Lagartixa tem veneno? Descubra agora!

Compartilhar:


lagartixa tem veneno

Ter uma lagartixa por perto pode ser considerado motivo de sorte, pois elas são as grandes responsáveis por manter insetos indesejados bem longe. Mesmo assim, muitos ainda questionam se estamos falando de um animal de fato amigável e ficam em dúvida se a lagartixa tem veneno.

Antes de entendermos se elas podem oferecer risco, é importante conhecer um pouco mais sobre esse pequeno lagarto. 

Originária na África, as lagartixas pertencem à família dos Geconídeos (Gekkonidae), estão entre os menores lagartos do mundo e são conhecidas pela habilidade de andar em paredes e tetos.

Além disso, elas costumam medir entre 3 e 15 centímetros de comprimento e vivem em diversos habitats nas regiões quentes do planeta, seja em florestas ou desertos. Mas também existem aquelas que estamos mais habituados que vivem em ambientes domésticos.  

Lagartixa branca tem veneno ou faz mal para os humanos?

A lagartixa branca ou lagartixa doméstica possui muitos nomes populares e é facilmente encontrada dentro de casa, já que vive no ambiente urbano. Elas possuem cores claras, praticamente transparentes e não têm pálpebras.

Mesmo parecendo um animal bem inofensivo, as lagartixas geram receios nas pessoas que vivem se questionando: lagartixa tem veneno ou não?

Pode ficar tranquilo porque a resposta é bem simples: assim como todos os lagartos do Brasil, as lagartixas não possuem nenhum tipo de veneno ou peçonha. Além disso, elas não transmitem doença ou qualquer outro problema. Muito pelo contrário, ao se sentirem ameaçadas, elas costumam se fingir de mortas.

As lagartixas não possuem veneno e ainda fazem uma boa limpeza nos quintais e dentro das casas, porque pegam bichos que podem incomodar ou trazer riscos, como aranhas e escorpiões. 

Mas se precisar, lembre-se de investir em um bom inseticida!

Curiosidades sobre a lagartixa doméstica

  • Lagartixa ou homem aranha? – As lagartixas impressionam com a capacidade de permanecerem fixas nas paredes e tetos. Isso acontece porque elas têm patas com milhares de pelos minúsculos. Cada um desses pelos possuem micro cerdas que ajudam a escalar superfícies de forma segura.
  • Soltar a cauda em momentos de perigo – Talvez você já tenha visto uma lagartixa soltar a própria cauda e tenha ficado impressionado. Quando se sentem em perigo, elas podem soltar a própria cauda para despistar o predador, pois a cauda fica se debatendo e chama a atenção, enquanto isso a lagartixa aproveita para fugir. 
  • Cauda nova no lugar – Mas calma, engana-se quem acredita que a lagartixa vai ficar sem cauda, essa amiga tem mais uma carta na manga. Após perder a cauda, ela costuma voltar ao local para comê-la, pois é uma parte que contém nutrientes importantes. Além disso, são capazes de regenerar a cauda, o que chamamos de fenômeno da autonomia. Essa regeneração pode ocorrer diversas vezes, mas a nova cauda sempre vai ter uma estrutura diferente da original. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as lagartixas, ficou claro que elas são inofensivas e podem ser consideradas amigas, pois vão manter sua casa longe dos insetos. Por isso, sempre que alguém questionar se lagartixa tem veneno, lembre-se que não. 

Se você gostou de aprender mais sobre as lagartixas, que tal saber mais curiosidades sobre os animais?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário