Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cristais na urina: o que pode ser?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com cristais na urina

É hora de limpar o xixi do bichinho e você percebe certos cristais na urina, em seguida, vem a dúvida: o que pode ser? A saúde dos rins de qualquer animal de estimação é importante e impacta na vida do pet, afinal, são os órgãos são responsáveis por filtrar o sangue e remover resíduos tóxicos.

Sendo assim, hoje é dia de conhecer mais sobre esta disfunção na urina que pode ser um indício de problemas de saúde.

O que são cristais na urina?

Esses pequenos grãos, que podem ser comparados com areia, são um sinal de que é hora de levar o pet para uma consulta clínica, isso porque os cristais na urina indicam uma possível presença de pedra no rim, confirmação que será feita através de exames.

A recomendação é procurar o veterinário assim que observar alterações no xixi do cão ou gato, visto que estes cristais se combinam e formam os cálculos na bexiga urinária.

3 causas comuns de cálculos em cães e gatos

Dito isso, é interessante conhecer os fatores que contribuem para alterações nos rins, assim você atua na prevenção e impede que problemas como esses apareçam.

Qualidade da ração

O alimento diário do bichinho é sinônimo de bem-estar e saúde em dia. Por isso, o ideal é investir em rações que possuem quantidades balanceadas de minerais, como magnésio e fosfato. As fórmulas que mais prezam por ingredientes de qualidade são da linha Super Premium.

Falta de hidratação

Os gatos, ainda mais que os cachorros, são exigentes em relação ao seu bebedouro, por isso a dica é optar por uma fonte para gatos, assim a água estará sempre fresca e corrente, do jeito que eles gostam. Em relação aos cachorros, se possível, deixe mais de um pote pelos ambientes que ele mais frequenta.

Predisposição das raças

o que são cristais na urina do cachorro

Determinados cachorros possuem maiores chances de desenvolver problemas urinários, é o caso dos Dálmatas, Buldogues e Yorkshire Terrier. Desta forma, mantenha as consultas com o veterinário em dia e combine com alta hidratação e alimento de qualidade.

Quais os principais sintomas dos problemas urinários?

Os cristais na urina são apenas um dos indícios que o pet pode estar com cálculos renais, outros sintomas dos problemas urinários são:

  • Baixo volume de urina
  • Dificuldade para urinar
  • Sangue no xixi
  • Dor abdominal
  • Falta de apetite
  • Vômito

Conheça o tratamento para cristais na urina

O exame clínico é a primeira ação para entender qual será o melhor tratamento para o bichinho, recomendação que apenas um veterinário pode realizar. De acordo com os resultados das análises do sedimento urinário, o profissional vai indicar desde mudanças na alimentação a medicamentos que previnem a formação de cristais, e logo, cálculos. 

A dica final é em relação ao tipo de tapete higiênico que você utiliza com o seu amigo. Tenha em mente que a cor branca é a melhor para identificar possíveis alterações na urina. Os problemas renais geram grande desconforto e complicações podem ser fatais para o seu companheiro, então coloque na sua rotina pequenos detalhes como esse de verificar a urina dele.

Quer ler mais sobre saúde pet? Nós temos diversos conteúdos no blog Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Patrícia disse:

    Matéria muito explicativa ótima

Deixe o seu comentário