Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que é matilha? Saiba o que significa esse termo

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
matilha-de-cachorros
Você sabe o que é uma matilha?

Você sabe o que é matilha? Venha com a gente e descubra onde surgiu esse termo, o seu significado e características. E mais, aprenda como se se tornar o verdadeiro líder em uma casa repleta de animais de estimação. Confira!

O que é matilha?

O termo é a definição da associação ou coletivo de cães, normalmente em referência aos cachorros de caça. Porém, como há muito mais animais domesticados, hoje ele é muito usado ao falar sobre os nossos animais de estimação. 

O que significa matilha?

Matilha é o jeito formal usado para definir o agrupamento de cachorros, Porém, no dia a dia, é possível encontrar outros nomes populares com o mesmo significado, como: ando, malta, quadrilha, canzoada, súcia, cambada e muitos outros. 

As principais características da matilha de cachorro

Além de ser configurada a partir da reunião de diversos cães, que podem ser de diferentes espécies, a matilha se caracteriza por ter um líder. Ele é o responsável por guiar o grupo em busca de alimentos e áreas mais seguras para descanso. 

A sua formação tem como principal motivo a sobrevivência dos cães selvagens. Uma vez que é muito mais fácil se proteger de predadores, enfrentar clima adversos e encontrar e abater a caça estando em grupos.  

Existe matilha para cachorros domésticos?

cachorro mordendo bolinha
Adestrar e brincar são ótimas atividades para ser o líder da matilha.

Se na natureza os cães de caça se organizam em grupos para sobreviverem, na vida doméstica esse comportamento instintivo permanece. A única diferença é que agora o líder da matilha é o tutor do pet. É isso mesmo! O cachorro, por instinto, enxerga a família como o seu novo coletivo. 

Mas não pense que é uma tarefa fácil se tornar um líder respeitado pelo cachorro ou cães da casa. Para ser considerado a referência do grupo, o tutor tem que conquistar o respeito, carinho e confiança dos cães. Só assim eles irão obedecer às suas regras. 

Como se tornar o líder da matilha?

A melhor maneira de se tornar o líder da matilha é o adestramento. Para isso, é preciso ganhar a sua confiança. Elogie, dê carinho e realize reforço positivo todas as vezes que os animais tiverem um comportamento adequado. Assim, você se tornará naturalmente o líder do grupo.

Uma boa maneira de conquistar a confiança do seu pet é oferecer petiscos como recompensa e não deixar faltar ração para cachorro. E não se esqueça dos brinquedos para os momentos de diversão.

E você? É o líder da matilha de cachorros da sua casa? Então, conta para gente como você fez para conquistar os seus animais de estimação. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário