Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça o passo a passo de como plantar chia

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar chia

A chia é uma semente muito benéfica para o sistema digestivo. Além disso, ela ajuda na melhora do colesterol. Então, que tal saber como plantar chia e ter esses benefícios na sua casa?

Para isso, acompanhe nosso artigo. Aqui você pode encontrar informações sobre como cultivar essa semente e como aproveitar ainda mais a chia.

Como plantar semente de chia

A forma mais comum de se cultivar a chia é a partir de suas sementes. Primeiramente, adquira as sementes que deseja plantar. Elas podem ser adquiridas diretamente do pé da planta ou em lojas especializadas em produtos naturais.

As sementes se desenvolvem dentro do cálice da chia. Em cada um deles, é possível encontrar de três a quatro sementes. Normalmente, essas sementes aparecem após quatro meses de cultivo.

Preparando o solo

Em seguida, é necessário deixar o solo nas melhores condições para receber as sementes sem terem germinado. A chia precisa de terra que tenha boa drenagem e presença de matéria orgânica, como adubo.

O pH do solo deve ser ácido, variando de 6,5 a 7,5 de acidez. Com o solo preparado, lance as sementes nele. Já que as sementes da chia precisam da luz do sol para germinarem, não as cubra com muita terra.

Já no caso de chias plantadas em vasos, saiba que o recipiente pode ser de tamanho médio. Se preocupe também em oferecer uma drenagem ao vaso. Para isso, é possível inserir pedrinhas, dando maior permeabilidade.

Também não se esqueça de enriquecer o solo com matéria orgânica. No momento de plantar as sementes, deixe-as na parte superior do solo, fazendo com que a luminosidade possa atingir as sementes. Por fim, regue o vaso até apresentar boa umidade, mas não em excesso.

Ambiente favorável 

Como a chia é uma semente natural de locais como a Guatemala e Colômbia, ela prefere um clima tropical ou subtropical. Por isso, é necessário um ambiente iluminado e com temperatura temperada para que as sementes possam germinar.

Além disso, a chia não se desenvolve bem em locais com baixas temperaturas.

Então, faça o plantio das suas sementes em um local com boa incidência de luz. No caso de chia plantada em vaso, preocupe-se em deixar o recipiente por um bom tempo no sol. Dessa forma, as sementes se desenvolvem mais rápido.

Regando sua plantação de chia

Mesmo que goste de ambiente quente, a chia não se dá bem com solos muito úmidos. Então, no momento da rega, preocupe-se em oferecer a quantidade certa de água. 

Com o uso de um regador, molhe suas sementes de forma que a terra fique molhada, mas não encharcada. A rega deve ser feita a cada dois dias.

Normalmente, os brotos começam a surgir cerca de duas semanas após serem plantadas. Quando a planta já estiver bem desenvolvida, corte os frutos que surgirem. Assim, novos poderão se desenvolver.

Benefícios do consumo de chia

como plantar chia

Para quem busca uma ajuda natural na saúde, a chia pode se tornar sua melhor aliada. 

Além de oferecer maior saciedade, ela é rica em ômega 3, fibra, ferro e outros benefícios.

Seu consumo pode ser feito misturando junto com alimentos prontos, como cereais, e no preparo de saladas. Na hora do cozimento, ela também pode estar presente. Massas e até mesmo omeletes podem ser preparadas com chia.

Além de ser uma semente que é facilmente cultivada, a chia ainda pode se tornar sua aliada na busca de uma melhor saúde.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Maro disse:

    Amei a explicação, obrigada! Deus esteja sempre com vc

  2. Valdenor Barros De Oliveira disse:

    Achei muito importante as dicas de como fazer o plantio da chia ganhei 5 kg de sementes e não sabia o que fazer agora vou preparar o terreno e plantar.
    Em que época será melhor para fazer o plantio

Deixe o seu comentário