5 cm acima do nível da terra. Lembre-se! O arroz precisa de hidratação constante para que possa germinar e não há problemas se o grão ficar submerso em água.

Distribua os grãos de arroz

Com o solo e a água devidamente preparados, é a hora de começar efetivamente a plantar arroz em casa. Com a mão cheia, espalhe os grãos escolhidos de maneira homogênea por todo o recipiente. É necessário que eles afundem na água e entrem em contato direto com o solo.

Mantenha o nível da água constante

Um dos grandes segredos do sucesso do plantio de arroz está em controlar o nível da água no recipiente. Do início do plantio até que os brotos atinjam 15cm de altura. A partir daí, complete com mais água até que o nível chegue a até 10cm acima do solo. Agora é só deixar que os brotos se hidratem naturalmente.

Quando realizar a colheita do arroz?

O processo de plantio de arroz dura por volta de 4 meses. Um sinal de que chegou a hora da colheita é quando o vaso, aquário ou balde estiver seco ou com muita pouca água.

Preparando o arroz para consumo

Após esperar 4 meses para a colheita do arroz, chegou a hora tão esperada de preparar os grãos para consumo, não é mesmo? Então acompanhe o passo a passo a seguir e saiba o que é necessário fazer antes de levar o alimento para a mesa da família.

  • faça a colheita dos talos de arroz;
  • corte em pedaços e embrulhe em jornal;
  • deixe os talos secarem em local quente por até 3 semanas;
  • asse o arroz por uma hora em forno à 80°C;
  • depois de assado, separe os grãos da casca do arroz com as mãos;
  • prontinho, agora é só cozinhar o arroz e preparar a refeição.

Gostou de saber como plantar arroz em casa? Se você ficou com alguma dúvida sobre o processo de cultivo e colheita da planta, deixe a pergunta nos comentários. Vamos adorar ajudar!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário