Filhote de pastor alemão: conheça mais sobre esse cachorro

Compartilhar:


pastor Alemão filhote deitado

O filhote de pastor alemão, é um cachorro curioso, inteligente e com o instinto de guarda bem aflorado. Eles são ótimos para quem gosta de uma boa companhia e de brincar. 

Contudo, antes de levar esse cachorro para casa, é importante conhecer quais cuidados ter com a raça e deixar a casa preparada para receber este famoso cachorro. 

Como cuidar de um pastor alemão filhote?

Antes de adotar um filhote de pastor alemão, é importante garantir a ele alguns cuidados fundamentais para seu bem estar e qualidade de vida. Veja alguns dos principais cuidados após adotar um pet:

Vacinação:

Vacinar o seu pastor pastor alemão filhote é a garantia para evitar várias doenças, algumas que podem até ser fatais.

As vacinas V8 e V10, podem ser aplicadas nos animais a partir dos 30 à 45 dias de idade. Essas vacinas ajudam a prevenir doenças como a Parvovirose, Cinomose, Hepatite, Parainfluenza tipo 1 e 2, Coronavirose, Bordetella, Leptospirose e Laringotraqueite. 

A vacina antirrábica também é uma das mais importantes para os pets e deve ser tomada com ele ainda filhote. Além dela, a vacina de giárdia pode ser aplicada após os 2 meses de idade.

Porém, a melhor maneira de montar um esquema de vacinação para o filhote é contar com a ajuda de um veterinário de confiança, que irá indicar a melhor idade para cada vacina e a data adequada para tomar o reforço das doses, que deve ser recebido anualmente. 

Sendo assim, o ideal é fazer uma visita ao veterinário assim que pegar o pet, dessa forma ele faz um check up na saúde do bichinho e avalia quais as vacinas que já podem ser dadas.



Vermífugo:

Assim como as vacinas, o vermífugo é o responsável por prevenir doenças que são  causadas por vermes ou parasitas.

É bem comum se deparar com aquela barriguinha redonda e endurecida dos filhotes, entretanto, na maioria dos casos isso pode ser sintomas de parasitemia, ou seja, ele pode estar infectado com algum verme. Nesses casos, é muito comum encontrar esses parasitas nas fezes do animal. 

No caso do cachorro pastor alemão filhote, a primeira dose do vermífugo deve ser administrada entre 14 e 21 dias de vida. 

A dosagem varia de acordo com o peso e a saúde do animal, portanto é muito importante sempre manter um acompanhamento médico

A segunda dosagem geralmente ocorre duas semanas após a primeira e serve de garantia para o bom funcionamento do tratamento. 

Após tomar o vermífugo, é comum que os animais coloquem para fora os vermes e lombrigas. A barriga também irá murchar. No entanto, o vermífugo deve ser dado ao animal a cada 6 meses

Antipulgas:


Embora muita gente acredite que as pulgas são sinal de má higiene com o animal, nem sempre isso é verdade. 

As pulgas são pequenos parasitas que se alojam entre os pelos do animal e no seu habitat, podendo causar uma infestação, gerando mal estar e até transmitindo doenças através de sua picada, como dermatites e verminoses. 

Usar um bom antipulgas é fundamental para que esses parasitas se mantenham longe do cachorro. E para isso, existe uma variedade de produtos, que vão desde shampoos, sprays, comprimidos e até coleiras e a atendem diversos tamanhos de cães ou gatos.

No caso do pastor alemão filhote, o ideal é buscar por um antipulgas para filhotes, dessa forma é possível garantir a saúde do pet e manter esses parasitas bem longe. 

Além disso, é importante lembrar que os antipulgas devem ser aplicados com frequência no animal, portanto é fundamental se atentar a data de reaplicação.

Quais os problemas de saúde comuns da raça?


O pastor alemão costuma ser uma raça de cachorro muito saudável e ativa, porém, existem algumas doenças que poder ser comuns desta raça: 

  • Displasia Coxofemoral, é uma doença causada por um encaixe errado na articulação do quadril do animal. 
  • Mielopatia Degenerativa, uma doença grave, que causa desordens na medula espinhal.
  • Dermatites e Foliculite Furunculosa.

Embora essas condições sejam genéticas, é importante garantir desde cedo que o animal não animal não sofra tanto, para isso é importante manter um acompanhamento frequente com o veterinário e tomar alguns cuidados em casa, como evitar que o pet tome muita friagem e evitar superfícies muito lisas.

Características do Pastor Alemão

Os cães da raça pastor alemão, são fortes, robustos e grandes. Possuem orelhas de tamanho médio, retas e pontiagudas, uma cauda grossa e peluda, chegando até a região do calcanhar, onde a pelagem começa a ser ligeiramente maior que a restante. 

Embora a raça seja composta por uma pelagem curta, seus pelos são densos, duros e ásperos. Normalmente eles são encontrados nas cores marrom-alaranjado ou avermelhado. 

No entanto, existem diversos tipos de pastor alemão, que podem ser castanhos, pretos, brancos ou panda. 

Quando adultos, esses filhotinhos podem pesar entre 22 a 42 kg e medir entre 60 e 65 cm de altura.

Temperamento do Pastor Alemão

O Pastor Alemão é um cachorro muito obediente, disciplinado, inteligente e atento. Não são cães medrosos, sensíveis ou carentes, o que o torna um ótimo cachorro para cumprir as funções de cão de guarda ou policial. 

Mas isso não quer dizer que eles não sejam carinhosos! Pelo contrário, eles não são cachorros muito apegados, mas respeitam seu tutor e amam estar perto dele. 

São ótimos cães farejadores, inclusive, são muito usados para isso profissionalmente, por isso, costuma ser empregado em esquadrões de busca e apreensão de drogas ou resgates. Seu poder de ataque é muito alto, portanto, adestrar corretamente este animal é fundamental. 

Afinal, dependendo da criação e treinamento recebidos, o pastor alemão pode se tornar um cão dócil ou um cão agressivo e bravo. 

Quando criados da maneira adequada, se dão muito bem com todos os tipos de pessoas, com crianças e outros animais. No entanto, não controlam muito bem sua força, por isso é importante estar sempre atento ao pet, especialmente quando ele está com crianças ou idosos.

Ele deve ser adestrado desde filhote, desta forma, ele irá se acostumar desde cedo com as regras da casa e irá se tornar um cão muito apegado aos familiares. 

Prepare a casa: um pastor vem ai!

Antes de pegar um pastor alemão filhote, é muito importante garantir um lugar de conforto para que ele possa brincar, se alimentar e descansar!

Alimentação

Eles são cães de grande porte, por isso precisam de uma alimentação completa desde cedo. As rações Super Premium são compostas por ingredientes de alta qualidade responsáveis por fornecer proteínas e nutrientes fundamentais para uma alimentação mais balanceada. 

A raça precisa de uma dieta rica em vitaminas, ômega 3 e 6. Por isso, o ideal é contar com alimentos de qualidade, que ofereçam esses nutrientes em todas as fases de vida do animal. 

As rações úmidas são perfeitas para os filhotes, por serem mais macias, acabam sendo mais fáceis de serem mastigadas antes da troca de dentição. Além disso, elas também possuem nutrientes importantes para os filhotinhos. 

Mas nada melhor do que petiscos e ossinhos na hora de agradar o pet, não é mesmo? Por isso, algumas marcas já possuem petiscos ricos em vitaminas e minerais importantes para garantir a diversão e saúde do seu bichinho. 

Já os ossinhos, são ótimas distrações e perfeitos para ajudar a cuidar da saúde bucal do animal, prevenindo a criação de tártaro.

Conforto

Se tem uma coisa que os cães filhotes precisam quando chegam em casa, é um lugar para descansar e repor suas energias. Por isso, é muito importante garantir que seu Pastor Alemão filhote tenha uma caminha confortável e do tamanho certo para ele.

Como esses animais são de grande porte e crescem rápido, uma boa opção para quem não quer gastar muito é garantir desde cedo que o pet terá uma caminha bem confortável e comporte ele durante toda a sua fase de crescimento. Caso contrário, o ideal é fazer trocas frequentes. 

Além disso, o pet também pode contar com cobertores e roupinhas para se aquecer nas estações mais frias do ano. Existem roupinhas e fantasias de diversos tipos e tamanhos que atendem desde filhotes a cães de grande porte, tudo para que ele se sinta quentinho e confortável. 

Higiene

Lidar com a higiene do pet é um dos requisitos mais importantes que garantem conforto, bem-estar e saúde do animal. Como nem todo mundo tem a possibilidade de deixar o cachorro solto para fazer suas necessidades, uma boa opção é a utilização de um tapete higiênico, que permite que o animal faça suas necessidades em algum cantinho dentro de casa, como no banheiro ou na área de serviços. 

Os banhos também são muito importantes, especialmente porque colaboram com a prevenção de doenças de pele no animal. É indicado que os filhotes tomem banho apenas a partir do terceiro mês de idade, portanto, é importante consultar a opinião de quem cuida do seu pet.

Vale lembrar que o shampoo e o condicionador devem ser específicos para filhotes, afinal, eles são desenvolvidos especialmente para a faixa etária e evitam possíveis alergias. 

Passeio, somente após a vacina!

O pastor alemão é um cachorro bem ativo, desde filhote ele adora aprontar umas artes e brincar bastante. Passear é uma ótima opção para ajudar a gastar a energia desses filhotes. 

Mas é importante não esquecer de usar uma coleira com plaquinha de identificação, peitoral e guia reforçados e no tamanho ideal para o filhote, além de levar saquinhos higiênicos para recolher as fezes. 

Para alguns animais, a caixa de transporte pode ser ótima, especialmente quando os filhotes estão em processo de vacinação. 

Aliás, é muito importante saber que o cão só está liberado para os passeios após a vacinação completa! 

Brinquedos

Os brinquedos são umas das maiores distrações para o filhote e acabam servindo como uma companhia na caminha, como os filhotes estão adaptados a conviver com a mãe e os irmãos, pode ser uma boa opção nos primeiros dias, onde ele poderá sentir falta. 

As pelúcias fazem muito bem esse papel. Além disso, as bolinhas costumam ser os brinquedos preferidos dos cães, que adoram brincar com elas junto com seus tutores. Já a corda e os ossinhos são ótimos para eles se distraírem e podem até ajudar com a dentição, evitando tártaros. 

Quantas vezes por dia um pastor alemão deve comer?

Como já citamos, a ração super premium é a mais indicada para o pastor alemão filhote, por ser rica em minerais e nutrientes, ela proporciona uma dieta balanceada para o pet. 

Além disso, é importante que a ração atenda às diversas fases de crescimento do cão. Os filhotes costumam ser bastante sensíveis, podendo sofrer de hipoglicemia se ficarem muito tempo sem a alimentação adequada, portanto, o ideal é que  pequenas porções da comida sejam oferecidas ao filhote a cada 4 horas.  

Como treinar um cachorro pastor alemão?

O adestramento pode começar desde cedo. A partir dos dois meses de idade o animal já começa a entender os comandos e começa a aprender as coisas. 

Para o adestramento positivo, o tutor pode brincar com ele ao mesmo tempo em que ensina, o ideal é sempre mostrar que aprender pode ter um benefício, seja um afago ou um petisquinho. 

Caso o animal seja um pouquinho teimoso, não desista! Uma boa opção é apostar em comandos mais curtos, que são mais fáceis de compreender. Conforme o pet for crescendo, os comandos podem ser um pouquinho mais complicados. 

Mas lembre-se de não forçar o cachorro, afinal, eles aprendem de maneira gradual. Portanto, o ideal é ensinar um pouquinho por dia

História e curiosidades sobre o Pastor Alemão

Como o próprio nome já indica, o Pastor Alemão é um cão de origem Alemã. Embora a raça tenha sido padronizada no final do século XIX, seus antepassados eram cães de pastoreio.

Para padronizar a raça, um oficial conhecido por Von Stephanitz resolveu realizar o cruzamento dos cães, que até então apresentavam morfologias distintas, de acordo com a região que habitavam. 

Mas há histórias que defendem a ideia de que esses cães são ainda mais antigos, proveniente da idade de bronze, cerca de mil anos antes de Cristo. 

Entretanto, há muitos relatos de que a raça tenha sido reconhecida na região de Wüttenberg, na Alemanha, graças a sua capacidade de guardar objetos e animais.

Graças a sua fama como cão policial, o Pastor Alemão ficou famoso nos cinemas, atuando em cenas de resgates ou como detector de bombas ou drogas. Um dos exemplares famosos da raça no cinema foi o Rin-Tin-Tin. 

Rin-Tin-Tin foi um cão sobrevivente da Primeira Guerra Mundial e atuou nos cinemas por 14 anos, estrelou 22 filmes, entre eles K9 – Um policial bom pra cachorro. 

Além disso, se você quer saber quanto custa um pastor alemão filhote, é simples. Ele pode custar até 5 mil reais. No entanto, na hora de adquirir um exemplar da raça, é fundamental procurar por um pet shop de confiança ou canil especializado

Gostou dessas dicas? Acesse nosso blog e leia mais sobre cães:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

11 Comentários

  1. Jamison erlly disse:

    Gostei muito me ajudou bastante parabéns.

    • Waldir Dionizio disse:

      Gostei da reportagem.
      Gostaria de uma orientação, pois não tive êxito com o Veterinário.
      Tenho um filhote de Pastor Alemão, hoje com 7 meses.
      Ofereco ração de 1.a linha.
      Ele está pesando 45 kilos.
      Pelagem que brilha.
      Com 4 meses iniciou o levantamento das orelhas.
      Daí caiu e não levantou mais.
      Não sofreu nenhuma lesão e consequentemente nenhuma queda.
      Veterinário solicitou Cálcio e colageno.
      Já estou dando a mais de 2 meses.
      Pergunto, será que vai levantar?
      grato

      • Cobasi disse:

        Oi Waldir, como vai? Depende de cachorro para cachorro em alguns casos até dois meses levanta e de últimos casos ate seis meses. Indicamos seguir com as orientações do medico-veterinário 🙂

  2. zenilton disse:

    gostei sim e vai me aprimorar no ensinamento do meu cão

  3. Liliam disse:

    O Pastor Alemão com pedigree é hoje a 39° raça em termos de incidência de displasia coxofemural, talvez uma das poucas raças que tenha um programa de erradicação da doença tão rígido.
    Portanto, a incidência dessa doença em cães com pedigree se tornou algo pouco comum de se encontrar.

  4. João de Paula dos Santos disse:

    Quando possuímos cães selecionados para a criação temos um controle de gerações anteriores isentos da displasia isso nos oferece muita qualidade e dimui muito as chances de o folhote ser portador de uma doença degenerativa como vcs citaram como sendo comum a essa raça , ou seja , nâo é comum e quase zera as chsnces de ter essa doença acometendo seu filhote se caso vc adquirí lo em de pessoas que possuem critérios rigorosos de controle dessas doenças citadas , e uma seleção acompanhada por associações de criadores como o CBPA no Brasil .

  5. Janaína Paiva disse:

    Gostei bastante das informações sobre o Pastor Alemão. Tenho um já adulto e ele tem muita energia, até parece que a energia dura a vida toda, adora passear e brincar bastante. Tem acompanhamento veterinário para indicar a ração e outros cuidados.

  6. OSVALDO DE CASTRO LEITE JUNIOR disse:

    Adquirir um Pastor Alemão, Bruce,completou 4 meses, está sendo adestrado, muito dócil aprende os comandos muito rápido, estamos muito felizes 🐾🐾🐾

  7. Gildete disse:

    Amei as dicas
    Quero muito ter um pastor alemao.

  8. Ataide Viana disse:

    Meu cachorro 🐕 tem 6 meses e não tá comendo,o quê devo fazer.

  9. Irisam Goncalves de Araújo disse:

    Ola. Muito importante, gostei. Grato

Deixe o seu comentário