Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como secar leite de gato: tudo o que você precisa saber

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como secar leite de gato

A amamentação felina é uma etapa fundamental, sendo responsável por fortalecer o sistema imunológico e fornecer nutrientes importantes para o desenvolvimento dos gatinhos. Porém, após quatro a sete semanas, quando acontece o desmame, se a lactação continuar pode causar diversos problemas para a saúde da mãe. Por isso, você precisa saber como secar leite de gato.

Para nos ajudar a entender mais sobre esse procedimento, convidamos a médica-veterinária Joyce Lima, do time de Educação Corporativa da Cobasi, para explicar tudo sobre como secar o leite da gatinha. Continue a leitura!

Por que é importante aprender como secar leite de gato?

Conforme os dentinhos dos filhotes vão crescendo, eles param de procurar o leite materno e começam a se alimentar de ração seca ou papinhas. De forma natural e fisiológica, a produção de leite pela mãe começa a diminuir até parar de forma espontânea.

Ou seja, no período da amamentação, em condições normais, secar o leite de gata não é um procedimento obrigatório. Geralmente, o desmame ocorre entre quatro a sete semanas de vida dos filhotes.

Porém, quando isso não acontece, entre os cenários mais comuns no qual é importante saber como secar leite de gata estão:

  • quando a lactação não pausa; 
  • algum problema durante o período de amamentação, como infecções;
  • quando a gata é separada antes do tempo ou quando perde os filhotes. 

Nesses casos, se não intervir e parar a produção de leite, a gata vai ficar suscetível à mastite felina, um processo inflamatório, que é mais conhecido como “leite empedrado”. 

O que é mastite felina ou “leite empedrado”?

A médica-veterinária Joyce Lima esclarece: “O leite empedrado nada mais é do que o excesso de leite que se acumula nas mamas do animal, gerando uma inflamação (chamada de mastite), acompanhada por bactérias que podem fazer mal à gata.”

saiba como secar leite de gato
Conforme os filhotes vão crescendo, eles param de procurar o leite materno, esse é um dos cenário que pode causar mastite felina.

Esse acúmulo de leite também pode acontecer por outras causas, como filhotes mamando pouco (como no início do desmame ou quando os filhotes morrem), alta produção da mãe ou até por estresse. Vale ressaltar que no período da amamentação, é normal que a gata enfrente uma fase de alto estresse por conta de uma nova rotina e todas as mudanças ocasionadas pela gestação. 

A especialista Joyce ainda reforça: “como estamos falando de uma inflamação da glândula acompanhada pela presença de bactérias, quando não tratada de forma adequada, pode gerar uma série de consequências negativas ao animal, como perda da mama, infecção generalizada, entre outros agravantes.”

Ela ainda ressalta a importância de não buscar soluções caseiras: “não realize procedimento caseiro e nunca medique sua gatinha sem a recomendação de um veterinário. Apenas um médico-veterinário vai saber avaliar o animal e receitar qual a melhor conduta para o seu tratamento,” completou.

Como secar o leite da gatinha?

Caso a queda/parada na produção não aconteça, o mais indicado é procurar um médico-veterinário de confiança, que pode prescrever o uso de algum medicamento para secar leite, como antigalactogênico, específico para interromper a produção ou até mesmo remédios homeopáticos ou chás caseiros.

Além disso, no setor de farmácia da Cobasi é possível encontrar o remédio para secar o leite, cujo princípio ativo é a Metergolina, indicado para a interrupção da lactação, tanto em casos de pseudogestação e do pós-parto em gatas.

mastite felina

Agora você já sabe mais sobre como fazer para secar leite de gato. Esse é um cuidado importante para animais gestantes, para garantir a saúde e bem-estar da gata. Até a próxima!

Joyce Lima | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário