Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça tudo sobre o coleirinho, uma ave muito competitiva

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coleirinho

O coleirinho, também conhecido como coleiro, é uma ave passeriforme. Essa ave mede cerca de 12 centímetros e pesa aproximadamente 10,5 gramas. Uma das principais características desses pássaros é que eles têm dismorfia sexual. 

O macho tem um inconfundível colar branco e preto, e ao lado da garganta negra o pássaro possui um “bigode” branco bem definido na área sob o bico amarelado ou levemente cinza-esverdeado. Também é importante citar que alguns machos podem ter o peito branco ou amarelo. 

Já a fêmea dessa espécie é toda parda, mas a pelagem das costas é mais escura. É importante citar ainda que os machos jovens, assim que saem do ninho, têm a plumagem idêntica à da fêmea. Ah, e as fêmeas não são canoras! Quer saber mais sobre essas aves? Confira todas as informações neste artigo!

Como funciona a reprodução do coleirinho?

O coleiro constrói seu ninho com materiais vegetais, no formato de tigela sobre os arbustos. No período reprodutivo, que acontece de outubro a fevereiro, o casal dessa espécie se afasta do grupo e estabelece seu território. 

No início, o ninho é construído pelo macho, mas o restante da tarefa da construção do ninho e da criação dos filhotes fica sob a responsabilidade da fêmea. Já o macho fica encarregado de cantar para conseguir espantar quaisquer outros pássaros. 

Geralmente, a fêmea bota dois ovos, e a incubação demora, em média, 14 dias. O coleirinho é uma ave que pode ter até quatro ninhadas. Com 13 dias de vida, os filhotes já deixam o ninho com seus pais, e aos 35 já ficam independentes. Além disso, é fundamental deixar claro que essas aves podem viver, em média, até aos 12 anos.

coleirinho

Conheça os hábitos alimentares do coleiro

É comum encontrar essas aves nos capinzais. Elas soltam diversos grãos pela região e usam seus bicos fortes para quebrar as sementes. Inclusive, um dos nomes pelo qual elas podem ser chamadas é papa-arroz, devido ao hábito que o coleirinho tem de também usar plantações de arroz para buscar alimento

Mas, além do arroz, essa ave se adaptou muito bem às gramíneas trazidas da África, e costuma frequentar comedouros com sementes e quirera de milho.

Quais são os outros hábitos do coleirinho?

Fora do período reprodutivo, o coleirinho tem um comportamento gregário, ou seja, vive em grupos, que podem ser de 6 a 20 pássaros. Também é importante citar que, às vezes, eles formam grupos mistos com outras espécies de aves.

O peso e o tamanho desses animais é o que permite que essa ave consiga alcançar as sementes de gramíneas que ficam na haste das plantas. As populações mais meridionais dessas aves são as migratórias, que se deslocam para latitudes mais baixas durante os meses de mais frio.

Outra característica que vale ressaltar é que o coleirinho também pode ser conhecido com outros nomes. Alguns deles são: coleiro-zel-zel, papa-capim, papa-capim-de-coleira, papa-arroz, gola de cruz ou coleiro-tuí-tuí, papa-mineiro e gola.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Maurício Mauro Sabino da Silva disse:

    Como saber se meu pássaro e macho ou fêmea

    E qual fruta posso da pra ele comer

  2. André Luiz Dias da Silva disse:

    Gostei muito das informações sobre o coleirinho obrigado

  3. Matheus disse:

    E muito bom cria e uma ave dessa

Deixe o seu comentário