Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça tudo sobre o tuim!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

tuim

O tuim é um pequeno papagaio muito colorido que pode ser encontrado em matas ciliares e na floresta da Colômbia, no sul do Brasil e norte da Argentina. Em geral, essas aves são verdes, com alguns tons amarelo-esverdeados nas partes inferiores.

Os tuins são aves pequenas, fáceis de cuidar, além disso, são pássaros muito fofos e engraçados. Eles também são considerados o menor psitacídeo do Brasil – e isso porque nós somos o país mais rico do mundo quando o assunto é essa família de aves. Já os maiores representantes dos psitacídeos são as araras.

Quais são as características do tuim

Uma das principais características do tuim é que o macho tem uma grande área azul na asa e no baixo dorso. Já a fêmea é quase completamente verde, mas possui uma área amarelada na cabeça e nos flancos.

O tuim é um pássaro que vive à beira da mata e tem o costume de ocupar os ninhos vazios do joão-de-barro. Além disso, o tuim pode ocupar os troncos ocos de cupinzeiros.

É importante ainda citar que os filhotes do tuim abandonam o ninho após cinco semanas, mas só se separam dos pais quando eles começam a acasalar novamente. Até esse momento, eles são vistos sempre voando juntos.

Os tuins são aves que vivem em bandos e, sempre que pousam, se agrupam em casais. Mas além de bonito e manso, o tuim é uma ave que pode ser criada em pequenos ambientes. 

tuim

Conheça outros hábitos dessa espécie

Os tuins são pássaros dóceis, limpos e extremamente coloridos. É comum que o casal dessa espécie demonstre carinho extremo. Isso porque eles têm o hábito de ficar roçando, um, as penas do outro.

Além disso, é muito comum que essa ave emita um som agradável, com um chiado semelhante a “tuim, tuim”. Mas o que esses pássaros costumam fazer e gostam muito, como uma forma de diversão, é tomar banho de chuva. 

O tuim costuma demonstrar alegria, cantando e arrepiando as penas. Mas é importante que o tutor saiba que os banhos de chuva, ou com esguicho, não devem demorar muito. Isso porque os passarinhos correm o risco de contraírem pneumonia ou resfriado.

Saiba como esses pássaros se comportam

Na natureza, o tuim gosta de viver em bandos que variam de quatro a vinte passarinhos. Além disso, esses animais costumam procurar alimento tanto nas copas das árvores mais altas, como em alguns arbustos frutíferos. 

Mas eles preferem se alimentar com as sementes do que da polpa das frutas. As principais árvores frutíferas pelas quais eles optam são as mangueiras, jabuticabeiras, goiabeiras, laranjeiras e mamoeiros. Os cocos também fazem parte da dieta desse animal.

O tuim mede em média 12 centímetros, e o peso dessa ave costuma ser de apenas 26 g. Esse é um pássaro que vive, em média, 12 anos. A época de acasalamento e reprodução dessa espécie acontece nos meses de clima quente. E a fêmea choca de três a seis ovos; já a eclosão acontece em aproximadamente de 20 dias. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário