Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Descubra como saber a idade do hamster

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como saber a idade do hamster

Se você adquiriu ou ganhou um hamster como pet, vai querer saber mais sobre o seu novo amigo. Uma delas é a idade do seu animal de estimação. Para isso, é necessário entender como saber a idade do hamster.

Essa é uma dúvida comum que pode aparecer para um tutor de hamster. Afinal, parece um pouco complicado notar a faixa etária de um pequeno animal.

Mas aqui essa dúvida será esclarecida de forma clara. Basta continuar com a gente!

Ciclo de vida do hamster

Os hamsters são roedores que possuem uma expectativa de vida de dois a três anos. Por isso, saber a idade do seu pet te diz por quanto tempo seu hamster estará ao seu lado.

Além disso, espécies de hamsters menores costumam ter uma expectativa de vida mais curta.

Os hamsters filhotes são considerados jovens desde o nascimento até o período sexual. Essa fase ocorre dois meses após o nascimento, quando o pet já pode procriar.

Já a velhice no hamster acontece após o primeiro ano de vida do animal. Nesse período, seu pet pode sofrer com doenças, daí a importância de levar seu animal de estimação ao veterinário.

Como saber a idade do meu hamster?

como saber a idade do hamster

Primeiramente, se você não adquiriu seu hamster desde que ele nasceu, não há como saber a idade exata do pet.

No entanto, é possível descobrir em qual faixa etária ele se encontra.

Para saber quantos anos seu pequeno roedor tem, basta reparar em pequenas características do pet.

O tamanho de um hamster já é um primeiro indicador da sua faixa etária. Repare no comprimento do seu pet em relação aos demais – caso ele seja menor, ele é jovem. 

Os pelos do animal também podem revelar sua idade. Observe os pelos que se encontram dentro das orelhas do pet. Caso a espessura dos pelos seja grossa, seu hamster é idoso. Se os pelos forem finos e macios, ele ainda se encontra na fase adulta.

Outra característica que se altera nos pelos é o seu brilho e limpeza. Quando o hamster nasce, seu pelo, além de ser bem limpo, possui um certa maciez. Conforme o animal envelhece, a pelagem perde esse aspecto de brilho e torna-se mais suja.

A agilidade e animação do pet pode ser outro indicador da idade. Quando são jovens, os hamsters gostam de se mexer bastante. Já os hamsters idosos costumam ser mais lentos.

Por fim, repare na cor dos dentes do hamster. Com o passar do tempo, os dentes do pet costumam ter um aspecto mais amarelado.

Agora que você conhece a forma de como saber a idade do hamster, confira os cuidados com seu pet para que ele se desenvolva bem.

Cuidados para se ter com o hamster

Mesmo que os hamsters tenham um tempo de vida curto, eles ainda precisam de cuidados do tutor.

Um desses cuidados é com a alimentação. Além da ração própria para hamster, sirva ao seu pet comidas variadas, como legumes, frutas e até vegetais.

Ofereça ao hamster brinquedos para que ele possa se exercitar. Brinquedos feitos em madeira, por exemplo, são ótimas opções para estimular os dentes do animal.

Escolha uma gaiola confortável e espaçosa. No entanto, não deixe a gaiola em um local que tenha muito sol e barulhos.

Dessa forma você poderá oferecer uma vida saudável ao pet e até aumentar o tempo de vida dele.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário