Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Filhote de pastor alemão: saiba tudo sobre esse cachorro

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pastor Alemão filhote deitado

O filhote de pastor alemão, é um cachorro curioso, inteligente e com instinto de proteção apurado, sendo uma boa opção de adoção. Porém, ter esse cachorro em casa requer alguns cuidados. Venha com a gente e saiba tudo sobre esse cão para lá de especial.   

Características do Pastor Alemão

Os cães da raça pastor alemão são considerados um pet de grande porte, com musculatura forte e robusta. Eles possuem orelhas de tamanho médio, retas e pontiagudas, além de cauda grossa e peluda que pode crescer até a pata do animal, já na fase adulta.

Outra característica do filhote de pastor alemão é a pelagem curta, densa e áspera. Com a sua coloração variando entre marrom-alaranjado e avermelhado, apesar de poder ser encontrado também nas cores castanhos, pretos, brancos ou panda, em casos raros.

Temperamento do filhote de Pastor Alemão

O Pastor Alemão é conhecido desde filhote como um cão com um temperamento disciplinado, obediente e que presta muita atenção ao ambiente. O que o torna a raça uma opção ideal para ter como cachorro protetor de casas. Além disso, são pets extremamente carinhosos e amam a companhia de seus tutores.

Um item para se atentar em relação ao temperamento do Pastor Alemão é que ele pode se tornar agressivo, dependendo do adestramento que receber. Se o filhote de pastor alemão se receber o treinamento correto, se tornará um companheiro dócil e apegado aos tutores, seja adultos ou crianças.

Saiba como cuidar do seu filhote de Pastor Alemão

Está decidido a adotar um filhote de Pastor Alemão para fazer companhia e alegrar a vida de toda a família? Então, você precisa conferir todos os aspectos da vida do animal que merecem uma atenção especial do tutor.

1. A alimentação do Pastor Alemão filhote

Os pastores alemães são uma raça de grande porte, por isso precisam de uma alimentação completa desde cedo. A dieta do animal deve conter uma combinação rica em nutrientes e vitaminas, ômega 3 e 6. Por isso, uma boa escolha são as rações Super Premium.

Para os primeiros anos de vida do animal, o recomendado é apostar em rações desenvolvidas especialmente para a raça Pastor Alemão. É importante que a fórmula, tamanho, formato e textura dos croquetes sejam adaptados para o Pastor Alemão.

Atenção: Petiscos naturais são apenas uma maneira divertida de recompensar o animal com reforço positivo. Nunca deve ser usado como base da dieta nutricional ou pet ou substituir as rações.

Conheça as principais rações para Pastor Alemão

Escolher o alimento ideal para o seu pastor alemão é um cuidado que todo o tutor deve ter. De acordo com a Especialista em Nutrição de Gatos e Cães Letícia Tortola, médica- veterinária da Royal Canin, “Um alimento específico para a raça Pastor Alemão, além de ser de alta qualidade e possuir elevada absorção dos nutrientes, deve também ser formulado para as características próprias da raça”, disse. 

Os pastores alemães possuem o sistema digestivo, as articulações e a pele sensíveis, um subpelo denso e dentes e mandíbulas fortes. “Por isso, as rações possuem uma combinação de ingredientes que ajudam a manter a saúde digestiva e uma microbiota, contribuindo para a boa qualidade das fezes; auxiliam no suporte à barreira natural cutânea e a manter a saúde da pele e pelagem”, afirma Letícia.

Ração Royal Canin Pastor Alemão Cães Adultos

  • Mantém um peso adequado;
  • Preserva os ossos e articulações;
  • Contribui para manter a saúde digestiva;
  • Ajuda a manter a saúde da pele e pelagem;
  • Indicada para cães adultos da raça Pastor Alemão.

Ração Royal Canin Pastor Alemão Cães Filhotes

  • Auxilia o crescimento saudável do filhote;
  • Indicada para cães filhotes da raça Pastor Alemão;
  • Croquetes adaptados para o filhote Pastor Alemão;
  • Apoia a saúde digestiva e promove a qualidade das fezes.

2. Espaço confortável para crescer

Se tem uma coisa que os cães filhotes precisam quando chegam a um novo ambiente, é um lugar confortável e tranquilo para descansar e repor as energias. Para isso, um tutor cuidadoso deve escolher uma caminha confortável de acordo com o tamanho do cão.

Uma boa dica para facilitar a vida dos tutores é escolher a caminha alguns números maiores do que a idade do animal. Assim você garante que o seu filhote tenha um local confortável para dormir enquanto se desenvolve, evitando assim a troca constante da cama de cachorro.

Não se esqueça também de reservar alguns cobertores e roupinhas para que o pet se  aqueça nas estações mais frias do ano. E o melhor de tudo, é que no  mercado há uma grande variedade de sugestões que vão deixar o seu animal muito bonito e cheio de estilo.

3. Cuidados com a higiene do cachorro

Lidar com a higiene do pet é um dos requisitos mais importantes para promover o bem-estar, a saúde e o desenvolvimento correto do Pastor Alemão filhote. Por causa disso, uma boa escolha é o tapete higiênico, que permite que o animal faça suas necessidades em algum cantinho dentro de casa, como no banheiro ou na área de serviços.

A hora do banho também não deve ser esquecida. A melhor maneira de prevenir doenças de pele e a infestação de parasitas é higienizar o animal com shampoo e condicionador de acordo com a sua fase de vida.

Atenção:  Tanto o filhote de Pastor Alemão quanto das demais raças de cachorro só deve tomar banho a partir do terceiro mês. Na dúvida, consulte um médico-veterinário de confiança para uma orientação correta. 

4. Faça passeios seguros com o animal

O pastor alemão é um cachorro bem ativo, que desde filhote adora brincar e passear com os seus tutores. Mas, para realizar passeios seguros com o animal, você precisará de uma série de acessórios para transporte. Conheça.

  • coleira peitoral e plaquinha de identificação;
  • guia recomendada para o porte e força do pet;
  • sacos higiênicos para limpar as fezes no animal.

5. Ofereça brinquedos para o filhote de pastor alemão

Incentivar a criatividade e a prática de exercícios físicos é ideal para proporcionar o melhor desenvolvimento do seu filho de Pastor Alemão. E nada melhor para distrair o pet do que brinquedos como pelúcias, bolinhas, cordas e ossinhos. Ele vai adorar.

Os brinquedos são umas das maiores distrações para o filhote e acabam servindo como uma companhia na caminha, como os filhotes estão adaptados a conviver com a mãe e os irmãos, pode ser uma boa opção nos primeiros dias, onde ele poderá sentir falta.

Como evitar doenças em um pastor alemão filhote?

Antes de adotar um filhote de pastor alemão, é importante garantir a ele alguns cuidados fundamentais para seu bem-estar e qualidade de vida, as principais são a vacinação e a prevenção de pulgas e carrapatos. Confira!

1. Vacine o seu Pastor Alemão

As vacinas necessárias para o seu pet são:

  • as vacinas V8 e V10 (aplicadas a partir dos 30 a 45 dias de vida);
  • vacina antirrábica (aplicada após os 2 meses de idade);

2. Aplicação de vermífugos

Assim como as vacinas, o vermífugo é o responsável por prevenir doenças que são causadas por vermes ou parasitas. Em filhotes, o indicado por especialistas é administrar a primeira dose entre 14 e 21 dias de vida, com a segunda dose ocorrendo nas duas semanas seguintes.

Não se esqueça! O vermífugo deve ser dado ao animal a cada 6 meses. A dosagem varia de acordo com o peso e a saúde do animal, portanto é muito importante sempre manter um acompanhamento médico.

3. Prevenção antipulgas

As pulgas são pequenos parasitas que se alojam entre os pelos do animal e no seu habitat, podendo causar uma infestação. O que gera mal-estar e transmite doenças através de sua picada, como dermatites e verminoses. 

Usar um bom antipulgas é fundamental para que esses parasitas se mantenham longe do cachorro. O tutor tem como medicamentos em forma de shampoos, sprays, comprimidos e até coleiras. Basta escolher a sugestão que melhor se adapta ao cão e facilite a aplicação.

No caso do pastor alemão filhote, o ideal é buscar por um antipulgas para filhotes, dessa forma é possível garantir a saúde do pet e manter esses parasitas bem longe.  Fique atento às datas de reaplicação.

4. Principais doenças em Pastor Alemão

O pastor alemão costuma ser uma raça de cachorro muito saudável e ativa, porém, existem algumas doenças que poder ser comuns desta raça: 

  • Displasia Coxofemoral é uma doença causada por um encaixe errado na articulação do quadril do animal; 
  • Mielopatia Degenerativa, uma doença grave, que causa desordens na medula espinhal;
  • Dermatites e Foliculite Furunculosa.

Importante: Embora essas condições sejam genéticas, é importante garantir desde cedo que o animal não animal não sofra tanto, por isso o recomendado é fazer visitas periódicas a um médico-veterinário de confiança.

As principais curiosidades sobre o Pastor Alemão

Para terminar, que tal conhecer algumas curiosidades sobre os Pastores Alemães, essa raça de pet tão querida? Confira!

  • o Pastor alemão é um cão de origem alemã e seus antepassados eram cães de pastoreio;
  •  para padronizar a raça, um oficial conhecido por Von Stephanitz resolveu realizar o cruzamento dos cães, que até então apresentavam diferenças;
  • acredita-se que cães surgiram na idade de bronze, cerca de mil anos antes de Cristo; 
  • já foi astro do cinema, estrelando os filmes Rin-Tin-Tin e K9 – Um policial bom para cachorro.

Você é um tutor que tem Pastor Alemão em casa? Então, não deixe de contar para a gente nos comentários a sua experiência.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

28 Comentários

  1. Jamison erlly disse:

    Gostei muito me ajudou bastante parabéns.

    • Waldir Dionizio disse:

      Gostei da reportagem.
      Gostaria de uma orientação, pois não tive êxito com o Veterinário.
      Tenho um filhote de Pastor Alemão, hoje com 7 meses.
      Ofereco ração de 1.a linha.
      Ele está pesando 45 kilos.
      Pelagem que brilha.
      Com 4 meses iniciou o levantamento das orelhas.
      Daí caiu e não levantou mais.
      Não sofreu nenhuma lesão e consequentemente nenhuma queda.
      Veterinário solicitou Cálcio e colageno.
      Já estou dando a mais de 2 meses.
      Pergunto, será que vai levantar?
      grato

      • Cobasi disse:

        Oi Waldir, como vai? Depende de cachorro para cachorro em alguns casos até dois meses levanta e de últimos casos ate seis meses. Indicamos seguir com as orientações do medico-veterinário 🙂

  2. zenilton disse:

    gostei sim e vai me aprimorar no ensinamento do meu cão

  3. Liliam disse:

    O Pastor Alemão com pedigree é hoje a 39° raça em termos de incidência de displasia coxofemural, talvez uma das poucas raças que tenha um programa de erradicação da doença tão rígido.
    Portanto, a incidência dessa doença em cães com pedigree se tornou algo pouco comum de se encontrar.

  4. João de Paula dos Santos disse:

    Quando possuímos cães selecionados para a criação temos um controle de gerações anteriores isentos da displasia isso nos oferece muita qualidade e dimui muito as chances de o folhote ser portador de uma doença degenerativa como vcs citaram como sendo comum a essa raça , ou seja , nâo é comum e quase zera as chsnces de ter essa doença acometendo seu filhote se caso vc adquirí lo em de pessoas que possuem critérios rigorosos de controle dessas doenças citadas , e uma seleção acompanhada por associações de criadores como o CBPA no Brasil .

  5. Janaína Paiva disse:

    Gostei bastante das informações sobre o Pastor Alemão. Tenho um já adulto e ele tem muita energia, até parece que a energia dura a vida toda, adora passear e brincar bastante. Tem acompanhamento veterinário para indicar a ração e outros cuidados.

  6. OSVALDO DE CASTRO LEITE JUNIOR disse:

    Adquirir um Pastor Alemão, Bruce,completou 4 meses, está sendo adestrado, muito dócil aprende os comandos muito rápido, estamos muito felizes 🐾🐾🐾

  7. Gildete disse:

    Amei as dicas
    Quero muito ter um pastor alemao.

  8. Ataide Viana disse:

    Meu cachorro 🐕 tem 6 meses e não tá comendo,o quê devo fazer.

  9. Irisam Goncalves de Araújo disse:

    Ola. Muito importante, gostei. Grato

  10. Júnior Barbosa ( Canil Vila Jahu) disse:

    Qualquer cão de médio a grande porte pode ter displasia , a grande diferença e que bons criadores fazem esse controle em seu plantel .

  11. Graciele disse:

    Eu tenho uma fêmea de pastor alemão, linda, super dócil, foi criada com 3 gatos, ela protege eles, cuida deles, e pensa que é uma gata, quando os cães dos vizinhos chegam próximo a minha casa ela sai correndo na direção deles latindo, e se arrepia toda igual um gato, para proteger seus irmãos gatos, ela não é de brigar, até pq nenhum cachorro quis enfrentar ela, pois a pantera é enorme, sua presença não deixa ninguém chegar perto da casa sem avisar, moro em fazenda e ela tem muito espaço para se exercitar, e quando está calor ela adora entrar no açude para se molhar e se refrescar.

    • Maira disse:

      Oi Graziele, adorei saber dessa relação hamoniosa. Tenho 2 gatas a Grace Jonis e a Janis Joplin e um casal de vira latas lindos. Todos foram adotados moravam na rua e vivem em harmonia. Hoje ganhamos.a Gaia Au Au uma pastora capa Preta li da. Tem 45 dias, tá conquistando seu espaço com a turma que esta de olho nela. A cada dia um gesto de amor entre eles. Obrigada por compartilhar sua história. Minha maior preocupação são as gatas, mas no terceiro dia já estao convivendo no mesmo ambiente da casa. Viva longa aos nossos amores Pets. Abraços

  12. Priscila disse:

    Olá, tenho 2 fêmeas de pastor alemão uma de 7 anos e uma de 7meses. A de 7 meses come tudo estraga tudo tênis chinelo gostaria de saber até que idade é essa fase e o que posso fazer pra melhorar. Obrigada

    • Cobasi disse:

      Olá, Priscila! Tudo bem?
      Um cachorro filhote costuma ser mais agitado. Portanto, investir nesse gasto e energia pode ser uma ótima opção. Além disso, recomendamos que converse com um profissional para que ele possa fazer as devidas recomendações e acompanhar a evolução do seu animal de estimação.

  13. Jefferson disse:

    Tenho um dachshund com quase 2 anos e acabei de adotar um pastor com 48 dias, os dois passam o dia todo brincando e quando tento separar ficam chorando.

  14. Cida disse:

    Tenho uma cadelinha pastor alemão, ela está com 3 meses e uma das orelhas é caída. Será que vai subir? Devo fazer alguma coisa? Obrigada

  15. Gustavo disse:

    Meu pastor só gosta de dormir no chão.
    Já comprei cama e cobertores e tudo o mais, ele ou ignora, ou come tudo .
    Não dorme, a não ser no chão.
    Já está com seis meses e não mudou o hábito
    Se coloco no sofá, parece que sente calor e pula para o chão de novo.
    Normalmente deita ou no sol, ou no nosso pé .
    Neste caso , tem algo para adaptar a não comer a casa ou até mesmo entrar nela ?

  16. ~marilda fonseca bispo dos santos disse:

    Gostaria de saber se o pastor alemão se adapta em zona rural; é necessário adestra-lo para que ele possa se acostumar com os animais do sítio? Pq temos galinhas, patos, gansos, perus e pavões que circulam livremente sobre o local. Será que ele se acostuma?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?

      O Pastor Alemão é uma raça versátil e adaptável, e pode se ajustar bem a diferentes ambientes, incluindo zonas rurais. No entanto, é importante levar em consideração que cada cão é único e pode ter suas próprias características e níveis de tolerância em relação a outros animais. Por isso, conte com a ajuda de um profissional.

  17. miguel disse:

    pode ter um Husky Siberiano com um Pastor Alemão ? vai dar algum problema ?

    • Cobasi disse:

      Miguel, ter um Husky Siberiano e um Pastor Alemão juntos pode ser possível, mas requer planejamento e consideração cuidadosa. Ambas as raças têm características específicas em termos de tamanho, energia e temperamento. Certifique-se de que tem tempo suficiente para exercitar e estimular mentalmente ambos os cães. Além disso, a socialização adequada desde cedo é essencial para garantir uma convivência harmoniosa. Introduza-os gradualmente, supervisionando as interações iniciais e incentivando comportamentos positivos. Lembre-se de que cada cão é único, portanto, pode ser uma boa ideia consultar um especialista em comportamento animal para orientações específicas para a sua situação.

  18. João Victor disse:

    Gostaria de saber se posso deixar ele dorme na garagem? Tô querendo pegar um casal de pastor alemao….só preciso confirma aonde ele dorme…

  19. Ana Isabel Baptista disse:

    gostei muito das vossas dicas sobre os caẽs e cachorros de pastor alemão. Já tenho um york (cão pequeno). A ver..se surge na nossa vida ainda um cachorro dessa raça muito especial. Mas nossa casa é pequena, antiga e 1.º andar com varandinha.
    cumps
    AB

Deixe o seu comentário