Passagem de avião para cachorro: quanto custa e como comprar

1 de abril de 2021

Cachorros
Passagem de avião para cachorro: quanto custa e como comprar

Você sonha em viajar de avião com o seu cachorro, mas não sabe nem por onde começar? Quanto custa a passagem de avião, como reservar, quais são os preparativos… Nós podemos te ajudar! Nesse artigo, vamos falar sobre o que você precisa levar em conta quando for planejar uma viagem de avião com o seu pet.

Vem com a gente descobrir mais sobre o assunto e prepare as malas!

Primeira parada: verificar a política da companhia aérea para compra da passagem de avião para cachorro

Para as viagens em território nacional, as companhias aéreas costumam permitir a venda de passagem de avião e o embarque de animais desde que sejam atendidos alguns requisitos. Vamos conferir:

  • Idade mínima: para algumas companhias são 2 meses, para outras são 4 meses.
  • O peso máximo do cãozinho, já considerando que esteja dentro da caixa de transporte, varia de 5 kg a 10 kg, de acordo com as regras de cada empresa.
  • Vacinação: a vacina antirrábica precisa ter sido aplicada há mais de 30 dias e menos de um ano da data em que seu pet vai viajar com você. Atenção: além do comprovante de vacinação, é preciso constar a indicação do nome do laboratório produtor e do tipo de vacina, além do número da ampola utilizada na imunização do cachorro.
  • É imprescindível apresentar um atestado de saúde emitido pelo médico veterinário, indicando que seu amigo peludo está em bom estado de saúde e pode realizar a viagem sem problemas. Esse atestado precisa ser emitido próximo à data do embarque, pois as companhias aéreas exigem que a data seja de, no máximo, dez dias antes da data do voo. Fique ligado: se a viagem tiver duração maior do que dez dias, você vai precisar providenciar um atestado para apresentar no retorno também.

No caso das companhias aéreas estrangeiras, as  normas e regras variam bastante, principalmente de acordo com o seu país de destino. Por isso, para ter segurança de que está atendendo a todos os requisitos e evitar sustos no dia da viagem, entre em contato com a companhia escolhida e verifique tudo o que é preciso fazer para levar seu pet com você, em segurança e sem aborrecimentos.

Faça as reservas da passagem de avião para cachorro com antecedência

Faça as reservas da passagem de avião para cachorro com antecedência

Depois de escolher o destino, a companhia aérea, e estar por dentro de tudo o que você vai precisar apresentar no momento do embarque do seu pet, está na hora de fazer a compra da passagem de avião. É muito importante que você já esteja com o seu bilhete comprado, pois a companhia aérea fará a associação do seu cachorro aos seus dados.

Para isso, você deverá entrar em contato com a central de atendimento da companhia aérea, informar os seus dados, os dados do voo e dizer que quer fazer uma reserva para que o seu cão viaje na cabine com você. Aproveite esse momento para confirmar as orientações para o dia do embarque e tirar quaisquer outras dúvidas.

Não deixe de fazer esse procedimento com antecedência. Há um limite de pets que podem ser transportados em cada voo então, se deixar para a última hora, pode ser que você não encontre mais disponibilidade.

O que é preciso para comprar a passagem de avião para cachorro e levar seu pet com você na cabine

O que é preciso para comprar a passagem de avião para cachorro e levar seu pet com você na cabine

A reserva para que o cão viaje na cabine, que é como se fosse a passagem de avião do seu cachorro, pode ter custo que varia de R$ 200 a R$ 1000, por trecho, de acordo com a companhia aérea e o destino. A solicitação e o pagamento podem ser feitos diretamente no site ou pelo atendimento ao cliente, via telefone da companhia.

Além da reserva, você vai precisar de uma caixa de transporte que seja adequada ao tamanho do pet e permitida pelas regras da companhia, por isso vale a pena consultar o site dessas empresas ou entrar em contato para mais detalhes.

De maneira geral, a caixa de transporte pode ser rígida ou flexível, mas as flexíveis são mais adequadas para esse tipo de viagem. É fundamental que a caixa seja bem arejada, que o cachorro consiga ficar em pé dentro dela sem precisar manter o pescoço abaixado e que possa dar um giro completo sem restrição de movimentos.

Para levar seu pet com você na cabine, é preciso garantir que a caixa de transporte se ajuste perfeitamente ao espaço embaixo do banco à frente do seu. Se o pet for viajar no porão do avião, serão necessários outros cuidados, mais detalhados, que serão orientados por cada companhia. Nossa dica é: não espere os últimos momentos para consultar as normas, pois assim você evita que seus planos sejam frustrados. Além disso, converse com o médico veterinário para ver o que é possível fazer para deixar essa experiência o mais tranquila possível para o cachorro.

Hora de levantar voo

No dia da viagem, confira se a passagem de avião está na bolsa antes de sair de casa. Chegue ao aeroporto com antecedência para verificar com o atendimento da companhia aérea se está tudo certo para o embarque de vocês. Correrias e estresse podem deixar seu pet ansioso, e temos certeza de que isso é tudo que você deseja evitar.

Não deixe de levar algumas coisinhas para tornar a viagem mais agradável para ele: um paninho ou cobertor que deixe a caixa de transporte mais fofinha e confortável, um brinquedo ou bichinho de pelúcia favorito, e até um petisco, para distrair seu amigo peludo nos momentos de decolagem, pouso ou quando ele estiver mais inquieto.

Se o seu cachorro é do tipo que enjoa em viagens de carro, vale a pena conversar com o médico veterinário para buscar orientação sobre como proceder durante o voo. Pode ser que ele sugira algum medicamento leve para combater o mal estar, por exemplo. Atenção: somente ofereça medicamentos para o seu cachorro se forem receitados pelo veterinário. Afinal, fazer uma viagem na companhia do seu melhor amigo é para ser incrível, com muitos momentos de diversão, relaxamento e companheirismo entre vocês. Apertem os cintos e boa viagem!

Continue a leitura com esses artigos selecionados em nosso blog: