Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Papagaio pode comer tomate? Saiba mais!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

É comum que os tutores tenham dúvidas sobre a alimentação dos pets. Uma das questões mais recorrentes é se o papagaio pode comer tomate. Antes de mais nada, vamos deixar claro que os papagaios precisam de uma alimentação equilibrada para manter a saúde em dia. 

Para que isso ocorra, é fundamental saber o que eles comem, assim você garante uma dieta adequada, com todos os nutrientes que eles precisam diariamente. Isso evita que seu pet tenha qualquer déficit de vitaminas. Por isso, se você quer saber mais sobre a alimentação ideal para o seu papagaio, continue lendo este artigo!

papagaio pode comer tomate

Qual a alimentação ideal para os papagaios?

Quando as aves silvestres são domesticadas, é importante também adaptar a alimentação delas. Por isso, nestes casos, é importante que a dieta da ave seja feita em grande parte com uma ração extrusada. Esse tipo de alimento é capaz de garantir que todas as necessidades nutricionais do papagaio sejam supridas, além de que ela pode garantir que seu pet seja uma ave extremamente saudável. 

Porém, além de oferecer a ração, o tutor pode – e deve- garantir que a ave tenha uma alimentação variada. Para isso, existem algumas opções de alimentos que ajudam a contribuir para que o papagaio tenha uma dieta equilibrada e saudável. Separamos uma lista com alguns dos alimentos que as aves podem comer, sem que se prejudiquem:

  • Frutas – Inserir frutas na dieta do seu pet ajuda a manter a saúde dos papagaios em dia.
  • Legumes – Algumas ótimas opções para as aves são batata, cenoura e abobrinha, cozidas sem tempero.
  • Sementes – As aves gostam muito de receber sementes como petisco, e elas podem ser oferecidas em momentos especiais.
  • Verduras – Espinafre, alface, brócolis e escarola também são queridinhas dos papagaios.
papagaio pode comer tomate

Mas afinal, papagaio pode comer tomate?

É importante citar que o sistema digestivo das aves, principalmente dos papagaios, não aceita os mesmos alimentos que nós, humanos. Existem alguns que podem até ser tóxicos para o animal, por isso é importante sempre conversar com o seu médico veterinário sempre antes de oferecer algum alimento novo para seu pet.

O tomate é um dos alimentos que os papagaios não devem comer, pois pode fazer mal à saúde do animal. Chocolate e outros tipos de doces também podem ser prejudiciais para a saúde das aves. Mas como dito anteriormente, é de suma importância que a dieta do seu pet seja acompanhada por um veterinário de confiança. 

Uma boa alimentação é fundamental pois além de garantir que a saúde da ave esteja em dia, também se reflete na beleza das penas, na vitalidade e no humor da ave. Também é importante ter em mente que, para que o animal tenha qualidade de vida, é importante também garantir que a rotina dele seja saudável e ativa.

Temos diversos outros conteúdos para você que tem um papagaio de estimação mas ainda tem algumas dúvidas sobre como tratar o animal. Por isso, se deseja saber mais sobre a rotina, alimentação e outras curiosidades sobre os papagaios, confira outros textos aqui do nosso blog: 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário