Hamster pode comer cenoura? Saiba se o legume seria recomendável ao roedor

Compartilhar:


O hamster é um animal fofo que adora estar comendo. Mas, cuidado, não é qualquer alimento ou legume que ele pode consumir, sobretudo aqueles que não estão dentro de sua dieta balanceada. E será que o hamster pode comer cenoura? Tire essa dúvida com a gente e descubra tudo sobre o assunto! 

Então, o hamster pode comer cenoura?

A boa notícia é que sim, o hamster pode comer cenoura. O legume, uma vez inserido na dieta do animal, deve ser usado como uma opção à parte aos alimentos que o roedor está acostumado a comer, como ração e feno. Quer dizer, a cenoura seria um petisco servido como um acréscimo à alimentação do hamster

Saudável, a cenoura para hamster é um alimento seguro para se adequar ao cotidiano e dieta regrada do roedor. Fora que é bem saborosa, não é mesmo? E oferece uma boa variedade de benefícios ao animal. Porém, como qualquer outro legume ou fruta, não pode ser distribuído livremente e de qualquer maneira pelo tutor. 

Vamos explicar como o hamster pode comer cenoura corretamente a seguir. 

Como dar cenoura para hamster?

Já que o hamster pode comer cenoura, o tutor deve ter um cuidado na hora de oferecer o legume ao animal. Ou seja, a cenoura precisa ser servida em porções pequenas, com o tamanho de, aproximadamente, ½ colher de chá

Isso significa que a cenoura deve ser cortada em pedaços bem pequenos, além da necessidade de se retirar a casca. Desta forma, ajuda a fortalecer dentes e mandíbula do hamster. E claro, o legume deve estar lavado e limpo para o consumo do animal. 

Se puder, escolha alimentos orgânicos, dado que são legumes e frutas mais frescos e livres de agrotóxicos, produto químico que pode fazer mal a digestão do roedor. Como alternativa, vale pensar em utilizar cenouras baby, o que contribui para ele comer sem existir um grande desperdício. 

E qual seria a frequência ao dar cenoura para hamster? Algumas vezes na semana seria o suficiente para ele se sentir saciado. O petisco, assim como os demais legumes, devem representar até 10% de sua alimentação total. 

Se um hamster pode comer cenoura, quais cuidados se deve ter?

O hamster é aquele roedor que adora comer, mas isso não significa que o tutor deve agradá-lo e servir quantidades em excesso de legumes. No caso da cenoura, ela contém uma boa quantidade de açúcar, o que representa um risco ao hamster. Não deixe de moderar nas porções distribuídas, ok?

Se o hamster come cenoura em grandes proporções, como um legume inteiro, ligue o alerta para as possíveis consequências. Há, sim, a chance de certos problemas de saúde, como dor de estômago, diarreia ou inchaço

E não esqueça que o roedor costuma ser um animal que acumula alimentos em sua gaiola. Por isso, é responsabilidade do tutor verificar se houve algum resto de comida que sobrou, evitando que fiquem estragados e impróprios ao consumo. 

Benefícios da cenoura para hamster

Ótima para o organismo do hamster, a cenoura é um legume com vários benefícios em seus componentes. Fizemos uma lista com os principais nutrientes que a cenoura oferece, acompanhe: 

  • Vitamina A: importante para o crescimento do animal, fora que ajuda a visão; 
  • Vitamina B6: fundamental para o desenvolvimento correto do animal em sua fase de crescimento;  
  • Cálcio: componente essencial para a formação dos ossos; 
  • Magnésio: importante para o desempenho do sistema nervoso. 

Quer saber mais informações e dicas sobre hamsters? Entre em nosso blog: 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário