Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pata de gato: saiba como cuidar!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pata de gato

Para que o gato se sinta confortável, é de suma importância que suas patas estejam saudáveis e bem cuidadas, pois é através delas que o felino consegue andar, pular e se locomover de um modo geral. Neste texto, você saberá detalhes de como cuidar da pata de gato. Continue lendo!

Como limpar a pata de gato?

A limpeza da pata dos gatinhos é bem diferente dos caninos, uma vez que não há necessidade de fazer passeios fora de casa. Mesmo assim, a pata de gato acumula sujeira e deve ser limpa com frequência.

É muito simples realizar a tarefa: basta molhar as patas em água morna para eliminar a primeira camada aglomerada de sujeira. Na sequência, faça uso de um pano úmido para dar continuidade ao processo, passando o tecido por toda a região, até mesmo nos espaços entre os dedos do animal.

Fique atento a qualquer alteração

Faça proveito dos momentos em que o gato está relaxado para observar o estado de suas patinhas. Áreas vermelhas, feridas ou presença de pus podem ser sinais de alergias e infecções. Dessa forma, não deixe de procurar um veterinário no mesmo instante.

pata de gato

Como cortar a unha do gato?

Outro ponto super importante na pata de gato para que o conforto do felino seja prezado são as unhas, que devem estar sempre cortadas – até mesmo para que ele não arranhe e machuque sua família humana.

Se você não se sentir apto a cortá-las em casa, não hesite em procurar um especialista, assim, qualquer possível lesão por acidente é descartada.

Nesse momento do processo, você deve reparar que a derme (ou sabugo, por onde passam as terminações nervosas) está bem próxima da superfície da unha. É aí que mora o perigo! Apenas a camada de queratina que cobre a unha do gato deve ser retirada. Invista em acessórios específicos para o cuidado, como tesourinhas e cortadores próprios.

Cuide dos coxins na pata de gato

Coxins nada mais são do que as “almofadinhas” presentes na sola da pata. Essa parte do corpo felino abriga uma série de funcionalidades e traz muitos benefícios para a vida do gato.

Afinal, são eles que amortecem o impacto, protegem as estruturas das patas, criam atrito e evitam que o gato deslize entre um pulo e outro. Levando isso em consideração, fique sempre de olho em toda e qualquer alteração de cor ou textura na região.

Quais são os problemas mais comuns numa pata de gato?

Por mais que seu gato passe a maior parte do tempo dentro de casa, existe sempre alguma possibilidade de impasses. Os problemas mais comuns na pata de gato são alergias, que podem ser resultantes de plantas, insetos ou produtos de limpeza. Dessa forma, evite deixar utensílios afiados ou pontiagudos que possam lesionar a pata do seu bichinho.

A alimentação também é de suma importância para que ele não sofra nenhuma reação. Alimente seu felino com rações de qualidade e próprias para a espécie.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário