Entenda os cuidados ao adotar um cachorro

Compartilhar:


adotar cachorro

Adotar um cachorro é um dos maiores atos de amor que o ser humano pode fazer por um animal que será leal a ele independente do momento. Afinal, escolher um cãozinho que foi abandonado para fazer companhia a você é uma coisa incrível, que só quem já passou pela situação sabe.

Porém, existem alguns pontos importantes, pois trata-se também de uma responsabilidade social. Segundo a OMS, o número de animais abandonados no Brasil chega a 30 milhões e, dentre eles, 20 milhões são cachorros.

Portanto, veja neste conteúdo mais do que a importância e responsabilidade de adotar um animalzinho, mas também a felicidade que você pode promover com isso.

Por que adotar cachorro?

O primeiro passo a se pensar quando se trata de adotar um cachorro é se fazer a seguinte pergunta: “Por que eu quero adotar?”. Com isso, você avalia todas as possibilidades como tempo, custos, espaço etc.

É importante lembrar que a vida de um animal será totalmente dependente de você, desde o momento da adoção até o final. Em hipótese alguma pense em abandonar um cachorro após ele ser adotado, pois pode causar diversos traumas no animal.

adotar cachorro

Um cachorro precisa de cuidados como vermífugos, vacinas, uma alimentação adequada, banho – dependendo do animal, até tosa, sachês, petiscos e brinquedos. Além disso, precisam também de um espaço adequado e tranquilo, pois nenhum cachorro merece ficar preso na coleira o dia todo.

Mas a questão do espaço, em alguns casos, não chega a ser um problema. Muitas pessoas moram em prédios e mesmo assim adotam um cachorro para fazer companhia, porém, é preciso levá-lo para passear e não deixar que ele fique trancado o dia todo em casa.

Para adotar um cachorro é preciso ter paciência, pois a adaptação pode ser um tanto quanto demorada. Com o tempo, você ensina alguns pontos para o animal e a convivência fica melhor a cada dia.

Qual o lugar para adotar um animalzinho?

Existem diversos lugares onde você pode adotar um cachorro, como petshops, ONGs, protetores, associações de animais, entre outros. Um dos locais mais comuns para adotar um animal é pelos vizinhos que acabam evitando a castração do seu cachorrinho, então ele acaba dando uma ninhada e o tutor doa os filhotes, pois não tem condições de criar todos.

Os animais de rua só precisam de um humano com bastante amor e um pouco de atenção em sua saúde para saber se está tudo correndo bem.

Mas em resumo, a adoção de animais de rua é um dos melhores caminhos para ter um companheiro como um cachorro em casa. Você vai perceber que aquele animal pode ser um grande amigo e estar ao seu lado nos melhores momentos e que estava na rua apenas por falta de oportunidades.

Dê uma oportunidade para esses animais de rua e você terá um fiel companheiro por grande parte da sua vida!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário