Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Filhote de coelho: saiba como cuidar do animal

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
filhote de coelho

Está esperando a sua coelha ganhar filhotes? Saiba que o tutor precisa estar acompanhando esse momento com muita atenção. Organize o ambiente, monitore e ofereça todo o amor e carinho aos novos integrantes da família. Venha descobrir como cuidar de um filhote de coelho, continue a leitura! 

​Como receber um filhote de coelho?

Quando uma coelha gera filhotes, o tutor deve estar preparado para recebê-los da melhor maneira possível. Em geral, uma ninhada de coelhos pode vir a ter 12 filhotes, o que requer uma atenção maior de como se deve cuidar dos coelhinhos. 

Em primeiro lugar, a atitude do tutor deve ser a de observador. Por quê? Pois a própria coelha se encarrega de oferecer o conforto inicial às suas próprias crias. Isto é, deixando os filhotes aquecidos e bem alimentados através do leite materno

Nesta situação, o ideal é continuar disponibilizando a alimentação habitual à coelha, com uma boa ração, frutas e legumes, além de água fresca. Vale fazer o monitoramento se está havendo os cuidados adequados da coelha com os filhotes, sobretudo para que nenhum coelhinho fique desamparado ou solitário. 

Se não estiver familiarizado com a chegada de um filhote de coelho, saiba que ele nasce com os olhos fechados e sem nenhum pelo. Com cinco dias de vida, ele começa a criar pelagem e, ao completar 12 dias, os olhos são abertos, embora ainda muito sensíveis. 

​Como preparar o ambiente para o filhote de coelho recém-nascido?

Mesmo sob os primeiros cuidados da coelha, a chegada dos filhotes impõe uma nova responsabilidade ao tutor para deixar o ambiente o mais favorável e preparado possível. Listamos alguns itens essenciais para se cuidar de um coelho filhote em casa. Confira: 

Gaiola

Já possui uma gaiola para o coelho? Saiba que o tamanho da gaiola deve ser grande o bastante para que o animal esteja em pé com as patas traseiras e não atinja a cabeça no topo. Com os filhotes, recomenda-se que as medidas da gaiola sejam 60 x 80 x 40 centímetros, o que equivale a de tamanho semelhante para a engorda de até seis coelhos. 

Além disso, uma das principais obrigações seria a higienização da gaiola. É preciso deixá-la limpa, bem ventilada e numa área fresca. Se permitir o acúmulo de sujeiras, aumenta o risco de existir bactérias que causam doenças aos coelhos. 

Não esqueça que coelhos precisam sair da gaiola durante o dia para gastar energia, seja fazendo exercícios ou brincando

Bebedouro e comedouro

Destinado para a ração do coelho, o comedouro precisa ser feito com algum material resistente, como o alumínio ou a cerâmica. O motivo? O animal pode tentar roer e, assim, danificar o produto. 

Já o bebedouro, vale escolher aqueles de modelos automáticos e fazer o acerto da altura pensando que o coelho não tenha que se abaixar ou ficar em pé para se hidratar. Tanto o comedouro quanto o bebedouro devem estar instalados juntos à gaiola. 

Banheiro

Ao chegar um filhote de coelho, separe um local apropriado para as necessidades do novo animal. Vale optar por uma área de fácil acesso ao pet, colocar feno e um pouco do próprio cocô do coelhinho. Isso ajuda a criar um costume de usar apenas aquele lugar como uma espécie de “banheiro” para ele. 

filhote de coelho

​O que dar para um filhote de coelho?

Como o coelho é um animal herbívoro, a alimentação dele se baseia em frutas, verduras, feno e ração específica para ele. Para um filhote de coelho, o leite materno deve ser insubstituível nos primeiros dias. 

e, por acaso, a mãe não estiver presente neste momento, o tutor precisa oferecer leite ao coelho filhote. Como alternativa, indica-se leite de cabra ou voltado a filhote de gato para o coelho recém-nascido. 

Neste caso, o uso de seringas ou conta-gotas seria adequado, visto que não conseguem ingerir o leite por conta própria. Para aplicar um leite preparado, procure um veterinário para saber como agir corretamente nesta hora. 

Ademais, ao completar 21 dias de vida, o coelhinho sai do ninho e pode comer ração para coelho filhote e beber água, embora continue tomando leite materno. Ao término do processo de desmame do leite, entre 30 a 35 dias, a ração destinada ao coelho seria a sua alimentação principal, acompanhada de petiscos, como frutas e verduras. 

Não esqueça de oferecer uma ração de boa qualidade ao animal, ok? Além disso, sempre deixe à disposição o feno de capim, fundamental para a saúde dos dentes e controle digestivo do coelhinho, evitando a obesidade. 

Quer saber mais informações sobre coelhos? Acesse o nosso blog: 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Rosana santana da silva disse:

    Adoro coelhos tenho três adultos e três filhotes

  2. Valdir Santos disse:

    Muito, feliz com as informações recebidas

Deixe o seu comentário