Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dipladênia: conheça a planta brasileira Mandevilla

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
dipladenia rosa
As flores rosas são as mais comuns das Dipladênia.

A Dipladênia é uma trepadeira conhecida pelas cores de suas flores e o aroma inconfundível que exala. Conheça mais sobre essa planta muito usada na decoração de jardins, seja em vasos, jardineiras ou diretamente do solo.

Dipladenia: saiba tudo sobre ela

Com o nome científico de Mandevilla splendens, essa trepadeira originária do Brasil é chamada carinhosamente por Jalapa-do-campo, Jasmim-brasileiro, Mandevilla, Tutti-frutti. Criada em clima tropical, ela pode medir quase 2 metros de altura.

As características da Mandevilla

A primeira característica da Mandelavilla é a floração abundante, que ocorre sempre na primavera e no verão. Já o seu charme pode ser encontrado na combinação de rosa com centro amarelo de suas flores. Isso sem falar das variações em vermelho, amarelo, alaranjado ou brancos nas pétalas.

Por ser uma trepadeira de porte médio, a Dipladênia é uma planta usada para a decoração de jardins externos e na criação de grades e cercas vivas. A Mandevilla também pode ser vista adornando caramanchões, treliças ou pendente em pergolados.

Atenção: Para quem possui crianças ou animais de estimação em casa, o cultivo da Mandevilla requer um cuidado extra. Pois suas folhas contêm substâncias tóxicas para eles. Evite deixá-la em locais de fácil acesso para os pets e seus filhos.

Agora que você conhece as principais características dessa trepadeira que exala um doce aroma de tutti-frutti, que tal preparar as ferramentas e descobrir como cultivá-las em casa? Confira!

Aprenda a cultivar a Dipladênia

vasos suspenso com dipladenia vermelha
Cultivar a Dipladênia é uma das opções.

1. Dipladênia gosta de sol ou sombra?

A Dipladênia é um tipo de planta de climas quentes, por isso  o ideal é cultivá-la em ambiente externo com exposição plena ao sol. Porém, ela se adapta bem aos locais à meia-sombra, podendo ser criada em vasos pendentes próximos a janelas e varandas, desde que protegidas das correntes de vento.

2. Escolha um solo rico para a Mandevilla

Não importa se a ideia é criar a Dipladênia em vaso pendente, jardineiras ou diretamente no solo. O que o fã de jardinagem precisa fazer é garantir um solo rico em matéria orgânica, fértil e drenável para evitar que as raízes da planta fiquem encharcadas.

3. Como regar a trepadeira?

Como é uma espécie de regiões tropicais, a Mandevilla precisa que o solo esteja bem umedecido para conseguir absorver os nutrientes. Por causa disso, o recomendado é fazer a rega de 3 a 4 vezes por semana, principalmente nas épocas mais quentes do ano.

4. É preciso adubar a Dipladênia?

Sim. Para manter a sua trepadeira sempre saudável e garantir a floração plena, o ideal é fazer a adubação mensal do solo. Para isso, escolha sempre fertilizantes ricos em fósforo e siga as recomendações de uso do fabricante. Não tem erro.

5. É necessário podar a trepadeira?

A poda preventiva é super recomendada para manter a saúde da planta sempre em dia. Uma boa maneira de fazer isso é remover folhas e galhos secos durante o inverno. Assim você permite que ela esteja perfeita para florir na próxima primavera.

6. É possível fazer mudas de Dipladênia?

Achou que a Mandevilla ficou linda no seu jardim e está pensando em fazer a propagação dela? Então saiba que é possível fazer mudas de Dipladênia. Separe sementes ou pequenas estaquias retiradas do caule e faça o replantio em um vaso até nascerem os primeiros brotos.

Em seguida, é só escolher a casa definitiva da sua trepadeira, que pode ser um vaso adequado ao tamanho dela, jardineira ou direto no solo.  

Gostou de conhecer mais sobre a Dipladênia? Então, conte para gente se ela tem espaço em seu jardim.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário