Descubra quantas vezes o gato deve comer por dia

Compartilhar:


quantas vezes o gato deve comer por dia

Se atentar a quantas vezes o gato deve comer por dia é uma das tarefas mais importantes para os tutores desses pets. No entanto, a tarefa também pode ser bem complicada, uma vez que eles são animais exigentes. 

Aliás, é por isso que os gatos não costumam comer tudo o que veem pela frente. Desse modo, é importante que o tutor saiba corretamente quantas vezes ao dia o gato deve comer e qual é a quantidade ideal de alimentação para o felino. 

Para ajudar os tutores de gato a saberem a quantidade de alimentação do felino e quantas vezes por dia um gato pode comer, vamos te dar algumas dicas. Confira!

Qual quantidade de alimento que um gato deve ingerir?

Na hora de oferecer a ração para o gatinho, também é importante se atentar à quantidade, que pode variar de acordo com quantas vezes ao dia o gato come. 

Além disso, existem outros indicadores, como a faixa etária do felino, que também pode influenciar na quantidade. Isso acontece porque, durante a fase de crescimento, os gatos precisam de cuidados nutricionais diferentes de quando já são adultos. 

Um gato filhote costuma pesar até 3,7 kg. Com isso, o ideal é que ele coma até no máximo 40 gramas de ração por dia. Já um gato adulto que pesa até 6 kg deve consumir 80 gramas de ração. 

Outra coisa que costuma influenciar a quantidade da alimentação do gato é a qualidade da ração. As rações super premium são mais nutritivas do que as standard, e por isso podem ser oferecidas em quantidades menores. 

De modo geral, as embalagens trazem informações nutricionais e instruções para se basear de acordo com o peso do felino. Além disso, sempre é possível contar com a ajuda de um veterinário.

Quantas vezes o gato deve comer por dia de acordo com sua faixa etária?

Existem muitas dúvidas sobre alimentar gatos e quantas vezes ao dia eles devem comer. No entanto, eles são animais diferentes dos cachorros, e por isso costumam ser exigentes e gostam de comida fresca. 

Ou seja, aquela quantia de ração que foi colocada ao felino pela manhã não serve para a janta, afinal, ela já ficou parada no pote por um certo tempo. Por essa razão, saber a quantidade ideal é fundamental para oferecer uma ração fresquinha e ainda economizar!

Uma das formas de fazer isso é oferecendo o alimento de acordo com a idade do gato.

Gato filhote

Até os 12 meses o gato é considerado filhote, sendo assim, ele não necessita de tanta comida, mas precisa, sim, de diversas refeições ao dia. O ideal é que o gato seja alimentado entre quatro e cinco vezes ao dia. 

Conforme o pet vai crescendo, ele passa a se alimentar bem menos, portanto é importante estar atento e ir diminuindo a comida aos poucos. 

Gato adulto ou idoso

Durante a vida adulta ou quando o felino já tem uma certa idade, ele deve comer duas vezes ao dia – uma de manhã e uma à noite. Além disso, ele pode comer petiscos ao longo do dia, mas de forma moderada. 

O gato castrado se alimenta menos?

gato se alimentando

Muita gente se questiona se um gato castrado se alimenta menos do que um não castrado, e na realidade, ele se alimenta até mais. Um gato castrado deve se alimentar cerca de duas ou três vezes ao dia. 

Nesse caso, a alimentação deve ser mais equilibrada, evitando excessos. Uma das formas de fazer isso é diminuindo a quantidade de ração a cada vez que o felino necessita comer

Sendo assim, caso ele deva comer 80 gramas por dia, o tutor pode dividir esse valor em três partes, oferecendo ao felino 26 gramas em média por hora de alimentação.

Outra dica importante é estabelecer um horário para que o gato coma. Isso facilita para que o tutor fique de olho no pet ao mesmo tempo em que ajuda o gato a não se sentir estressado por falta de alimentação.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Roziane disse:

    Tenho 2 gatos adultos e as vz fico perdida com a questão da quantidade de ração e quantas vz…por muitas vz minha gata comeu muito e depois vômitou..

Deixe o seu comentário