Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Descubra quantas vezes o gato deve comer por dia

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quantas vezes o gato deve comer por dia

Se atentar a quantas vezes o gato deve comer por dia é uma das tarefas mais importantes para os tutores desses pets. No entanto, a tarefa também pode ser bem complicada, uma vez que eles são animais exigentes. 

Aliás, é por isso que os gatos não costumam comer tudo o que veem pela frente. Desse modo, é importante que o tutor saiba corretamente quantas vezes ao dia o gato deve comer e qual é a quantidade ideal de alimentação para o felino. 

Para ajudar os tutores de gato a saberem a quantidade de alimentação do felino e quantas vezes por dia um gato pode comer, vamos te dar algumas dicas. Confira!

Qual quantidade de alimento que um gato deve ingerir?

Na hora de oferecer a ração para o gatinho, também é importante se atentar à quantidade, que pode variar de acordo com quantas vezes ao dia o gato come. 

Além disso, existem outros indicadores, como a faixa etária do felino, que também pode influenciar na quantidade. Isso acontece porque, durante a fase de crescimento, os gatos precisam de cuidados nutricionais diferentes de quando já são adultos. 

Um gato filhote costuma pesar até 3,7 kg. Com isso, o ideal é que ele coma até no máximo 40 gramas de ração por dia. Já um gato adulto que pesa até 6 kg deve consumir 80 gramas de ração. 

Outra coisa que costuma influenciar a quantidade da alimentação do gato é a qualidade da ração. As rações super premium são mais nutritivas do que as standard, e por isso podem ser oferecidas em quantidades menores. 

De modo geral, as embalagens trazem informações nutricionais e instruções para se basear de acordo com o peso do felino. Além disso, sempre é possível contar com a ajuda de um veterinário.

Quantas vezes o gato deve comer por dia de acordo com sua faixa etária?

Existem muitas dúvidas sobre alimentar gatos e quantas vezes ao dia eles devem comer. No entanto, eles são animais diferentes dos cachorros, e por isso costumam ser exigentes e gostam de comida fresca. 

Ou seja, aquela quantia de ração que foi colocada ao felino pela manhã não serve para a janta, afinal, ela já ficou parada no pote por um certo tempo. Por essa razão, saber a quantidade ideal é fundamental para oferecer uma ração fresquinha e ainda economizar!

Uma das formas de fazer isso é oferecendo o alimento de acordo com a idade do gato.

Gato filhote

Até os 12 meses o gato é considerado filhote, sendo assim, ele não necessita de tanta comida, mas precisa, sim, de diversas refeições ao dia. O ideal é que o gato seja alimentado entre quatro e cinco vezes ao dia. 

Conforme o pet vai crescendo, ele passa a se alimentar bem menos, portanto é importante estar atento e ir diminuindo a comida aos poucos. 

Gato adulto ou idoso

Durante a vida adulta ou quando o felino já tem uma certa idade, ele deve comer duas vezes ao dia – uma de manhã e uma à noite. Além disso, ele pode comer petiscos ao longo do dia, mas de forma moderada. 

O gato castrado se alimenta menos?

gato se alimentando

Muita gente se questiona se um gato castrado se alimenta menos do que um não castrado, e na realidade, ele se alimenta até mais. Um gato castrado deve se alimentar cerca de duas ou três vezes ao dia. 

Nesse caso, a alimentação deve ser mais equilibrada, evitando excessos. Uma das formas de fazer isso é diminuindo a quantidade de ração a cada vez que o felino necessita comer

Sendo assim, caso ele deva comer 80 gramas por dia, o tutor pode dividir esse valor em três partes, oferecendo ao felino 26 gramas em média por hora de alimentação.

Outra dica importante é estabelecer um horário para que o gato coma. Isso facilita para que o tutor fique de olho no pet ao mesmo tempo em que ajuda o gato a não se sentir estressado por falta de alimentação.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Roziane disse:

    Tenho 2 gatos adultos e as vz fico perdida com a questão da quantidade de ração e quantas vz…por muitas vz minha gata comeu muito e depois vômitou..

  2. paulo cruz disse:

    tenho uma gatinha com 7 meses e ja foi castrada devo alimentala com ração de filhote ou de castrada

  3. Maria Aparecida da Silva disse:

    Meu gato é pequeno tem três meses pesa trezentas gramas

  4. Carol disse:

    Oie. Tive uma experiencia parecida com a sua, minha gata tinha 8 meses quando foi castrada. Antes da cirurgia, eu dava racao para filhotes, já que o intuito dela é ser mais pastosa e pequena porque facilita dos filhotes comerem, pelos dentes serem pequenos e seu sistema digestorio tambem. Nesse caso, depois da cirurgia, eu comprei ração de castrados, mas eu triturava para ficar pequenos os pedaços. Seria legal também dar uma misturada com sachê, pra hidratar o gato, já que eles nao costumam beber muita agua. Talvez isso ajude seu filhote a comer bem.

Deixe o seu comentário