Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Entenda o que são animais mamíferos

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
o que são animais mamíferos

Os animais mamíferos são aqueles que possuem coluna ou espinha vertebral. Outra característica presente nesses seres é a capacidade para produzir leite. Ficou curioso para saber mais sobre o que são animais mamíferos?

Então vem com a gente nesta matéria! Além de conhecer um pouco mais sobre os mamíferos, vamos te apresentar alguns cuidados comuns para se ter com seu pet.

Conhecendo os animais mamíferos

Com exceção do ornitorrinco e do equidna, dois mamíferos ovíparos, boa parte dos animais mamíferos são seres vivíparos. Ou seja, se desenvolvem e nascem a partir do útero materno.

Além disso, ao nascerem, os animais mamíferos têm como primeiro alimento o leite materno. Seres como a cadela, por exemplo, possuem glândulas mamárias que servem para alimentar seus filhotes. Essa é uma característica presente em todos os animais mamíferos do sexo feminino.

Com o passar do tempo, os filhotes deixam de ter o leite materno como única fonte de alimento. Seres como o coelho, que são herbívoros, se alimentam de vegetais. Já os tigres buscam sua fonte de proteína na carne.

Outro traço dos mamíferos é a presença de pelos. No entanto, em cada animal, a quantidade de pelos varia.

Alguns exemplos de animais mamíferos são as girafas, os gatos, macacos e ovelhas. Porém, não pense que os seres vivíparos habitam apenas a terra. 

Animais marinhos como a baleia e o golfinho também são considerados mamíferos.

Cuidados com os pets mamíferos

o que são animais mamíferos

Como todo tutor de pet quer ver o seu amigo feliz e saudável, alguns cuidados são necessários. Já que esses animais são criados em ambientes domésticos, a responsabilidade do bem-estar dos pets ficam nas mãos dos seus tutores.

Vamos conhecer alguns desses cuidados com o seu amigo.

Gestação de animais

Os animais domésticos que se encontram em período de gestação precisam de muita atenção. As cadelas, por exemplo, que possuem um período de gravidez de quase 2 meses, precisam de um bom lugar para descansar.

Por isso, separe uma caminha confortável para seu animal gestante. Também é importante que ela fique em um local seguro e silencioso para não se assustar durante o parto dos filhotes.

E acima de tudo, dê todo o suporte necessário ao seu pet e cuide bem dos filhotes que irão nascer. O apoio de um médico-veterinário pode te ajudar nesse processo.

Alimentação do seu pet

Quando o filhote acaba de nascer, o tutor não precisa se preocupar com sua alimentação. 

Somente o leite materno é necessário para que os filhotes do seu pet cresçam fortes e saudáveis. No entanto, após o período de desmame, o tutor pode oferecer outros alimentos.

Por isso é importante conhecer os hábitos e a melhor dieta para cada animal. No caso dos cachorros, uma boa opção são as rações para filhotes. Como são desenvolvidas especialmente para os filhotes, elas ajudarão seu pet a crescer forte.

Pets herbívoros também podem ser alimentados com ração. Porém, caso queira variar um pouco na dieta do seu amigo, consulte um médico-veterinário antes de oferecer outros alimentos ao pet.

Dessa forma, o tutor pode evitar possíveis problemas no sistema digestivo do pet e outros problemas.

Viu como os animais mamíferos podem ser interessantes? Agora que você sabe que os mamíferos são seres que possuem pelos e que os do sexo feminino possuem glândulas mamárias, já é mais fácil identificá-los.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário