Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O lagarto é vertebrado ou invertebrado? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
lagarto é vertebrado ou invertebrado

Vamos combinar que não existe ambiente mais imprevisível que a natureza, não é mesmo?! Afinal, nesse lugar você consegue encontrar diversas surpresas, mistérios e maravilhas. Imagina a infinidade de espécies de animais que é possível encontrar. Uns menores, outros maiores, uns com pelos, outros sem. Pois é, chega a ser encantador, né?! Sendo assim, você já deve ter se perguntado alguma vez se o lagarto é vertebrado ou invertebrado. Então que tal saber mais sobre esse animal?

De modo geral, os lagartos, como os demais répteis, são animais que possuem corpos cobertos por escamas, tendo quatro membros e uma cauda. Pode até não parecer, mas esse animal faz parte da mesma ordem das serpentes: os escamados. Outro fato interessante sobre os lagartos é que eles são, em sua maioria, ovíparos. Porém, alguns são onívoros, como o Teiú. 

Neste texto, além de te contarmos se o lagarto é vertebrado ou invertebrado nós falaremos sobre outras curiosidades sobre esses animais. Então, vamos lá? Continue a leitura!

Lagarto é vertebrado ou invertebrado? Saiba essa resposta e outras curiosidades

No mundo é possível afirmar que existem mais de três mil espécies de lagartos, sendo distribuídos em cerca de 45 famílias. Podemos destacar como os mais conhecidos as iguanas, camaleões e lagartixas.

Os lagartos se destacam por serem tetrápodes. Isso significa que eles são vertebrados que contam com quatro membros locomotores. Mas preste atenção: atualmente, existem algumas linhagens que possuem apenas dois ou nenhum membro locomotor.

Além disso, os lagartos apresentam grande variação de tamanho, desde poucos centímetros até mais de um metro da cabeça à ponta da cauda.

lagarto é vertebrado ou invertebrado

Vale destacar que grande parte das espécies de lagartos possuem a anatomia externa similar, com a cabeça em formato triangular, quatro membros posicionados ao lado do corpo e cauda longa. Então se você tinha dúvida se o lagarto é vertebrado ou invertebrado, acabamos de tirá-la. 

Conheça o comportamento dos lagartos

Apesar de a maioria das espécies de lagartos serem terrestres, habitando terra firme, existem aquelas espécies com hábitos arborícolas e inclusive semiaquáticos. Entre elas, estão as iguanas-marinhas-de-Madagascar, que se alimentam de algas marinhas, podendo mergulhar e ficarem vários minutos submersas. 

Vale destacar que os lagartos são considerados seres ectotérmicos. Isso basicamente significa que eles precisam de ajuda da temperatura do ambiente para regularem a sua própria. Por isso é consideravelmente comum identificar esses animais nas horas mais quentes do dia sobre rochas absorvendo calor. Muitas espécies possuem hábitos noturnos e são extremamente adaptados a vários tipos de ambientes, não ocorrendo apenas nos polos e áreas muito frias. Além disso, eles são extremamente adaptados para pântanos e desertos.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário