Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Frutas da primavera: 11 sugestões para levar à mesa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pedaços de abacaxi fruta da primavera
Um pedaço de abacaxi gelado é ótimo para refrescar na primavera.

Frutas da primavera são cultivadas durante essa estação, o que garante mais sabor, aroma e nutrição para a dieta de toda a família. Para ajudar você a fazer a escolha certa, nós separamos 11 opções de frutas da estação primavera para levar à mesa e manter uma alimentação rica em vitaminas e minerais. Confira!

Quais são as frutas da primavera?

As frutas que dão na primavera são aquelas espécies delicadas que devem ser cultivadas e coletadas entre os meses de setembro e dezembro. Entre as mais conhecidas estão: maracujá, acerola, melancia, pitanga, ameixa, mamão, manga, jabuticaba, abacaxi, açaí e amora. Conheça os benefícios de cada uma delas em sua saúde.

1. Maracujá

frutas de maracujá
Um opção deliciosa da primavera é o maracujá

O maracujá é uma fruta da primavera conhecida por seu amor azedinho e a versatilidade, já que pode ser usada para produção de sucos e doces. Rica em vitaminas, fibras, minerais e proteínas, seu consumo é indicado para o controle do colesterol e da pressão arterial.

2. Acerola

mulher segurando acerolas
Acerola é uma fruta que pode ser consumida in natura

Para quem deseja inserir vitamina C na dieta, não há fruta melhor do que a acerola. De acordo com especialistas, ela tem até 100 vezes mais concentração da vitamina do que o limão e a laranja. Além de oferecer uma vitamina essencial para o nosso bem-estar, a acerola possui colágeno, o que contribui para retardar o envelhecimento da pele.

3. Melancia

cachorro pode comer melancia
A melancia é um das frutas de primavera que até os animais podem comer

Uma fruta de primavera que, além de deliciosa, é perfeita para a hidratação de tutores e animais de estimação é a melancia. Consumir a fruta se torna uma alternativa saudável de reduzir as dores musculares após a prática de atividade física, isso sem falar dos poderes anti-inflamatórios, antioxidantes e anti-hipertensivos que ela possui.

4. Pitanga

imagem pé de pitanga
A pitanga é saborosa, mas um perigo para o animais

A pitanga é um fruto composto por complexo B, aceronidina e antioxidantes. Inseri-la como parte da dieta alimentar, ajuda a desacelerar a digestão de carboidratos, o que a torna uma grande aliada de quem precisa regular os níveis de glicose no sangue.

5. Ameixa

cachorro em frente a um cesto com ameixas
Um cachorro pode comer ameixa, mas é preciso saber como oferecer

Uma fruta da estação das flores que é cheia de sabor é ótima para fortalecer os sistemas neurológicos e digestivos, é a ameixa. Ela é uma fonte completa de vitaminas do complexo B e antioxidantes. Por fim, a ameixa é indicada para prevenção de doenças do coração e controle das taxas de glicose no sangue.

6. Mamão

mamão picado e no prato
Com o mamão pode ser feito um delicioso suco

Uma fruta da primavera que faz muito sucesso nos lares brasileiros é o mamão. Essa fruta é rica em fibras e vitaminas importantes, por isso, o mamão é muito indicado para tratar prisão de ventre e ajuda a melhorar a digestão. Com ela, é possível preparar deliciosas receitas como, por exemplo, sucos, vitaminas, cremes e geleias.

7. Manga

jarra com suco de manga
A manga é ótima para o bom funcionamento do intestino

Você sabia que a manga, além de ter um sabor inconfundível, é uma fruta essencial para a saúde e o bem-estar? Ela conta com alta concentração de vitaminas do complexo B, A, C e E. Seu consumo é indicado para prevenir os principais tipos de câncer e manter o sistema ocular saudável.

8. Jabuticaba

tipos de jabuticaba
A jabuticaba é uma fruta da primavera nativa do Brasil

Uma fruta da primavera nativa do Brasil é a inconfundível jabuticaba. Perfeita para o preparo de sucos, sorvetes, molhos e geleias, ela também é muito fácil de cultivar. As principais vantagens em consumir jabuticaba são: no combate de inflamações, prevenção de doenças, melhora dos sistemas imunológicos e nervoso. 

9. Abacaxi

pedaços de abacaxi sobre a mesa
Com o abacaxi pode ser feito suco, bolos e outras receitas

Uma das frutas de primavera mais populares é o abacaxi. Ideal para preparar sucos, geleias e doces diversos, ela é famosa pelo alto teor de vitamina C, complexos A e B e minerais, como fósforo, cálcio, ferro e sódio. O seu consumo regular ajuda na eliminação de toxinas do organismo, acúmulo de gordura e protege contra a degeneração muscular.

10. Açaí

Açai na tigela
O açaí é outra fruta típica brasileira

Seja pura ou com complementos, o açaí é uma fruta que dá na primavera ótima para o preparo de sorvete, sucos e uma grande variedade de sobremesas. Sua combinação de vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas é um ótimo aliado contra o colesterol ruim, oxidação natural do organismo e a prevenção de doenças cardiovasculares.

11. Amora

como plantar amora
A amora é um fruta da primavera rica em vitma

A amora é uma típica fruta de primavera famosa por seu tamanho delicado, coloração avermelhada e o sabor doce.  E não é só isso, pois esse fruto possui vitamina E, do complexo B e proteínas que favorecem a manutenção da saúde do intestino, pelos, cabelos, sistema nervoso central e a prevenção de doenças no sistema cardiovascular.

Gostou de conhecer algumas das frutas da primavera mais conhecidas e como elas ajudam na saúde e bem-estar de toda a família? Então, prepare as ferramentas necessárias e comece a cultivá-las hoje mesmo. Aliás, qual dessas frutas que dão na primavera é a sua preferida? 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário