Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lagartixa morde? Descubra detalhes sobre o assunto

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
lagartixa morde

Conhecida por comer baratas, mosquitos e qualquer outro inseto que esteja nos lares de forma indesejada, a lagartixa é um animal muito importante, tanto para os lares quanto para o meio ambiente. E por ser encontrada com frequência dentro de casa, algumas dúvidas e preocupações podem surgir. Afinal de contas, lagartixa morde? Tem veneno? Como ela se defende?

Neste post, iremos esclarecer algumas dúvidas sobre esse réptil. Então siga a leitura para saber mais!

Afinal, lagartixa morde?

Depende do contexto da situação. Caso sua preocupação seja a de que a lagartixa morda pessoas sem motivo, não se sinta ameaçado! Assim como todos os animais, as lagartixas sentem a necessidade de se proteger quando se sentem ameaçadas e, apesar de não ser sua maneira de defesa, elas podem, sim, morder.

Mas fique tranquilo, pois as lagartixas mordem com intenção somente os insetos que servirão de alimento para elas. E ao contrário de outros animais, a mordida da lagartixa é indolor e não causa nenhum mal, o que nos leva ao próximo tópico de dúvidas a serem esclarecidas.

Lagartixa tem veneno?

Não! Além disso, não há registros de lagartixas venenosas, somente de lagartos, como é o exemplo do dragão-de-komodo. Com relação ao veneno, as chamadas lagartixas domésticas não causam nenhum mal para os seres humanos.

No entanto, isso não quer dizer que não possam fazer mal de outras formas, como, por exemplo, pela transmissão de doenças.

A lagartixa, por ser um réptil, pode ser portadora da salmonella — gênero de bactérias responsável por contaminar alimentos diversos. Por isso, caso toque em uma lagartixa, lave bem as mãos após o contato. Não se esqueça também de sempre higienizar alimentos antes do consumo.

Esse animal também pode transmitir platinosomose, doença que afeta gatos que morderam alguma lagartixa portadora da doença. Nesses casos, seu pet pode apresentar sintomas como diarreia, perda de peso, sonolência e fezes amareladas.

Sabemos que é difícil controlar que gatos cacem lagartixas, já que isso faz parte do instinto animal deles, porém, caso se depare com uma situação assim, tente deixar seu gato distante desse animal, para evitar possíveis doenças.

lagartixa morde

Como a lagartixa se defende?

A lagartixa se defende de uma forma muito peculiar quando se sente ameaçada: ela solta a cauda. Isso é chamado de autotomia caudal e acontece porque seu objetivo é conseguir enganar o predador, pois mesmo que o rabo não esteja preso ao corpo, ele continua se mexendo, fazendo com que a lagartixa tenha a oportunidade de fugir.

A regeneração dessa cauda pode variar de acordo com a estação do ano, porém, sua média é de aproximadamente três semanas. A cada vez que a autotomia acontece, a cauda da lagartixa fica mais curta e grossa.

Mas lembre-se: a lagartixa é um animal inofensivo e seu aliado no combate a insetos indesejados, por isso, não tente brincar ou ferir esse animal! 

Curiosidades sobre a lagartixa

  • Algumas espécies conseguem emitir sons e até mesmo se camuflar para fugir de predadores.
  • Os olhos humanos são 350 vezes menos sensíveis à luz do que os olhos de uma lagartixa.
  • Seu tempo médio de vida é de até 8 anos.
  • Em alguns momentos, as lagartixas voltam ao local onde aconteceu a autotomia caudal para se alimentar da própria cauda, pois é rica em nutrientes para elas mesmas.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. EVELLYN disse:

    Ata porque tem uma lagartixa na minha casa

Deixe o seu comentário