Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Epilepsia idiopática em cães e outras doenças neurológicas

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Epilepsia idiopática em cães: o que é e como cuidar

A epilepsia idiopática em cães é uma doença neurológica crônica caracterizada principalmente pelas crises convulsivas em que não é possível identificar nenhuma causa aparente. Nos exames neurológicos dos cachorros com essa condição, não aparecem anormalidades como lesões nos períodos entre as crises.

As crises convulsivas podem acontecer principalmente durante o sono ou depois de exercícios físicos mais intensos, e tendem a se agravar com o avanço da idade. De maneira geral, os especialistas acreditam que a epilepsia idiopática em cães possa até encurtar a expectativa de vida do pet se não tratada com um médico veterinário

Caso você tenha um pet com essa condição ou outra doença neurológica, continue a leitura e veja algumas formas de dar mais qualidade de vida e saúde para ele.

Sinais de epilepsia idiopática em cães

Sinais de epilepsia idiopática em cães

Como não há lesão aparente ou causa identificável, é preciso ficar atento a alguns sinais que o cachorro pode dar quando está em vias de ter uma crise convulsiva idiopática. Assim é possível ajudá-lo para que não se machuque durante as convulsões.

Uma agitação fora do normal, acompanhada ou não de salivação excessiva, vômitos e dilatação das pupilas pode acontecer em um primeiro momento. Na segunda fase, o cachorro pode ter movimentos musculares involuntários, como o de pedalar, e alterações no nível de consciência.

Alguns cães fazem xixi ou cocô durante a crise de maneira involuntária e incontrolável. Pode ser que o pet apresente desorientação ao final da crise convulsiva, então garanta que ele esteja totalmente seguro até a crise passar.

A preocupação dos tutores em casos de epilepsia idiopática em cães é comum, já que a falta de uma causa pode gerar muitas dúvidas. Isso só torna ainda mais importante o acompanhamento veterinário para avaliação e indicação de tratamentos, como dietas especiais.

Disfunção cognitiva em cães

Além da epilepsia idiopática em cães, existem algumas outras doenças neurológicas, como a síndrome da disfunção cognitiva em cães e o déficit cognitivo senil.

Estima-se que a Síndrome da Disfunção Cognitiva afete 14% dos cães com 8 anos de idade ou mais (com uma prevalência cada vez maior com a idade). Essa síndrome é caracterizada por uma série de alterações no sistema nervoso central e muitos comportamentos observados na disfunção cognitiva se sobrepõem àqueles encontrados no declínio cognitivo senil (relacionados a idade avançada). É comum a comparação da síndrome cognitiva do cão idoso com o Alzheimer, já que também há perda de memória, dificuldade em regular o sono, alteração na percepção espacial, entre outros sintomas.

Como tratar síndrome cognitiva em cães

Em alguns casos há tratamento específico para síndrome de disfunção cognitiva em cães. O médico veterinário pode recomendar medicamentos de uso contínuo, que deverão ser tomados pelo resto da vida do pet.

Em outros casos, mudanças de hábito podem ser determinantes para garantir uma melhor qualidade de vida para o seu companheiro peludo, como a inclusão de brinquedos diferentes no ambiente e treino do olfato para farejar. Uma alimentação de qualidade, específica para esses casos, também pode ajudar muito o cachorro.

Alimentação, epilepsia idiopática em cães e outras doenças neurológicas

As rações terapêuticas ou coadjuvantes poder ser indicadas por médicos veterinários para complementar tratamentos e manter a saúde e atividade cerebral. No caso das doenças neurológicas, a nutrição desempenha um papel importante na proteção do cérebro contra a deterioração cognitiva, auxiliando na redução dos sintomas clínicos e melhorando a qualidade de vida do pet.

Em alguns casos, quando doenças neurológicas relacionadas à idade avançada são identificadas logo no início, a alteração da dieta pode até retardar o envelhecimento cerebral. É assim que a ração Purina ProPlan Veterinary Diets NC Neurocare age em casos de síndrome da disfunção cognitiva em cães, do déficit cognitivo senil e da epilepsia idiopática em cães.

Esse alimento desenvolvido pela Purina ProPlan fornece uma fonte alternativa de energia, pois o metabolismo energético cerebral é alterado com essas doenças. Sua formulação ainda fortalece a estrutura, atividade e a circulação sanguínea na região, além de ser rica em ácidos graxos ômega-3, antioxidantes, vitaminas e proteínas.

Para animais com epilepsia idiopática em cães, a Purina ProPlan Veterinary Diets NC Neurocare ainda atua como terapia nutricional adjuvante por causa da formulação com triglicerídeos de cadeia média.

Purina ProPlan Veterinary Diets NC Neurocare

Caso o seu pet desenvolva alguma doença típica do envelhecimento, pode ser que uma ração para cão idoso comum não seja o bastante. Neste caso, a ração Purina ProPlan Veterinary Diets NC Neurocare pode contribuir decisivamente para o bem-estar e a saúde do cão.

Essa ração seca é completa e balanceada não só para animais idosos. Ela também pode ser oferecida para cães de todas as idades que necessitem de uma nutrição direcionada para a saúde cerebral, desde que indicado por um médico veterinário. Sua formulação é específica para auxiliar no controle da epilepsia idiopática em cães, na síndrome de disfunção cognitiva e no déficit cognitivo senil, em conjunto com o tratamento médico convencional.

Após o início da utilização da ProPlan Neurocare, as melhoras podem ser vistas em apenas 30 dias para casos de cães com síndrome de disfunção cognitiva ou sinais neurológicos relacionados ao envelhecimento. No caso da epilepsia idiopática em cães, quando associada aos medicamentos indicados pelo veterinário, os resultados podem ser identificados em 90 dias.

Parecem muitas vantagens, não é mesmo? Mas reforçamos que o seu uso só deve ser feito se recomendado por um médico veterinário. Só um profissional pode avaliar, diagnosticar e indicar o melhor tratamento para o seu pet.

Para continuar sua leitura, confira mais alguns artigos selecionados especialmente para você em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário