Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quando gatos castrados se estranham

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gatos castrados se estranham

Não dá para negar, felinos são animais um pouco temperamentais e volta e meia eles brigam entre si, mas será que gatos castrados se estranham? Afinal de contas, a castração altera os níveis de hormônios nos animais, especialmente aqueles ligados à agressividade.

Antes de respondermos se gatos castrados se estranham  precisamos entender o que acontece quando um gato é castrado.

A castração consiste na extirpação das gônadas dos animais. Em outras palavras, no caso dos machos os testículos são retirados e, no das fêmeas, são os ovários e útero os órgãos removidos.

Como ficam os gatos depois de castrados?

Ao retirar esses órgãos não só os animais ficam estéreis e inférteis, mas também perdem parte do sistema endócrino responsável pela produção de hormônios sexuais. Como resultado, os gatos ficam mais dóceis, menos reativos e tendem a ficar mais em casa.

Isso acontece porque dois impulsos naturais são radicalmente diminuídos com a castração: o domínio do território e a disputa por encontrar parceiros para reprodução. Ou seja, quando os gatos castrados se estranham, isso acontece por outros motivos. 

Por que os gatos castrados se estranham? 

Embora fiquem mais calmos e mansos, os gatos castrados se estranham quando estão passando por situações estressantes ou ameaçadoras. Embora o domínio territorial fique mais brando, os gatos são animais que gostam de ter o controle sobre o ambiente. 

Agora, se você está diante de uma situação onde não há nenhuma alteração no cotidiano, o ambiente é saudável, os cheiros são conhecidos e mesmo assim os gatos castrados se estranham, então reveja o tempo da castração.

Os gatos foram castrados recentemente? O corpo dos animais leva um tempo até conseguir entrar em um novo equilíbrio hormonal. Nos primeiros meses pós-cirurgia alguns hormônios sexuais responsáveis pela agressividade ainda estão circulando no organismo dos pets.

Além disso, tem a questão da dor e do desconforto pós-operatório. Embora seja uma cirurgia simples, a recuperação da castração leva cerca de uma semana. Eventualmente, quando ainda estão com dor e incômodo, os gatos castrados se estranham.

O que fazer para ajudar?

Caso a confusão esteja acontecendo por mudanças de rotina ou pela chegada de animais novos na família, dê tempo para o animal se acostumar. Separe os gatos sempre que estiverem rosnando um para o outro e deixe que eles se aproximem ou se acostumem com a nova rotina ao longo dos dias.

Em resumo, mantenha o ambiente em ordem e dê tempo ao tempo. Poucos meses depois de castrados, os gatos já estão muito mais calmos e mansos. Com um ambiente adequado, ração de qualidade e bastante carinho e brincadeiras, as brigas tendem a sumir. 

Para facilitar na adaptação e no enriquecimento ambiental uma boa dica é a gatificação de algum cômodo da casa. O ambiente adequado, com nichos e diferentes alturas, também ajuda a tranquilizar os pets.

Se mesmo assim a confusão continuar acontecendo, procure um veterinário ou um especialista em comportamento felino para descobrir o que pode estar por trás do conflito

Gostou de saber um pouco mais sobre quando os gatos castrados se estranham? Confira mais posts sobre comportamento animal em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

9 Comentários

  1. Carla disse:

    Preciso de ajuda, minha gata mais velha está rejeitando e querendo agredir a filha que acabou de ser castrada, parece que ela não reconhece mais a própria filha, e até nós, eu e meu namorado ela está sendo violenta. Tem algo que podemos fazer que possa ajudar, ou resolver ?

  2. Adriana disse:

    Boa noite! Tenho 8 gatos e mora em uma chácara, há 2 meses atrás castrei um macho e ele ficou agressivo, cismou com a cara da irmã e de outro gatinho adolescente. Não sei o q fazer pq nada mudou a rotina eh sempre a mesma, tenho um espaço incrível p eles e agora tenho dois gatos q não saem mais do quarto com medo desse sujeito bater neles. O q pode ser? Como devo agir? O q posso dar a esse meliante p parar de bater nos irmãos? Já não aguento mais ter q ficar olhando eles p fazerem as necessidades lá fora pq se não o castrado bem e bate ou corre atrás deles p bater. Me ajudem por favor com esse lampião!!!

    • Cobasi disse:

      Olá, Adriana! Tudo bem?

      Após a castração é comum que os gatos ficam mais dóceis, menos reativos e tendem a ficar mais em casa, no entanto, o corpo dos animais leva um tempo até conseguir entrar em um novo equilíbrio hormonal.

      Contudo, vale uma ida ao veterinário, pois dependendo do grau de agressividade do animal, o profissional recitará calmantes como medida de segurança.

  3. Bianca disse:

    Gente preciso de ajuda, meus gatos começaram a se estranhar do nada. Eles convivem juntos faz mais de 6 anos, e agora começaram a brigar. Não sei o que fazer 🙁

  4. Brenda disse:

    Preciso de ajuda! Eu tenho 4 gatos, sendo 3 fêmeas e 1 macho. Recentemente, há 1 mês, eu castrei a minha gata mais nova. Porém a outra gata do meio, está rejeitando muito a que foi castrada. Ela rosna e quer agredir a outra. E isso está confuso pq os outros gatos a mais velha e o macho que também são castrados reagiram super bem com a que foi castrada por último. Porém essa gata do meio, que tinha uma boa convivência com a outra, dormiam juntas e tudo, agora está agressiva e querendo bater a mais nova que foi castrada. Eu não sei mais o que fazer.

    • Cobasi disse:

      Olá, Brenda! A situação com suas gatas pode ser desafiadora, mas é importante dar tempo para a adaptação pós-castração. Gatos podem reagir de maneiras diferentes. Tente reintroduzi-las gradualmente, usando métodos de reintrodução de gatos. Se o comportamento persistir, considerar a orientação de um comportamentalista felino pode ser útil.

  5. Joelma disse:

    Está acontecendo exatamente isso com minha gatinha que foi castrada a mãe e o irmão estão rejeitando só os dois os demais estão normais com ela

Deixe o seu comentário