Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hamster pode comer banana? Saiba se essa fruta está permitida ao roedor

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
hamster pode comer banana

Já pensou em dar alguma fruta ao seu hamster? Saiba que os roedores não podem comer qualquer legume ou fruta, visto que são animais de estimação pequenos com uma alimentação bem regrada. Mas, então, será que o hamster pode comer banana? Venha descobrir a resposta com a gente! 

Afinal, hamster pode comer banana?

Sim, o hamster pode comer banana. Porém, como falamos de uma fruta, esse alimento deve ser entendido pelo tutor como um petisco, um complemento na alimentação habitual do roedor. Ou seja, a banana não serve como uma substituição à ração, nem mesmo ao feno, mas sim como uma espécie de guloseima ao hamster. 

Como a banana é uma fruta cheia de nutrientes para a dieta animal, além de ser deliciosa, pode ser consumida pelo roedor. Desde que haja todo o cuidado na quantidade e frequência para não interferir na boa alimentação do animal de estimação. 

Vamos explicar como o hamster pode comer banana a seguir. 

Como dar banana para hamster?

Como o hamster pode comer banana, isso não significa que ele pode comer a fruta de uma forma descontrolada e sem uma dosagem correta. Na verdade, o roedor deve consumir a banana em quantidades pequenas, uma vez que são animais pequenos. 

Para incluir a fruta na rotina do animal, ela precisa fazer parte de uma dieta balanceada para o animal de estimação. Isto é, a banana para hamster deve ser servida em porções moderadas, como, em média, ¼ de colher de chá. Vale ressaltar que o roedor necessita ter uma quantidade certa de sua comida diariamente, sem que haja exageros. 

Não é somente a quantidade de banana que deve ser limitada, mas também a frequência com que o hamster vai comer o alimento. Devido a ser um petisco, a fruta pode ser oferecida uma vez por semana ao roedor, o que já seria uma maneira adequada de saciar a vontade do animal sem afetar a sua saúde. 

hamster pode comer banana

Existe algum risco ao dar banana para hamster?

Sim, a começar pela atenção na porção de banana oferecida ao hamster. A fruta pode ajudar a aliviar a constipação, porém também costuma provocar diarreia. Portanto, nada de colocar uma quantidade de banana além do recomendado ao animal. 

Existe o cuidado para o hamster não acumular pedaços de banana dentro da gaiola por um grande período de tempo, com o risco de apodrecer. Neste caso, esteja atento se o alimento não for ingerido em até 12 horas e retire o mesmo da gaiola, evitando sujeira. 

Outro detalhe: não dê cascas de banana ao animal. As cascas não são indicadas para o consumo dos pets, mesmo que eles possam despertar o interesse em comer. Como se trata da parte externa da fruta, ela está mais sujeita a contaminação e sujeira, além de correr o risco de conter agrotóxicos, prejudicando a digestão dos roedores. 

Benefícios da banana para hamster

O que a banana oferece, afinal? Fizemos uma lista com os principais benefícios que um hamster comendo banana pode desfrutar, confira: 

  • Vitamina B6: fundamental para o desenvolvimento correto do animal em sua fase de crescimento;  
  • Fibras: exerce um papel importante para o funcionamento do sistema digestivo;
  • Magnésio: parte essencial para o desempenho do sistema nervoso. 

Quer conhecer mais dicas e informações sobre hamsters? Acesse o nosso blog: 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário