Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato amarelo: conheça as características e personalidade deste pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato anarelo

Com certeza você já viu um gato amarelo por aí, afinal de contas, alguns deles são bem famosos, como é o caso do Garfield ou do Gato de Botas. Mas afinal, quais as características e personalidade desses gatos? 

Neste texto vamos te contar as principais informações sobre o gato amarelo, sua personalidade e curiosidades.

Gato amarelo é uma raça?

É comum achar que existe uma raça de gato amarelo, no entanto, o que define as raças de gato não são suas colorações e sim as suas características físicas e genéticas

Sendo assim, podem existir gatos de diferentes cores dentro da mesma raça. Ou seja, um gato amarelo pode ser da raça Persa ou pode ser um vira lata, por exemplo. 

Além disso, existem diversos tons de cor de gato amarelo, neste caso, eles podem ser de uma cor bege mais suave ou até mesmo avermelhados. Além disso, é muito comum que os gatos amarelos sejam listrados. 

Características e personalidade do gato amarelo

Os gatos amarelos são famosos na TV e nas histórias em quadrinho, e não é para menos, esses gatos são realmente muito dóceis, amorosos e carinhosos. 

Mas é claro que não existe nenhum estudo que comprove realmente que a cor dos gatos podem influenciar no seu temperamento. No entanto, é muito comum que os tutores associam o gato amarelo a um comportamento amigável e amoroso. 

Muito provavelmente, o que faz as pessoas acreditarem nisso, é que em 1973 o dono de um centro de gatos, George Ware, criou a teoria de que existe uma relação entre sua personalidade e a sua cor

Ware descreveu os gatos amarelos como “descontraídos e preguiçosos que gostam de receber carinho”. No entanto, isso não passa de um estereótipo, tipo o Garfield, um gato que ama lasanha, café e odeia as segundas-feiras. 

Mas uma coisa é certa, os gatos amarelos são mais cobiçados e adotados mais rapidamente do que as outras cores. 

Os gatos amarelos são sempre machos?

Assim como os gato escaminha, que muita gente acha que existem apenas fêmeas, existe uma grande quantidade de pessoas que acredita que todos os gatos amarelos são sempre machos

A diferença, é que no caso do gato escaminha, as cores preta e laranja são ligadas ao cromossomo X, sendo assim, a probabilidade de um gato escaminha ser macho, é muito pequena, a menos que ele tenha síndrome de Klinefelter, possuindo os cromossomos XXY.

Já com o gato amarelo, a questão é que a maioria dos gatos costumam ser machos. No entanto, vale ressaltar que o gene que produz a coloração amarela ou laranja se encontra no cromossomo X. 

O que ocorre neste caso, é que para as fêmeas expressarem a cor amarela, elas precisam ter os dois cromossomos X com esse gene. Já os machos, precisam apenas ter o X com esse gene. 

Por isso, no caso do gato escaminha, apenas as fêmeas possuem essa coloração. 

gato de pelo amarelo

Lendas e superstições com o gato amarelo Que existem muitas lendas com gato preto, a gente já sabe, mas isso acontece com o gato amarelo também, no entanto, isso acontece com simbologias completamente diferentes. 

Durante a santa inquisição, a cor preta era associada às trevas e como os gatos eram animais de hábitos praticamente noturnos, esses animais também foram relacionados a coisas ruins.

Com isso, toda mulher que possuia um gato preto, era considerada uma bruxa. Diferente dessas superstições com gato preto, os gatos laranjas são associados a acontecimentos positivos

Algumas histórias sobre este felino garantem que este animal traz abundância e riqueza. Outros, que o gato amarelo traz boa sorte e proteção

Na maioria dos casos, isso acontece porque a cor amarela é relacionada ao ouro, à riqueza e à prosperidade. No entanto, existe uma lenda que relaciona um gato amarelo a um acontecimento na vida de Jesus. 

Segunda a história, certa noite o menino Jesus não conseguia dormir, foi então que um gato tigrado amarelo se aninhou perto dele ronronando. Jesus gostou tanto do gato que sua mãe, Maria, beijou o animal na testa, agradecendo pela proteção que ele estava proporcionando a seu filho. 

Com isso, Maria deixou a marca de um “M” na cabeça do gato, por isso até hoje eles possuem essas manchas tão características. Se isso é mito ou não, jamais saberemos, no entanto, sabemos que esses gatos são donos de uma beleza impressionante.

Além disso, todos os gatos são maravilhosos e podem ser muito dóceis e carinhosos, independente da sua cor. Por isso, é fundamental que ele seja socializado desde filhote!  

Gostou deste texto? Acesse nosso blog e leia mais sobre gatos:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário