Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quantos dias a cadela sangra no cio?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Quantos dias a cadela sangra no cio: entenda!

É muito comum que os tutores de cachorrinhas não castradas já tenham percebido algumas gotas de sangue pela casa, pelo menos uma vez a cada seis meses. O cio pode ser um período muito conturbado, tanto emocionalmente quanto fisicamente para a sua amiguinha. Por isso, a pergunta “quantos dias a cadela sangra no cio?” é bastante recorrente.

Durante essa fase, que ocorre duas vezes por ano, é preciso tomar algumas precauções com a cadela, principalmente se você tiver cachorros machos em casa. Mas não se preocupe, pois aqui iremos explicar tudo o que precisa saber sobre o cio das cadelas. 

Afinal, quantos dias a cadela sangra no cio?

Antes de responder a essa pergunta, é importante esclarecer o que é o cio. Vamos lá?

As fêmeas passam pelo primeiro cio assim que atingem a maturidade sexual e, assim, desenvolvem a capacidade para se reproduzir. Normalmente, isso ocorre aos seis meses de vida, aproximadamente. E, geralmente, a cadela sangra no cio de cinco a dez dias.

As alterações físicas mais claras e que destacam esse período estão relacionadas ao aumento e vermelhidão da vulva, além das gotinhas de sangue que podem respingar por onde a cadela passar. Inclusive, por conta do incômodo que esses sintomas causam, é provável que a cadelinha passe bastante tempo lambendo a sua vulva – o que não é nada ideal.

Além disso, ela vai passar por um turbilhão de sintomas emocionais. Isso porque o cio traz à cadela uma grande confusão hormonal, em que pode se sentir mais carente e dependente dos tutores, ou mesmo mais agressiva, tanto com os seres humanos quanto com os cachorros que se aproximarem dela.

Sendo que o cio tem a procriação como finalidade, a fêmea começa a exalar um cheiro extremamente irresistível para os machos, que, de imediato, passam a persegui-la para tentar acasalar.

A castração pode ajudar nessa situação?

Quantos dias a cadela sangra no cio: entenda!

Como já vimos, o cio é um período muito desconfortável para a cadela. Ele impacta diretamente no comportamento dela, trazendo, também, sintomas físicos bastante incômodos. Então, você, como tutor, quer saber como ajudar a sua pet nesses momentos tão difíceis? A resposta é simples: castração!

Essa cirurgia tem como finalidade evitar a reprodução incontrolada ou indesejada. Ademais, é extremamente eficaz na prevenção de diversas doenças relacionadas aos hormônios sexuais, tais como o câncer de mama, útero, ovário, entre outros. 

Então, resumindo, se você não tem a intenção de deixar a sua cadela ter filhotes, é de suma importância que ela seja castrada. Esse procedimento, além de evitar a gravidez, protege a fêmea da mastite, dos cânceres e evita a piometra, uma infecção bacteriana que ocorre no útero e deve ser tratada com muita urgência.

Para saber a melhor idade de castrar a sua cadela, é de extrema importância consultar um veterinário. Infelizmente, não existe um período correto para a realização do procedimento, porque essa resposta varia em cada cadela. Mas, de um modo bem generalizado, os profissionais costumam recomendar que a castração seja feita entre o primeiro e o segundo cio.

Caso você tenha interesse em produtos e acessórios para cachorros, a loja da Cobasi conta com opções incríveis!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

17 Comentários

  1. Maria Campelo disse:

    Minha cachorrinha já está com mais de 30 dias menstruada por que será?
    Por favor me deem uma resposta sensata

    • Cobasi disse:

      Oi, Maria. Como vai? Geralmente o sangramento é de cinco a dez dias. Se passar deste período indicamos uma visita ao médico-veterinário.

      • Renata Seabra disse:

        Bom dia minha cachorra ficou por volta de uns 7 dias com sangramento porém ainda está no cio não para de lamber e está inchada é normal ? Já faz por volta de 30 dias.

        • Cobasi disse:

          Olá, Renata! Como vai?

          Como já são mais de 30 dias e a cadela está com uma lambedura excessiva, o recomendado que é você leve o animal ao médico-veterinário, pois somente o profissional poderá avaliá-lo adequadamente.

    • Katia Ilek disse:

      Boa noite
      Por favor me esclareça uma dúvida, minha cachorrinha entrou no cio dia 27/03 ficou sangrando e depois parou, agora dia 13/04 voltou a sangrar principalmente quando faz xixix. É normal?

  2. Maria Campelo disse:

    Minha cachorrinha já está com mais de 30 dias menstruada por que será?
    Por favor me deem uma resposta sensata ela tem 8 meses de idade e é o primeiro cio.

  3. Ana Claudia disse:

    Hoje dia 28 completa 19 dias que minha Luna teve o primeiro sangramento. Continua sangrando só que um tom rosado mais aguado e menos vezes. Ela tem se lambido muito e não dorme direito a noite. Devo me preocupar?

  4. Analize Aoyagi disse:

    O spitz alemão anão fica em média quanto tempo menstruada?? A minha começou no dia 12 de Janeiro, mas desceu o sangue só dia 13.Gostaria de saber em média dessa raça específica quantos dias?e a outra dúvida é se após parar o sangramento a fêmea já permite o cruzamento??? Por quanto tempo fica??? E a importância de colocar uma calcinha,uma fralda, para que se evite a gravidez indesejada?,,🥰😇😍🤩

  5. Deivid disse:

    Minha cachorra tá com as partes íntimas inchadas e com um escorrendo um líquido branco dela antes de entra no cio eu queria saber se só por estar no começo do cio ou pode ser por outra coisa ?

    • Cobasi disse:

      Olá, Deivid! Tudo bem?

      Esse sintoma pode ser desencadeado por uma série de motivos, recomendamos que leve a sua cachorra ao médico-veterinário para que ela seja avaliada adequadamente.

  6. Maria isolete disse:

    Minha cachorrinha teve o primeiro cio ,está com sangramento claro quantos dias dura o cio ,ela tá se lambendo muito e bastante carente

  7. Clarice disse:

    Olá minha cachorra está sangrando faz 22 dias começou dia 17/03 é o primeiro cio dela, tem 8 meses, é normal??

    • Cobasi disse:

      Olá, Clarice! tudo bem?
      Para garantir a saúde e bem-estar da sua cadelinha, leve-a para uma consulta com o médico-veterinário, pois geralmente, a cadela sangra no cio de cinco a dez dias.

Deixe o seu comentário